Novo membro na equipe - qual melhor integracao?

Ola pessoal,

é muito comum vermos empresas que contratam novos profissionais de software e simplesmente os jogam na “fogueira” sem qualquer treinamento ou integracao, dando alguma atividade para eles, deixando eles aprenderem tudo(mesmo sem estar escrito em lugar algum) e dependendo de colegas de trabalho geralmente nao muito cooperativos ou interessados em ajudar.

Mas qual seria um jeito legal de mudar isso? De uma equipe Agile receber um novo membro na equipe? Pair programming? Tutor? Treinamentos? (Na ideia de tornar logo um membro que sabe fazer as coisas, e nao fique perdido, boiando)

Qual opiniao de voces?
E a proposito, alguem sabe como essas empresas modernas “cools” (Google, Spotify etc) fazem essa introducao?

1 curtida

Pair programming é o que vejo sempre funcionar melhor.

2 curtidas

Opá , Eae como vai ?

Então,tenho muito experiencia com isso entro em uma empresa e ja me jogam no fogão e pedem o prato do dia, tendo isso como experiencia , fiz alguns pontos que qualquer um pode se encontrar na equipe
1 -> Estude como sera sua rotina, quais pessoas terá mais contato
2 - > Feito isso sente ao lado da pessoa não precisa fica 2 hrs “alugando” ela fique uns 30 min entenda o que ela faz e o que ela vai gerar de demanda para você
3 - > Na reunião da sua equipe entenda individualmente qual o foco de cada um
4 - > e sempre logico o bom e velho almoço alem do profissionalismo eu busco a amizade logico que existem pessoas que não curtem muita aproximação … mas essas pessoas que voce deve passar a maior parte do tempo logico que varia de cultura para cultura isso ai que fazia era pessoal pois a maior parte das empresas não tem integração ou somente uma mini apresentação e pronto

Blz ? Isso ai … que a Força esteja com você

3 curtidas

Opa, valeu pela resposta.

No final das contas, a maioria das empresas ja te jogam no fogao como vc falou e pronto, se vire! Ai nao tem outro jeito mesmo, eh torcer para encontrar alguma “alma boa” que te uma mao (mesmo que seja os tais 30min) pra vc ir tocando o barco.
Mas na minha pesquisa, descobri que empresas mais “cool” como o Facebook, Apple, Spotify tem toda uma integracao para novos membros. No Facebook tem o bootcamp que vc fica 6 semanas na California codificando e pegando as manhas para so depois vc desenvolver mesmo. Sensacional!

Abracos!

1 curtida

Onde trabalho, não é empresa relacionada a tecnologia, E sempre que aparece um novato, o Sênior manda um “Cola com o fulano”, que geralmente é o novato do mês passado :joy:.

Trabalhar em pares, como disse o colega Javaflex.

Só passei pra comentar que Não funciona só para programação.

Boa pergunta bro.

Bom dia!

Eu, como arquiteto, dificilmente entro num projeto em que tenho que fazer alguma integração, pq, infelizmente, na maioria das vezes, os projetos que entro são os famosos “trouble”, com prazos zuados, entregas péssimas e aí, eu sempre tenho que limpar a “sujeira”.

Mas, ao mesmo tempo, eu sempre faço o coaching com alguém que chega depois de mim, pq, é cruel vc chegar numa empresa, caindo de paraquedas e só bombas pra vc desarmar. Aí, acabo virando um suporte de pessoas e de tecnologias pra tentar ajudar no que for possível e tornar o ambiente agradável para quem chega.

Mas, concordo que o trabalho em pares tb dá ótimos resultados, até pq, vc acaba vendo em que a pessoa tem mais conhecimento e em que ela está mais confortável em atuar.