Meu programa Python depende de alguns módulos que não são instalados junto com o Python. E agora?

Olá. Eu sou um iniciante no Python, e agora me surgiu uma dúvida bem peculiar. Meu programa Python depende de alguns módulos que não são instalados junto com o Python. Cada usuário que for usa-lo vai ter que baixar cada módulo individualmente ou é possível manda-los junto com o .py?

1 curtida

Nao é tao peculiar sua dúvida, é muito comum na verdade.

Também tenho pouca experiência em python e essa parte sempre me confundiu também.

Já vi empresas onde há um processo para transformar sua app num pacote debian, por exemplo e você instala pelo gerenciador de pacote do linux, como qualquer outra app.

Tem esse artigo (em ingles) que sugere um modelo de distribuiçao de forma simples: https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-package-and-distribute-python-applications

2 curtidas

Olá. Muito obrigado por responder. Eu entendi o modelo do link, inclusive vi em outros programas isso. Mas aí me surge outra dúvida. Não existe Maven no Python?

1 curtida

O “Maven” do python é justamente o pip como te falei em outros tópicos… a diferença entre ele e o maven, é que no maven vale por projeto, já o pip vale pro ambiente todo, ou seja, módulos globais…

Uma alternativa é usar o virtualenv + pip

Assim você consegue criar ambientes para teste/desenvolvimento sem afetar os módulos globais…

1 curtida

Ele instala os módulos somente na pasta do projeto Python?

1 curtida

Não jovem… reforçando…

“a diferença entre ele e o maven, é que no maven vale por projeto, já o pip vale pro ambiente todo, ou seja, módulos globais…”

O comportamento que você consegue parecido seria reforçando novamente…

"Uma alternativa é usar o virtualenv + pip

Assim você consegue criar ambientes para teste/desenvolvimento sem afetar os módulos globais…"

2 curtidas

Tipo temporários?

1 curtida