Necessitando de ajuda para modelar o banco de dados

Saudação para todos,

Eu vou expor minha dúvida, e sei que irá surgir questionamento para poderem me ajuda, mas eu vou esperar alguém fazer as perguntas, então vamos lá;

Estou essa modelagem de banco de dados, eu acho que o desenho do meu banco de dados está um pouco desorganizado, porque quando estava trabalhando em empresas geralmente a base de dados é bem organizada, eu sei que a organização não interfere em nada dependendo do que o banco de dados tem relação com o sistema.

Foi bem simples montar a base de dados em relação ao cadastros de Pessoa, TipoPessoa, Condominio e etc, mas as tabelas que tem relação com o módulo financeiro foi bem complicado, tive que refazer essa base muitas vezes porque eu não tenho habilidade para modelar banco de dados, eu gostaria de ouvir opiniões em relação a minha base de dados, e gostaria que você pudessem observar com muita atenção as tabelas que tem relação com o módulo financeiro.

Eu não coloquei as ações dos atores em relação com o banco de dados porque achei que não iria precisar, mas se alguém solicitar posso colocar, dá um pouco de trabalho, mas posso colocar.

Grato.

Aqui está minha base de dados

ACW.pdf (23.2 KB)

Quanto à modelagem, o Power Designer pode ajudar muito. Utilizo ele na empresa em que trabalho.
DevMedia - Power Designer. Quanto à organização, procure separar pacotes de modelagem, por exemplo, um pacote para parte financeira, um para pessoa, um para dados do condomínio, etc. No Power Designer, você cria esses pacotes e consegue referenciar uma tabela criada em outro pacote e aí por diante. Outra idéia legal é utilizar acrônimos para suas tabelas, uma sigla da tabela que antecede o nome de cada coluna(Table “Pessoa”, acrônimo “pes”, colunas “pes_id, pes_numcpf”). Bom, tem muuuita coisa nessa parte de organização e padronização na modelagem, e são muito importantes para facilitar manutenção, etc. Boa sorte :+1:

Você trabalha com banco de dados?

O problema Antoniosfalcini não é cria as tabelas e sim saber se elas estão organizadas e criadas certas, entendi? Quero saber se os relacionamentos entre as tabelas estão certas. Ou você entendeu errado ou eu não me fiz entender corretamente. Ai você pode até afirma! A única pessoa que terá condições de saber se os relacionamentos estão corretos e a própria pessoa que está criando o sistema! Se você pensar assim você está certo, sendo que eu não tenho habilidade de criar relacionamento corretos com as tabelas, eu conheço as regras de negócios, é por isso que estou aberto as perguntas para ser feitas para mim para eu corrigir futuros erros que existam na minha base de dados!

Compreendo @wladyband, mas de fato o Power Designer é para organizar mesmo, o fato de ele ajudar a criação das tables é só um detalhe. No seu post vc disse [quote=“wladyband, post:1, topic:334279”]
eu acho que o desenho do meu banco de dados está um pouco desorganizado
[/quote]

pois bem, independente da ferramenta, a separação das suas tables em “pacotes” diferentes vai ajudar mesmo na organização. A modelagem que trabalho, possui 330 tables, imagina tentar colocar isso tudo junto rs. Quanto à sua dúvida referente aos relacionamentos, se estão certos, eu confesso que compreendi pouco deles, na forma que eu trabalho, cada relacionamento entre tables tem um “nome” padronizado, e por esse nome eu sei qual é o tipo de relacionamento e quais são as tabelas relacionadas. Anexei 2 prints pra vc ter uma idéia

Novamente espero ter ajudado.

Essas imagens ficaram muito pequenas, tem como aumenta-las? Não está dando para ler o que está escrito nas tabelas!

Coloquei o print com zoom reduzido pq eh do nosso banco de dados aki. Mas fiz um com base no arquivo que vc mandou pra vc ter uma idéia.

código SQL.sql (4.2 KB)

Fiz meio na pressa, está tudo meio simplificado ok rs :grin: .

Qualquer dúvida só falar

1 curtida