O que aconteceu com os sites do Uai Hebert?

De uns tempos para cá não consigo mais acessar nenhum site do Herbert, nem o uaihebert.com nem o uaicriteria.

Alguém sabe dizer o que aconteceu?

Faz muito tempo que está fora do ar, porém até hoje não encontrei nenhum parecer sobre o porque está fora do ar e se vai voltar algum dia.

Sim, já faz um tempo que está offline, procurei algumas vezes o motivo e nada, resolvi perguntar aqui.

Talvez a publicidade não ta pagando nem a hospedagem?

Fazer site pra programador é uma péssima idéia já que é um publico que sabe instalar adblock.

2 curtidas

Só pra constar, hoje em dia tem o “adblocker blocker” que alguns sites de notícias estão usando pra ocultar o conteúdo quando o visitante está com o adblocker habilitado…
Não conheci o site, mas pelo que estão dizendo parece que era interessante…

Para quem quiser matar a saudade ou a curiosidade:

2 curtidas

Adblocker apenas bloqueia anúncios de terceiros. Não impede que o site monetize anúncios nativos, nem informações coletadas sobre o usuário.

Bom, esse último vai ficar dificil tb , porque todos os Macs começam a bloquear tracking no final do ano!

Então acho que só vai sobrar anúncios nativos ou abrir mão do segmento da web que usa Safari.

ps: anuncios nativos seriam aqueles servidos do mesmo IP do site.

1 curtida

É pelo visto ninguém sabe, será que ele deixou de ser desenvolvedor?

Ou um teste pra ver quem ia sentir falta… :sweat_smile:

É uma pena e uma grande perda de material. Ele me inspirou a criar meu próprio site, sem contar os ótimos guias de JPA. Espero que volte logo.

Não acho que o caso era ad ou custo com hospedagem porque isso é barato, talvez seja alguma treta técnica mesmo.

eu encontrei algumas das paginas dele, porem somente em ingles.

Este artigo é de 2012

Senti falta também, ainda bem que tinha algumas coisas salvas aqui… hehe

Pelo twitter dele… ele tá fora do país, talvez parou por falta de tempo… mas gostaria de saber também, porque o conteúdo sempre foi de qualidade.

https://twitter.com/uaihebert

Alguém ainda usa JPA?

Conheço muitas empresas que usam sim, JPA e seus derivados como Spring Data, qual vc usa? JDBC puro?

JPA e a promessa de gerar o schema do banco depois, a partir do código, nunca foi popular nas empresas de desenvolvimento tradicionais. Elas sempre preferiram começar pela modelagem de dados e usar JDBC para conectar.
Nas empresas de desenvolvimento moderninhas, orientação a objetos está em desuso no backend.
Por isso a pergunta, quem ainda usa JPA?

1 curtida

Excesso de engenharia infelizmente faz parte da cultura da comunidade Java. Nunca entendi essa fuga toda das naturezas da fonte de dados utilizada. Fora que tem soluções meio termo como Jdbc Template da Spring.

Opa pessoas, tudo bem?

uaiHebert aqui ( :

O site morreu, realmente. