:: NEO Framework... Novo projeto Open Source brasileiro!

Ai bruno tranquilo???

Quando a hospedagem do svn e dos downloads já providenciamos, estou apenas esperando o source forge liberar a conta… mais em breve já iremos alterar tudo, provavelmente na segunta já está tudo migrado.

Concordo também que os testes unitários são importantes, mais se começou sem o que podemos fazer é ir testanto tudo, mais como tudo demanda um certo tempo vamos demorar um pouco para executar isso.

obrigado…

Pessoal,
parabéns pela iniciativa. Tenho acompanhado um projeto baseado no NEO (na prática), e vejo que, mesmo sem os “testes unitários”, todo o sistema está sendo bem implantado. Só para se ter uma idéia, foram mais de 20.000 horas de desenvolvimento e mais de 15 analistas envolvidos.
Continuem com o bom trabalho e boa sorte.

Má fé e canalhice são esses tipos de comentários que vc faz, CV, que só tem por objetivo denegrir o framework dos outros se apegando a qualquer crítica com o simples intuito de fazer propagando negativa. Antes era a questão das POJO actions. Agora como não dá mais para falar sobre isso, então fala-se dos testes unitários. Amanhã será do nome que é uma merda. Acho que vc deveria ter testes automatizados, que rodariam sempre que vc começasse a digitar uma resposta aqui no GUJ…

O Mentawai mesmo sem testes unitários é usado e aprovado por muitas pessoas e empresas. E isso deixa a gente muito feliz, mesmo que algumas pessoas prefiram falar que é uma merda porque não tem testes unitários… Por que será que elas adoram bater nessa tecla? Não é difícil perceber as reais intenções por trás desses comentários…

Não queiram transformar esse tópico em mais um flame… Tenham respeito pelo tópico sobre o framework NEO.

Eu gostei da filosofia do projeto, que é elevar o nível de abstração um passo a frente, coisa que como vc falou muito bem, é tudo que a grande maioria dos frameworks não faz, ficando no feijão com arroz do controlador e das actions.

Parabéns e depois vamos bater um papo para trocar umas idéias…

Ah vá saoj… se vc quer insultar pelo menos seja criativo e nao use o mesmo insulto de volta. Coisa besta, sô.

A proposito, os meus comentarios costumam ser de mah fe e eu tento ser o mais canalha que posso sempre que dah, entao agradeco o reconhecimento.

Er… pq tem gente que se tocou que escrever software sem tambem escrever a prova de que ele funciona eh uma irresponsabilidade absurda?

Tudo bem ficar feliz que o Menta tenha crescido tanto - eu tambem ficaria, claro - mas faltou explicar pra todos os usuarios do Mentawai qual o risco que eles estao correndo.

Insultar outra pessoa é algo que me ensinaram que não se deve fazer e só demonstra nossas inseguranças e fraquesas. Não que eu nunca tenha insultado ninguém na minha vida, mas todas as vezes que o fiz fiquei no mínimo envergonhado.

O risco é que pode ter bug… Sorte a nossa é que temos uma comunidade ativa e amiga, que já trocou mais de 10 mil mensagens no forum, e que está sempre sugerindo melhorias, apontando bugs, incentivando, etc.

Os bugs que são reportados são corrigidos no mesmo dia e um jar beta é disponibilizado no site. Quem tiver curiosidade pode procurar por “jar beta” no forum do menta.

Vamos selar a paz e deixar o tópico sobre o NEO fluir sem flames?

Bom…

Eu curti o NEO e a iniciativa…

A cada dia que passa acho os testes unitários mais importantes mas eu mesmo nunca tive paciência de implementar nos meus projetos… Agora que o projeto é livre, a comunidade pode ajudar a testar o software… e criar os testes…

Só não acho legal criticar o software porque ele nao tem testes unitários…
Alguem pode ter testado ele exaustivamente dentro da empresa… vai saber…

Parabéns pelo projeto.

