Modelagem de dados em NoSQL - MongoDB

Olá a todos.
Eu estou avançando na formatação das ideias para meu TCC e, após decidir utilizar arquitetura baseada em microserviços, também optarei por utilizar NoSQL com MongoDB.
Ocorre que eu nunca projetei nada para este banco de dados e estou meio perdido em como realizar a modelagem dos documentos que serão armazenados pelo mesmo.
Vamos contextualizar, eu sou desenvolvedor java há 7 anos, trabalhei sempre com bases de dados relacionais, seja com queries nativas ou utilizando ORM (Hibernate e eclipselink, especificamente).
Devido a isso, devo admitir que tenho vícios de programador, como o de sempre pensar olhando para um conjunto de tabelas, relacionadas por suas PKs e FKs, constraints e afins.
Ocorre que, até onde sei e consegui pesquisar, o mundo OO dispensa tais elementos, é possível ter documentos gigantescos, compostos por N objetos que representam toda uma estrutura de dados.
Um exemplo bem claro:
Uma empresa de telefonia possui produtos nas categorias telefonia fixa, telefonia movel, planos de internet e planos de tv paga. Cada cliente pode comprar produtos de cada uma das categorias isoladamente ou agrupadas em qualquer conjunto, inclusive combos contendo todas as categorias. Cada cliente pode possuir diversos contratos distintos, cada qual com seu(s) produto(s) específicos.
Neste caso, eu teria várias tabelas (e suas PKs e FKs) para armazenar cada produto, categoria, cliente, cliente_produto, etc.
Agora, eu não consigo pensar em como seria o melhor modelo para transformar isso em documentos do MongoDB, de maneira que eu evite a duplicidade de dados. Seria ideal replicar o modelo relacional, ter um documento para cada classe ou o mais sensato é colocar um objeto gigantesco que representa o cliente e ir preenchendo-o com vários outros objetos que representem os contratos que o mesmo eventualmente possua.