O foco do curso de Engenharia da Computação é desenvolvimento de hardware?

Com base nesses cursos oferecidos pela UFRJ
Setor de Games no Brasil 1
Setor de Games no Brasil 2
Setor de Games no Brasil 3

No Brasil só se for quente em cursos mesmo. Demanda quente é lá fora nas grandes produtoras de jogos.

1 curtida

Nem os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau não formam profissionais aptos a serem jr?

É só ver o que os cursos passam de materias…

Dois exemplos de cada assunto é muito pouco, tem que praticar bastante.

Normalmente, os conteúdos são picadinhos, ou seja, são pequenos.
Bom mesmo é pegar várias coisas e ir juntando fazendo um projeto “grande”, pois ai tudo muda.

@Mike,

Você quer dizer que os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau não formam profissionais aptos a serem jr?

Se me falar o conteúdo do curso, eu te digo.
Te digo pra Java

@Mike,

Eu fiz as seguintes perguntas para o Crocodilo:

"Você me aconselha fazer cursos na Udemy porque até o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

Se sim, porque o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?"

@Mike,

Você me respondeu dizendo:

"Faculdade nenhuma vai te deixar profissional, a faculdade vai te dar uma base teórica.

Eu acredito que o @Crocodilo te indicou os cursos da Udemy pq nenhuma faculdade vai te dar o conhecimento suficiente para você ser programador jr."

@Mike,

Depois eu lhe fiz a seguinte pergunta sobre os cursos tecnológos:

“Mas os cursos tecnológos não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado”?

Você me respondeu dizendo:

"Tem esse objetivo. Vou falar pelo cargo de programador…

Se um cara entra no curso de ADS pensando em ser programador, ele não será um profissional apto a ser jr se ele não se dedicar por fora da faculdade, através de cursos, livros e fóruns".

Depois foi a vez dos cursos técnicos de informática de nível de 2° grau.

Quando você me respondeu sobre as faculdades e cursos tecnológos, você não me disse que me responderia se eu falar o conteúdo do curso.

A faculdade n deixa jr pq ela não passa os conteúdos suficientes

Eu expliquei muito bem, eu entendo você reclamando, mas o mercado de TI é realmente desonesto !!!

@Mike,

Os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau formam profissionais aptos a serem jr?

Técnico? esquece.

Pra Java Jr, eu diria que é necessario conhecer isso:

Orientação a Objetos
Collections(List, Map e Set)
Thread
Generics
JDBC
JPA com Hibernate
JAX-WS ou JAX-RS
Um framework java web (JSF ou Spring)
Git
JasperReports
HTML
CSS
JS
Bootstrap (ou similar) pra caso de Spring 
PrimeFaces para caso de JSF

Prontinho, se o curso conseguir te dar um norte sobre esses assuntos, o suficiente para você se virar, eu diria que você pode ser Jr.

Ps: boa parte dos trabalhos pedem graduação, então faça, nem que seja pelo diploma

Nossa já acho um super curriculum , o que seria Java Senior ?

Ué, o que você acha que precisa para ser jr?

O que eu mais vejo é gente que aprende laço de repetição e ja quer trabalhar como dev.

Pra Senior não muda muito, você vai ter a experiência e não vai ficar tanto na tentativa e erro.

@Mike, sim concordo com você, mas projetos de TI vai muito dos requisitos funcionais e não funcionais do sistema , quanto nas aplicações Web os frameworks podem variar, eu acredito que se a pessoa sabe meta-programação e orientação a objetos já é um trunfo pra se atuar em desenvolvimento

Eu falei sobre o básico do java e os frameworks java que são mais usados.
JAX-WS ou JAX-RS para webservice.
JPA para persistencia (conhecer previamente JDBC)
JSF ou Spring para web
HTML, CSS e JavaScript (básico da web)

@Mike , concordo !!! :wink:

Pra ser programador Java tem que saber todas as combinações do alfabeto.

É desanimador postar um tópico para ser respondido, mas o que acontece é perder tempo ouvindo resposta que contradiz outra e achismo.

Se todos respondessem baseado em fatos, não haveria tanta resposta besta.

O ENGENHEIRO_DE_SOFTWA disse que software e games é o quente do mercado na atualidade, o FearX perguntou para ele com que base ele afirma isso, o javaflex disse que no Brasil só se for quente em cursos mesmo.

O Mike disse que pra Java Jr, ele diria que é necessario conhecer isso:

Orientação a Objetos
Collections(List, Map e Set)
Thread
Generics
JDBC
JPA com Hibernate
JAX-WS ou JAX-RS
Um framework java web (JSF ou Spring)
Git
JasperReports
HTML
CSS
JS
Bootstrap (ou similar) pra caso de Spring
PrimeFaces para caso de JSF

O Crocodilo disse que acha um super curriculum e perguntou o que seria Java Senior.

Não é melhor não responder do que vir aqui fazer outros perder tempo postando besteiras, postando o que não é baseado em dados confiáveis e fatos?

Será que se vê no StackOverflow tantas contradições e achismos?

Eu não sei de onde ele tirou que games é quente no brasil, muito pelo contrario…

Bom… Para confirmar o que eu disse aqui, basta procurar no google: “Desenvolvedor Java Jr” e aparecerá algo muito próximo do que eu disse aqui.

Eu tinha perguntado sobre o “emprego rápido em programação”, parece que pra java não é tão simples e rápido como foi dito não é?

Mas tirando o java do assunto, ser desenvolvedor front-end é bem mais rápido, ou até mesmo uma outra linguagem back-end.

Eu desconheço uma linguagem mais demorada do que java para se entender o básico (boa parte do que eu postei não é o básico, mas o necessário), se alguém souber, compartilhe conosco :+1: