Mestrado Profissional

[quote=danieldestro]http://mestrado.ipt.br

O Mestrado Profissional não tem o mesmo foco do tradicional mestrado acadêmico. Tem um foco técnico voltado ao mercado profissional. Avalie antes de opinar.

Eu gostaria de ter feito lá no IPT, mas decidi não fazer por alguns motivos: Me custaria cerca de 30 mil reais e quase 3 anos. Achei que o MBA seria muito melhor pra minha carreira.

MBA é uma especialização, logo uma pós lato sensu. O contrário nem sempre é verdade. Especialização em Gerência de projetos não tem nada a ver com MBA.

E com MBA você pode dar aula em cursos superiores.

Abraços[/quote]

Eu estou pensando em fazer o mestrado no IPT. O preço é algo que realmente me faz pensar se vale a pena fazer um curso desse tipo. Além disso, eu estou me formando agora em Eng. de Computação e após 5 anos, não sei se eu quero encarar mais 3, sem pelo menos uma pausa.

Atualmente eu estou querendo optar por fazer uma especialização em Eng. de Software na Unicamp. E depois tentar fazer um mestrado acadêmico.

Com relação ao MBA, eu acredito que é importante ter alguma experiência na área de gerência, o que não é o meu caso.

Eu trabalho como desenvolvedor. Tenho SCJP e vou fazer prova para SCWCD esse ano.
Será que uma especialiazação em Eng. de Software poderia dar um upgrade na minha carreira?
Vale a pena fazer uma especialização em desenvolvimento, apesar de já possuir certificação?
Qual seria o caminho ideal para alguém que está se formando?

[]s

for smota:

Opa! não tenho nada contra o Mestrado, bom só estava tentando elucidar a dúvida do nosso caro colega, posso ter com a minha frase: “Mestrado é só para dar Aula”, generalizado um pouco, é claro que isso é uma compilação geral do que meus mestres me passaram, mas existe sim empresas que valorizam o Mestrado e tenho muitos amigos que estão terminando o mestrado e já estão dando aula na faculdade, o que é muito bom tbm! O esforço deles está sendo recompensado.
Bom no mais é isso!

[quote=louds]O mercado de educação brasileira é baseado no cinismo e na estupidez.

Cinismo de todos valorizarem o LIXO que ensinam.

Cinismo em dizer que aprenderam algo de real valor por já ter bancado o palhaço em pagar os tubos em um Mestrado Profissionalizante no qual teve aula de Power Point -básico tá, nada além de bullets e negrito.

Cinismo em contratar alguém tomando base o fato dela ter pago uma fortuna para atestar sua idiotice.

Estupidez do imbecil do estudante que prefere exigir um ensino mediocre a cobrar qualidade.

Moral da história, o ensino superior brasileiro não é um desastre por conta das universidades de má qualidade, é por conta de uma enorme população discente formada em sua maioria esmagadora por gente imbecil. Enquanto brasileiro continuar preferindo comer coco, vão continuar produzindo.

Ou seja, mande seu currículo para aquela vaga de gerente e ligue pro RH da empresa e diga que só um recrutador imbecil ia trocar uma pessoa que investiu 30mil em seu desenvolvimento pessoal por uma que comprou um certificado de otário pelo mesmo valor.

PS: Eu usei nesta mensagem os termos idiota, cretino, otário e brasileiro com mesmo significado, podemos trocar um pelos demais sem prejudicar a compreensão.

[/quote]

Eu não gosto de ‘quotar’ todo o texto… mas dessa vez eu assino embaixo, também.

Só um detalhe… é bom evitar o termo ‘todos’. É perigoso. Basta um contra-exemplo e teu texto perdeu toda a força. :?

Ouvi muitos bons comentários sobre o Tecnopuc e sua integração com empresas como Dell, HP, Stefanini. Porém, não sei se as oportunidades oferecidas se enquadram nesse “Mestrado Profissional” discutido aqui.

[quote=jdeveloper]

Definição de mestrado profissional(Fonte: CAPES)

[quote]
“Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
[/quote][/quote]

Posso estar enganado mesmo.

Link desse texto, please?

Alguém com mestrado profissional pode fazer doutorado? Fiquei na dúvida…

Alguém com mestrado profissional pode fazer doutorado? Fiquei na dúvida…

Conheço pessoas que sairam da graduação direto pro doutorado (no Brasil, em uma universidade federal). Aliás em alguns mestrados existe uma sugestão de se cursar 1 ano de mestrado e pular para o Doutorado, também.

Tudo depende, mas via de regra mestrado profissional não serve pra essas coisas, (ou talvez em uma prova de titulos isso dê alguma pontuação).

[quote=boaglio]

Link desse texto, please?

