GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

O projeto: Trabalhar em Casa para Empresas


#1

Porque nós vamos até a empresa todos os dias para setar na frente do computador, trocar algumas informações com companheiros de trabalho e reunir 1 vez por semana e no final emtregar arquivos .java e .class se nós podemos fazer isso em casa.

Existem muitas vantagens para a empresa e para o funcionário, por exemplo custo para a empresa do prédio e espaço físico.

Com tanta tecnologia ai, ninguém pensou nisso ainda?!


#2

Tanto pensei como já fiz.

A princípio encontramos mais vantagens do que desvantages, exemplo:

:arrow: Acordar de manha e ir direto para o computador trabalhar sem precisar trocar de roupa, pegar condução, etc...

:arrow: Não perder tempo no deslocamento...

:arrow: Aqueles PJ (como eu) não gastam tanto com refeição pois comer em casa é mais em conta :smile:

:arrow: Dar aquela cochilada depos do almoço e assitir o globo esporte :smile:

Mas a grande desvantagem é que vc acaba se envolvendo muito com coisas pessoais, realiza coisas pessoais, e acaba misturando tudo...

Depois dessa experiência resolvi, em uma outra empresa voltar a trabalahr no escritório mesmo, no meu caso se tornou mais produtivo.


#3

Você sugeriu a empresa ou era autônomo?!
Pq estou pensando em sugerir isto aqui, mas como você disso tem que ser muito bem organizado senão... Misturamos as coisas


#4

Isso me lembra muito waterfall: cada um faz a sua parte e repassa para o passo seguinte. Você fica em casa esperando os analistas fazerem o trabalho deles, depois passa pros projetistas, aí finalmente você programa em casa e envia por e-mail os .java/.class para o pessoa testar.

Cadê a interação com os usuários/clientes? Comunicação entre a equipe (MSN...?)? Reuniões no início do dia pra decidir o que vai ser feito?


#5

Pois é Zeh, o mundo ta cada vez menos interessado em comunicação corpo a corpo... (Telégrafo, telefone, internet, celular, salas de bate-papo, MSN, Orkut, e pessoas que trabalham em casa... :wink: )


#6

No meu caso acho que seria melhor, já que ando 40 km pra chegar no trampo, o custo da tecnologia exigida para isto é baixa e eu ficaria mais disposto, pois acordaria mais tarde e dava uma cochilada deitado (hoje cochilo sentado hehehehehe) após o almoço !!!!

A questão da produtividade, é só a empresa trabalhar com Ordem de Serviço com tempo de entrega do trabalho!!!!! ai faz-se um comparativo a cada certo período entre quem trabalho no escritório e em casa !!!!


#7

Eu era autônomo e sugeri a empresa principalmente para economizar com deslocamentos... naquela empresa eu tinha essa liberdade, fiquei mais de um mês... mas resolvi voltar ao escritório. Misturar trabalho + pessoal não estava dando certo, pelo menos do meu caso que na época a casa tinha mais pessoas morando e alguns não entendiam.

Agora se vc morar sozinho é outra coisa...


#8

Bom, eu trabalho em casa, e estou muito feliz, mas exige DISCIPLINA, eu não misturo coisas pessoais com as do trabalho, mas você tem que pensar no seguinte, se eu estivesse 8 horas na empresa eu faria tal coisa? Se não, por que em casa eu farei? E evitar se despreender, você precisa trabalhar X horas por dia, então trabalhe essas X horas, na minha opinião não tem muito segredo, só é necessário DISCIPLINA.

:smiley: :smiley: :smiley:


#9

Olá a todos bom dia,

Li em uma reportagem da infoexame que falava sobre certificaçaõ Java, que profissionais Java estavam sendo contratados pela IBM para prestar serviços a partir de casa, com reuniões em tempos em tempos.
Pelo jeito, o que parece é que esse tipo de contratação ainda vai demorar um pouco para começar acontecer com frequencia.
No momento estou sem emprego, e acho que seria uma ótima solução, porém concordo com oque vc´s escreveram, deve existir muita disciplina para não se misturar trabalho X pessoal.


#10

Trabalho na IBM desta forma e funciona muito bem. Como já foi dito, o segredo é disciplina. Os projetos aqui são todos geridos por pessoas nos EUA, então é impossível ter contato com cliente mesmo. Para quem é pai de família como eu é muito melhor.


#11

legal, muito obrigado pela informação.


#12

Só para constar, teve um thread sobre isso a pouco tempo, tem umas opiniões e depoimentos interessantes.

Home work - http://www.guj.com.br/posts/list/32149.java

[]´s


#13

Mas tem uma questão.. :idea:

Alguém ja fez uma software para isso!!!


#14

software para o que?
não entendi esta :smiley:


#15

Posso ser até parte da minoria.

Mas penso que trabalhar em casa só vem a privilegiar o "colaborador" (e isso em apenas alguns pontos) sendo que a maioria das empresas hoje contratam apenas aqueles que se destacam no desempenho em equipe.

Vejo o trabalho em casa como uma "parede" para o relacionamento interpessoal.

Sinceramente, trabalhar de pijama, ou de meia, cueca etc... não pode trazer muitos beneficios a longo prazo.

Vale mais batalhar para a empresa dar melhores condições de trabalho do que exigir uma coisa que pode ser benéfica agora, porem, a longo prazo, nem tão benéfico assim.

Se eu estivesse fazendo uma entrevista e um cara fizesse questão de trabalhar em casa, sem maior receio, colocaria REPROVADO na cara do curriculum.

Mais isso, é uma opinião minha. :stuck_out_tongue:

E... normalmente... são meio doidas!!!

hahahaha

Abraços!


#16

Um software "genérico" para qualquer área (desenvolvedor, auxliar de escritorio..) que iria controlar as tarefas que os funcionarios desempenhariam, quais estão completas, teria video conferência... ah pra gerenciar o trabalho do pessoal em casa?!


#17

Se é pra ser vigiado em casa, é melhor ir trabalhar no escritório mesmo.


#18

Já trabalhei de casa,hj trabalho no escritorio, porém trabalho diariamente com pessoas na Argentina, Canada e India. Todos conheço apenas pelo MSN. Tem pessoas que tenho mais liberdade para zoar e brincar do que pessoas com que já trabalhei por anos.

O f*** de trabalhar remoto é não poder tomar uma cerveja no final da tarde com eles aqui no Brasil, ou um vinho na Recoleta com eles lá na Argentina. :smile:


#19

Imagine você empresa, quando de economia em money mesmo não teria se utiliza-se dos recursos de TI (que muitas vezes a empresa já despõe) para fazer a mesma coisa só que fisicamente longe e logicamente perto :idea:


#20

O que o Zeh quiz dizer é que as pessoas precisam ser vigiadas, é melhor que essas pessoas trabalhem na empresa.
Se a pessoa não sabe gerenciar suas proprias tarefas, tem tendencia a atrasar as tarefas por falta de organização,... Esse perfil não pode trabalhar remoto que essas tendencias piorarão o seu rendimento.