GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Nfe - Nota Fiscal Eletronica

Estou desenvolvendo um cliente para o ws da nfe...e estou com algumas duvidas alguem já desenvolveu algo a respeito de
nfe?

Caro amigo, estou estudando o protocolo de comunicao da receita federal hoje... naum sei quando começo a mexer de fato com ela... mas estamos ae...
voce conseguiu desenvolver algo?

Abracos

Estou no projeto NF-e e ajudei varias pessoas do forum.
O que vc precisa amigo, talvez possa lhe ajudar.

[]s,

Entaum cara, hoje mesmo estou lendo sobre o assunto... ainda naum implementei nada nada nada...
Estou lendo o PDF da receita que trata do assunto para entender melhor o funcionamento do sistema!

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/Manual_Integracao_Contribuinte_v_2.02a_2008_06_16.pdf

Mas então sinceramente queria ver com o pessoal como funciona a parada da conexao na real.... eu nunca usei com isso... naum sei nada nada disso... tem alguma classe especial para acessar o serviço deles??
Quais cuidados devo ter, sei lah... tem algum tutoriazinho rolando ae pra iniciar com isto?

abracosss

Tambem gostaria de participar dessa discussao. Preciso da mesma coisa.

Consegui montar o web service client, porem na chamada do metodo:

enviar(java.lang.String nomeArquivo, java.lang.String conteudoArquivo, boolean envioNormal, java.lang.String observacoes)

... estou com duvidas de como passar o parametro "conteudoArquivo".

mateusprado ou mais alguem poderia dar um help ?

Eu vi que tem bastante gente ae que manja da parada já... daí ja queria ver quais os pontos interessantes sobre este projeto...
Parece ser bem legal o sistema de NF-E... eae alguem se abilita para nos ajudar...

Ola pessoal, comigo vc´s podem contar. O sistema da NF-e sem dúvida alguma é um grande projeto, ele é contituido da Tecnologia de WebServices. Para cada operação da nota fiscal vc tem um WebService de envio e de retorno. O envio deve ser feito em forma de um envelope(SOAP), com conteudo XML. Eniva XML e retorna XML, com a resposta, de erro ou ok. No Java esse processo é chamdo marshal e unmarshal, ou seja, transfoma um Bean(class) em xml, e o xml de retorno em um Bean com todos os metodos get e set. Alem disso todas as notas fiscais devem ser assinadas digitalmente. O processo longo. Seria legal abrirmos um canal de discussão sobre isso, o que vc acham?

Com toda certeza, isso é um projeto de interesse de todos programadores que realmente tem um sistema atual e funcional rodando... Além do que pelo que li no PDF da receita, o processo ou todo a estrutura/arquitetura deles pode mudar lentamente de acordo com novas necessidades e novos requisitos apontados com a continuo uso dele... ou seja, ainda pode nos dar bastante assunto para manter o assunto em pé... Por isso acho legal fazer um canal de discussão sobre o tema!!!

Quem sabe até montar uns tutoriais... eu nunca mexi com o XML, diretamente, apenas na unha... Como que voce fazer para criar arquivos XML ou mesmo mandar um XML para a receita, tem alguma classe especifica que trabalhe com isso?

Apartir do WSDL vc gera as suas classes e interface para acesso ao webservice. E apartir do XSD, versao atual PL005a, vc cria seus XML´s. Pois o xsd que define o estilo, formato, layout do XML. Vou disponibilizar um canal para discutirmos isso. http://mateusprado.com/nfe, ok?

Pode ser... sera que naum tem como pedir aos adms daqui fazer uma sessao para esta discussao... mas para mim se tu quiser fazer la mesmo, ta otimo!

Manda brasa!!

Pronto ja esta feito. vou colocar um WordPress la e blz.

Agente vai se falando

Um abraço e até mais tarde

Vou comecar a implementar hoje mesmo a parada.. agora quero ver!!!
uahuauh, v o wordress ta legal!!!

Cara to com duvidas...
Para eu iniciar uma conexao com o webserver, eu devo ter um XML e utilizar o SOAP, certo? Onde dentro deste XML vai ter a assinatura digital da empresa... correto?

O unico documento assindo digitalmente é o Envio da Nota. Pra status de serviço, consulta cadastro, nao precisa nada disso.
Vc ja gerou as classe em cima da WSDL ? Usando Axis(WebService Client) nativo do Eclipse ?

uhhuauhau... cara... to longe de ter feito isso...
Eu to entendo melhor o funcionamento da parada... eu quero enviar uma nota por exemplo....

AA usando o AXIS, eu tava lendo tem várias maneiras de fazer o acesso lá né...entaum vou usar o AXIS e to usando o Eclipse mesmo neste projeto. Naum gerei nada em cima do WSDL... vou achar um material para gerar a classe... espero que de certo...

Abraçosss

O que deveria ter neste classe baseada no WSDL?

Pra vc gerar as clsse em cima da WSDL é o seguinte. Va em File -> New -> Other... WebService-> WebService Client.
No service Defition vc passa a url do webService que quer comsumir pasando um sufixo ?WSDL
por exemplo
https://nfe.fazenda.sp.gov.br/nfeweb/services/nfestatusservico.asmx?WSDL
Na barra central leve até o topo, TEST eai FINISH. Ele vai geral umas classes, interfaces e alguns jsp para realizar o teste.

Boa Sorte.

aaaaaa ele faz tdo... cacete... eu nem tinha ideia disso mano!!!
Caramba... da pra motar um tuto depois huauhauhauh abracos, BRIGADAOOOO

Blz. Oh vamos usar o blog la. Hj vou fazer um tuorial de algumas coisas.

Abraços.

no meu eclipse, ele da opcao de fazer uma classe WSDL e uma WebService Client como tu disse...