AMAZING!!!

Concordo com o sérgio… o que vem pra facilitar é sempre bem vindo…
e axei que ficou muito style…

crítica s. f.,
1 - arte de julgar o mérito das obras literárias, artísticas ou científicas;
2 - exame, apreciação que se faz de uma obra;
3 - discussão de factos históricos;
4 - estudo ou análise de textos, investigação;
5 - critério;
6 - maledicência;
7 - apreciação desfavorável;
8 - censura;
9 - conjunto dos críticos.

Enquanto a gente se mantiver longe dos itens 6 e 8, eu acho que eh legal, sim.

Exatamente por causa desse “vai saber” que eu prefiro nao usar ate alguem me mostrar que de fato isso aconteceu. :wink:

Concordo Plenamente com você, e como o felipec disse:

[quote=felipec]ó não acho legal criticar o software porque ele nao tem testes unitários…
Alguem pode ter testado ele exaustivamente dentro da empresa… vai saber… [/quote]

O framework é utilizado em muitas empresas, dentre elas a universidade FUMEC em belo horizonte, que tem mais de 15.000 usuários do sistema academico mais 1000 funcionários e professores, A fundação ezequiel dias também é usuário do framework.

Gostaria de lembrar que BUGS existem, não tem como conviver sem eles, tá certo que com os testes unitários eles diminuem, mais no nosso caso sempre que é encontrado um bug o mesmo é corrigido e publicado rapidamente.

Gostaria que não fosse mais discutido sobre este assunto, pois não queremos mais discuções sobre o assunto. E CV vamos providenciar testes unitários para você ficar mais feliz.

Obrigado…

esse cv deve tá ficar mostrando esses post para o Martin e falar: ‘Tio, tio… Eu fiz certo né!!! esses bobões não fazem testes e merecem ser destruidos…’

Sim, o framework precisa de testes unitarios, e sim é uma forma de garantir a qualidade do produto, poremmmm… Isso não impede do framework ser bom, ter seu valor, etc… Quer dizer, Struts é bem testado e é um lixo…

O projeto foi disponibilizado agora, e como o rógel disse, foi desenvolvido para as necessiades da linkcom e agora que se transformou em open source que será voltado a atender as necessidades da comunidade, ou seja, deverá possuir testes unitários, etc…
haha… deixa pra la

Galera, respeito é bom, todo mundo gosta e evita que um dia você possa estar andando na rua e um carro passe por cima de você (não que eu vá fazer isso).
Testes unitários, para algumas pessoas é tão fundamental quanto o código a ser testado, então por favor, vamos moderar os ataques. Sucesso não quer dizer que o software é totalmente funcional e nem testes quer dizer que ele seja bem escrito.
Muita gente ficaria mais tranqüila em testar o framework se o mesmo tivesse passado por esse processo de qualidade - inclusive eu. Outros preferem que ele seja funcional e tenha um tempo de “beta jars” curto.

Só peço mais uma vez, galera, moderem os impulsos e se mantenham na parte técnica da tecnologia.

Até!

Obs.: Copiando o comentário antes que pareça que eu estou falando sem motivo.

[quote=Hal Jordan]esse cv deve tá ***

Ae qdo tiver aparecermos com testes unitários e ser suficiente bom ***…[/quote]

Olá Pessoal, sou eu denovo…

Agradeço as opniões sobre o framework.

O NEO é um framework que está sendo utilizado para desenvolvimento de aplicações há dois anos. Muitos testes já foram feitos e o framework já está bem estável. É claro que agora, como um projeto open-source muitas funcionalidades novas serão necessárias. E novos bugs serão encontrados, e corrigidos.
A intenção é que, com o passar do tempo, o projeto fique mais robusto, inclusive com testes para termos uma garantia maior.
Tempo é necessário para fazer essas atualizações, por isso não temos tudo pronto agora.