Alguém com mestrado profissional pode fazer doutorado? Fiquei na dúvida…[/quote]

O que a Capes diz a respeito:

http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Duvidas.htm#p3

[]s

Claro que serve. Pq não serviria?

Ok, se vc me mostrar uma pessoa que fez um mestrado profissional, e não um academico e, com este titulo, conseguiu entrar em um curso de Doutorado eu me convenço. :wink:

[quote=wood]

PS.: Para quem ainda não se tocou, eu faço mestrado profissionalizante.[/quote]

Seria interessante se você pudesse nos dizer como é o curso.
Porque até agora muita gente criticou e falou que não presta, mas ninguém fez.

Onde você estuda?
O que você está achando? É mesmo somente uma forma de arrecadar dinheiro? O ensino é de alto nível?
Vale a pena o dinheiro investido? E com relação ao seu emprego, você acha que pode te abrir mais oportunidades?

[]s

[quote=boaglio]Mas a grosso modo a diferença do mestrado profissional e acadêmico é essa:
:arrow: acadêmico - voltado para a pesquisa - depois de concluído recebe o título de mestre
:arrow: profissional - voltado para o mercado - depois de concluído não recebe o título de mestre[/quote]
Por que quem faz o mestrado profissional não recebe o título de mestre? Onde você viu isso?

Também não concordo com o que vc disse a respeito das diferenças.
O mais correto seria:
O mestrado acadêmico é voltado diretamente para a área de pesquisa. Essa pesquisa pode ser utilizada no mercado ou não.
O mestrado profissionalizante é voltado também para a área de pesquisa, sendo que suas pesquisas, na grande maioria, são direcionadas para problemas reais do dia-dia das empresas.

Claro que serve. Pq não serviria?

É cada um que já vi neste tópico.
Pessoa que faz mestrado que não pode ser chamado de mestre.
Pessoa que faz mestrado que não pode fazer doutorado.
Mestrado profissionalizante que só serve para ganhar dinheiro. Mestrando que só pensa em comprar o mestrado.

[quote=peczenyj]> Claro que serve. Pq não serviria?

Ok, se vc me mostrar uma pessoa que fez um mestrado profissional, e não um academico e, com este titulo, conseguiu entrar em um curso de Doutorado eu me convenço. ;-)[/quote]
Fácil! :smiley:
Por sorte, tenho um amigo que está indo para a Bélgica este mês fazer o doutorado, e fez o mestrado acadêmico.
Ele vai para a Universite Libre de Bruxelles, estudar com a Martine Labbé.

Como eu disse, muitos de vocês tem idéias que não são verdades.

PS.: Para quem ainda não se tocou, eu faço mestrado profissionalizante.

[quote=jdeveloper]Onde você estuda?
O que você está achando? É mesmo somente uma forma de arrecadar dinheiro? O ensino é de alto nível?
Vale a pena o dinheiro investido? E com relação ao seu emprego, você acha que pode te abrir mais oportunidades?[/quote]
Olá,

Bem, eu estudo na UECE (Universidade Estatudal do Ceará) e o mestrado profissionalizante é em conjunto com o CEFET-CE.
Eu entrei a pouco tempo, mas o que pude notar é que o público é diferente. No acadêmico, são, geralmente, jovens que estudam de manhã e passam o resto do dia lendo artigos e se matando para escrever um artigo por mês. Geralmente recebem bolsas de estudo para que sua dedicam seja exclusiva.

No mestrado profissionalizante, os estudantes já trabalham há um tempo, já possuem experiências no emprego e não possuem muito tempo livre para o estudo. Isso não quer dizer que no mestrado profissionalizante não tenham alunos exclusivos. Eles podem receber bolsas e ficar só estudando se quiserem e conseguirem.

Cara, o ensino é no mesmo nível do acadêmico, sendo que as cobranças são menores. Até pq, grande parte dos professores que tenho, são também professores do mestrado acadêmico (na verdade vão ser pq o acadêmico abriu este semestre).

Não vejo como forma somente como forma de arrecadar dinheiro. Como as turmas são pequenas, dependendo do INTERESSE e da CAPACIDADE do aluno dá para ir muito longe com o professor. Os professores participam de muitos congressos e sempre retornam com muitas idéias e novidades. Para a minha área de interesse (Sistema de Apoio a Decisão/PO) estou muito satisfeito com o ensino.

Meu emprego? Han… bem, estou sendo convocado por uma empresa pública (fiz o concurso) e não sei como será lá. Na verdade, não vejo o mestrado e nem o doutorado como formas de aumentar o meu salário no final do mês. Eu os faço e vou fazer pq eu gosto de estar em contato com a pesquisa. Mas uma coisa é certa, diminuir o salário é que não vai! :smiley: