O que acham da linguagem FLEX da adobe?

[quote=ViniGodoy]Minha opinião: Se você for fazer um produto HOJE, sua alternativa ainda será o Flex. O HTML5 ainda promete, mas não está pronto. Já se pode fazer muita coisa nele, mas ainda carece de bons editores, frameworks, suporte e gente capacitada.
Num futuro próximo, use HTML5. De fato, acho bem provável que ele torne o Flex, JavaFX, Silverlight e outras tecnologias client side de animação obsoletas.[/quote]
ViniGodoy, o que mais via era aplicação Flex com visual e interação que daria para fazer em HTML (4 mesmo), CSS e jquery. Então muitas vezes não vale a pena considerar como alternativa sem necessidade, e o produto da empresa terá que ter outra versão só para poder rodar em iPads.

HTML5 já é presente em alguns pontos, como canvas, tem um tempinho que uso sem problemas plugins jquery para gráficos estatísticos em HTML5, onde as especificações de canvas 2D já estão definidas, só faltando virar padrão W3C. Além disso, usei áudio e vídeo, onde para as funções básicas que necessitei já substituiu muito bem o Flash, e isso tudo já é muito usado nos mobiles.

Não creio que você, mas muita gente pensa que usar HTML5 é obrigatoriamente já começar algo totalmente novo ou não compatível com o que já esteja pronto em HTML4, mas pode dançar conforme a música. No momento ainda continuo com a base HTML4.x e só uso as tags/recursos do HTML5 que realmente não tenha como fazer no 4 ou algo que melhore significativamente. Então vai se usando conforme necessidades e o que o mercado começa a aceitar bem em produção das evoluções, e substituir algo do HTML4 só quando houver real necessidade.

Para jogos não sei opinar, sou só usuário mesmo de games.

Minha resposta se refere a quem precisa de conteúdo realmente interativo, como games, softwares educacionais, etc… Se o conteúdo não for muito dinâmico, não vejo porque sair do HTML 4, ou também apostar um pouco no 5.

[quote=javaflex][quote=ViniGodoy]Minha opinião: Se você for fazer um produto HOJE, sua alternativa ainda será o Flex. O HTML5 ainda promete, mas não está pronto. Já se pode fazer muita coisa nele, mas ainda carece de bons editores, frameworks, suporte e gente capacitada.
Num futuro próximo, use HTML5. De fato, acho bem provável que ele torne o Flex, JavaFX, Silverlight e outras tecnologias client side de animação obsoletas.[/quote]
ViniGodoy, o que mais via era aplicação Flex com visual e interação que daria para fazer em HTML (4 mesmo), CSS e jquery. Então muitas vezes não vale a pena considerar como alternativa sem necessidade, e o produto da empresa terá que ter outra versão só para poder rodar em iPads.[/quote]

Claro, já estava falando de você ter chegado a conclusão de que o flash era realmente necessário. Fazer uma aplicação flex ou flash onde o HTML substitui é uma idiotice.

Sem problemas desde que não se considere entre os navegadores o IE - que só adiciona suporte ao que está bem definido.
Audio e vídeo ainda é outra novela mau especificada. Se você for só fazer um uso muito básico, para sites, até vai.

Mas se for querer criar um game ou algo mais complexo, certamente vai ter problemas. Formatos não são padronizados e não há uma biblioteca de áudio standard (embora estejam tentando padronizar uma).

Falo de games e conteúdo interativo pois é um dos grandes (se não o maior) nichos do flex. E, claro, se estamos falando em substituir um pelo outro, é importante citar o principal nicho deles.

Com certeza. Sem falar em mercados onde você pode escolher o navegador ou, pelo menos, restringir. Aí, já tem bastante coisa legal e pronta que roda em FF, Safari e Chrome (ou melhor, quase qualquer coisa que não seja IE). As tags de css novo também fazem um “downgrade” elegante para o 4, e lá você pode criar várias animações que só desaparecerão em navegadores sem suporte.

Minha equipe hoje já está desenvolvendo aplicações comerciais assim: usando recursos do html5 e bibliotecas como Angular JS. Isso elimina torna obsoleto e elimina o engessamento de frameworks como o JSF.

[quote=ViniGodoy]Minha resposta se refere a quem precisa de conteúdo realmente interativo, como games, softwares educacionais, etc… Se o conteúdo não for muito dinâmico, não vejo porque sair do HTML 4, ou também apostar um pouco no 5.

[quote=javaflex][quote=ViniGodoy]Minha opinião: Se você for fazer um produto HOJE, sua alternativa ainda será o Flex. O HTML5 ainda promete, mas não está pronto. Já se pode fazer muita coisa nele, mas ainda carece de bons editores, frameworks, suporte e gente capacitada.
Num futuro próximo, use HTML5. De fato, acho bem provável que ele torne o Flex, JavaFX, Silverlight e outras tecnologias client side de animação obsoletas.[/quote]
ViniGodoy, o que mais via era aplicação Flex com visual e interação que daria para fazer em HTML (4 mesmo), CSS e jquery. Então muitas vezes não vale a pena considerar como alternativa sem necessidade, e o produto da empresa terá que ter outra versão só para poder rodar em iPads.[/quote]

Claro, já estava falando de você ter chegado a conclusão de que o flash era realmente necessário. Fazer uma aplicação flex ou flash onde o HTML substitui é uma idiotice.

Sem problemas desde que não se considere entre os navegadores o IE - que só adiciona suporte ao que está bem definido.
Audio e vídeo ainda é outra novela mau especificada. Se você for só fazer um uso muito básico, para sites, até vai.

Mas se for querer criar um game ou algo mais complexo, certamente vai ter problemas. Formatos não são padronizados e não há uma biblioteca de áudio standard (embora estejam tentando padronizar uma).

Falo de games e conteúdo interativo pois é um dos grandes (se não o maior) nichos do flex. E, claro, se estamos falando em substituir um pelo outro, é importante citar o principal nicho deles.

Com certeza. Sem falar em mercados onde você pode escolher o navegador ou, pelo menos, restringir. Aí, já tem bastante coisa legal e pronta que roda em FF, Safari e Chrome (ou melhor, quase qualquer coisa que não seja IE). As tags de css novo também fazem um “downgrade” elegante para o 4, e lá você pode criar várias animações que só desaparecerão em navegadores sem suporte.

Minha equipe hoje já está desenvolvendo aplicações comerciais assim: usando recursos do html5 e bibliotecas como Angular JS. Isso elimina torna obsoleto e elimina o engessamento de frameworks como o JSF.[/quote]
Beleza, compreendi quanto aos jogos, nunca convivi com desenvolvimento de jogos e não sabia da grande utilização do Flex em jogos, só Flash puro mesmo sem o framework Flex.

O poder do CSS novo realmente dá poder a continuar muitas coisas em HTML 4 e usar o real necessário do HTML5.

Sobre os browsers, as empresas hoje estão mais preocupadas em atualizações do que antigamente, mas há exceções sim.

Sobre JSF eu até hoje não entendo como component based foi virar febre na comunidade Java. AngularJS ou outro framework JS quero experimentar com REST para webapp, sistemas “clássicos” na equipe que trabalho continuamos com MVC server side action based.

Bom … Eu sou apaixonado no Flex. Até hoje faço aplicações de forma simples e rápida, mas tenho que admitir que o FLEX está morrendo, podemos dizer que está com os dias contados.
Uma boa alternativa como o colega escreveu abaixo, é o ANGULARJS, que é bem parecido, e quem já tem domínio no FLEX, não irá ter muitas dificuldades para começar a usar.