O importante é que novas funcionalidades, bugs e sugestões sejam sempre passados para podemos melhorar o frameowrk…

Já estou formulando a versão 3.4 que terá as mesmas funcionalidades da versão atual. Mas, com mais documentação (inclusive no estilo Spring, que é realmente boa) e mais flexível.

Saoj! Vamos trocar uma idéia sim…

Até mais…
Valew

Calma, vc tava indo bem mas assim vc perde totalmente a razão… Leia o meu post sobre insultar alguém e edite isso o mais rápido possível…

  1. :?: :shock:

[quote=rogelgarcia]
Já estou formulando a versão 3.4 que terá as mesmas funcionalidades da versão atual. Mas, com mais documentação (inclusive no estilo Spring, que é realmente boa) e mais flexível.[/quote]

Exato!
Rogel, aqui na minha empresa atual também desenvolvemos um framework com alguns conceitos parecidos com o NEO.

Na primeira implementação não tinha testes untiários e nem muito javadoc. Vou te falar que chegou
um momento que era muito difícil mexer/editar o framework por causa desses fatores.

Então teve um refactoring grande, até criamos um novo projeto que tem como regra: javadoc compreensível e testes unitários.

Só compartilhando essa experiência que tivemos aqui que com certeza vai ajudar vcs!

É examente isso que tu não podes garantir, pelo fato de não haver testes unitários.

É examente isso que tu não podes garantir, pelo fato de não haver testes unitários.[/quote]

Eu teria muito a falar sobre o porquê de eu não concordar com essa afirmação, mas não vou incendiar ainda mais essa discussão e criar um FLAME gigantesco dos amantes de JUnit versus os não-amantes de JUnit. Sugiro criar um outro tópico, tipo: Vc acha testes unitários essenciais para a vida?

[color=“blue”]“O seguro do seu carro, não é desculpa para vc dirigir de qualquer jeito. Se vc começa a fazer muita besteira ao voltante, o seu seguro vai ficar cada vez mais caro, até um belo dia que vc vai dar perda total no seu carro e a seguradora não vai te pagar. Sua única saída será comprar outro carro! Veja que o Seguro é apenas uma comodidade, que não justifica dirigir de qualquer jeito! Se vc tem utilizado muitas vezes o seu seguro, alguma coisa está errada com o seu jeito de dirigir! Não que seguro não seja bom, mas mais importante é o seu jeito de dirigir!”[/color]

fabiofalci e bzanchet a opnião de vocês é interessante. No caso, apenas eu modifico o NEO (até hoje), e caso outra pessoa venha a mecher eu verifico as modificações. Mas realmente os testes são importantes, não foram implementados ainda mas vou pensar seriamente em já colocar os testes unitários na versão 3.4.

A idéia da versão 3.3 seria mais como ‘evaluation version’ uma versão mais para testes, ou aplicações menores, para realmente sentir o framework. Com esses testes do comportamento do framework, opiniões surgirião, e as dificuldades maiores seriam corrigidas, talvez até com alguma refatoração para a versão 3.4.

Obrigado pela opnião

[quote=rogelgarcia]fabiofalci e bzanchet a opnião de vocês é interessante. No caso, apenas eu modifico o NEO (até hoje), e caso outra pessoa venha a mecher eu verifico as modificações. Mas realmente os testes são importantes, não foram implementados ainda mas vou pensar seriamente em já colocar os testes unitários na versão 3.4.

A idéia da versão 3.3 seria mais como ‘evaluation version’ uma versão mais para testes, ou aplicações menores, para realmente sentir o framework. Com esses testes do comportamento do framework, opiniões surgirião, e as dificuldades maiores seriam corrigidas, talvez até com alguma refatoração para a versão 3.4.

Obrigado pela opnião[/quote]

Ae rapa… agora q c apareceu no post né…

Eu não tinha achado ele antes…
:smiley:

Mas tem post meu lá na primeira pg…