Não passar no teste de lógica me faz um mal programador?

Acabei de receber um resultado do processo da ibm e não passei no primeio teste que era de lógica, nada de lógica computacional mas sim aquelas tipo de prova de concurso… Putz, queria muito entrar na ibm, e agora? Será que devo pensar em fazer outra coisa? Estou chateado =/

Não passar em um teste de lógica não diz que você é um mal programador, e sim que a sua carga de conhecimento atual sobre lógica não é o que a IBM espera de um canditado, pode ser que pra outra empresa o resultado seja diferente, afinal, cada uma avalia de uma maneira diferente.
Leve isso como um aprendizado, se você almeja conseguir tal vaga na empresa desejada, esse ponto deve ser melhorado!

3 curtidas

Não diria ruim, diria despreparado. Estude mais lógica, jogue xadrez. Muito Xadrez.

Acho que o problema é que as empresas confundem lógica de programação com raciocínio lógico. Que no meu entendimento são duas coisas diferentes.
Muitas vezes as perguntas de lógica são “Joãozinho tinha 8 vacas, José 3 gatos, qual a cor do céu no momento?” :joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy:

2 curtidas

Concordo plenamente com o @Jonathan_Medeiros, concordo em partes com o @Mint e discordo do @RenanRosa.
A lógica é um ramo da filosofia que acabou se tornando uma disciplina múltipla, incluindo a tão fadada lógica matemática (dos silogismos), que é a “mãe” da lógica de programação.
Xadrez, por si só, não vai ajudar muito em questões de lógica matemática ou lógica de programação. Mas, é um bom exercício mental. Assim como sudoku.
Em relação a não passar, conheço muito programador que vai super bem em lógica, mas é péssimo programador. E conheço gente muito boa em lógica que vai muito mal em provas, devido ao nervosismo.
De qualquer forma, conforme o @Jonathan_Medeiros disse, é uma questão de preparo. Isso você resolve, estudando lógica ou treinando respiração, técnicas para aliviar a tensão e acalmar.

1 curtida

@darlan_machado , respeito sua opinião, mas eu não quis levar toda essa “tese” em consideração.
Minha resposta foi algo mais informal para representar o que realmente acontece, se você vai fazer uma prova para desenvolvedor, acho que o correto seria coisas de programação, que as vezes acabam perdendo bons profissionais.
Como você mesmo disse, “conheço gente muito boa em lógica que vai muito mal em provas” que muitas vezes é como meu exemplo cômico acima “Joãozinho tinha 8 vacas, José 3 gatos, qual a cor do céu no momento?"

O que quero dizer, é que as provas deveriam ser mais focado em lógica de programação mesmo, não raciocínio lógico usando outras coisas que não tem nada haver com desenvolvimento de software.

Muitas vezes vejo programadores que trabalham muito bem desenvolvendo grandes telas com regras de negócio complexas, mas se pegar um exercício de lógica fica perdido, eu mesmo não me dou bem com esses raciocínios lógicos.

Agora se fizer um teste de lógica algo como “Faça um algoritmo que calcule e apresente tal coisa.” ai beleza, mas na maioria das vezes são assim:

Amanda, Brenda e Carmen são médica, engenheira e biblioteconomista, não necessariamente nessa ordem. Comparando a altura das três, a biblioteconomista, que é a melhor amiga de Brenda, é a mais baixa. Sabendo-se também que a engenheira é mais baixa do que Carmen, é necessariamente correto afirmar que

(A) Brenda é médica.
(B) Carmen é mais baixa que a médica.
(C) Amanda é biblioteconomista.
(D) Carmen é engenheira.
(E) Brenda é biblioteconomista.

Acho que não tem muito haver com desenvolvimento de software. :joy::joy::joy:

1 curtida

Mas não é tese, é fundamento.
A lógica de programação, esta que te permite ordenar e organizar os passos de eventos a serem executados, em um pequeno algoritmo, é a derivação da lógica matemática, por sua vez, uma das várias partes da lógica da filosofia.
Outro ponto que quase ninguém observa é que a empresa pode pedir o que ela quiser, não há nada errado nisso. Conhecendo a IBM, ela não quer um profissional que apenas saiba codificar, ela quer alguém que possa, mais cedo ou mais tarde, ser preparado para assumir uma posição de analista. E, para isso, esta pessoa precisa ter uma visão maior que a de simples abstração para codificação.
São tais aspectos que, dificilmente, são observados por quem procura um emprego.
“Ah, mas ele se candidatou para a vaga X”. Ok, concordo. Porém, se você entra numa empresa para ser, sempre, o office boy, você, realmente, não merece estar lá. Você deve pensar em crescer, em ir para uma posição melhor. Isso é parte da motivação.

A questão sobre a resolução de questões de lógica ou lógica matemática é a de ser capaz de olhar além da obviedades e vai de encontro ao que eu escrevi pouco antes.
Sinceramente, eu jamais contrataria alguém que não soubesse responder à questão que você propôs. Afinal, isso mostra que a pessoa só sabe enxergar o óbvio, o que está ali, na frente do nariz ou, no mínimo, não tem iniciativa ou vontade de ir além do óbvio, o que, vamos concordar, é a pior coisa para um programador.

A propósito, a resposta correta para a tua questão é a letra C, Amanda é a biblioteconomista.

2 curtidas

Eu conheço bons programadores que não são bons em lógica e vice versa kkkkk

Concordo…

@Sharkns Uma sugestão, eu no seu lugar, tentaria entender mais a fundo no que não acertou. Exemplos do porque não foi aprovado:
1- Eles desejavam 90 pontos nas questões de lógica e foi atingido apenas 88. Nessa questão você sabe que chegou perto e faltou pouco para você passar. Você precisa praticar e estudar um pouquinho mais.
2- Eles desejavam 90 pontos nas questões de lógica e foi atingido apenas 41. Nessa questão você sabe que precisa estudar e praticar muito mais para atingir o nível necessário. Vai dar mais trabalho.
3- Eles desejavam 90 pontos nas questões de lógica e foi atingido 90, mas um outro candidato atingiu 91. Nessa questão você sabe que atingiu o nível necessário, mas alguém foi um pouco melhor que você.

Acho que para cada situação você pode avaliar e tomar uma atitude.
Você seria um mal programador se não reconhecesse as suas falhas, defeitos e dificuldades.

1 curtida

Isso se a empresa disponibilizar uma correção com as informações do que acertou ou não. Em geral, nem retornam quando foi negativo e, se retornam, apenas dizem que não passou.

Sim, é difícil, mas se tiver esse feedback, já ajuda. Eu pedi esse feedback numa entrevista a uns meses atras na qual não passei. Demoraram uma semana para responder mas mandaram.

Para treinar lógica em várias linguagens…

A empresa, quando faz um processo de seleção, recebe milhares de currículos. Ela não tem como contratar todos que se candidatam, e por isso tenta aplicar estes testes para dar uma “peneirada”.
Não quer dizer que, se você não passou, não seja um bom profissional. Mas se quiser entrar na empresa, terá que passar pelos testes que ela entende que sejam importantes.
Hoje em dia é necesário que a pessoa não seja apenas boa do ponto de vista técnico, mas também seja satisfatória no modo que se comporta. Muitas empresas aplicam dinâmicas de grupo para analisar como o candidato se comporta perante determinadas situações (veem se sabe trabalhar em grupo, se sabe ouvir, se sabe se expressar com clareza, etc).
Mas assim como a empresa talvez ache que você não tem o perfil dela, pense que talvez aquela empresa não seja o melhor lugar que você deveria escolher para trabalhar.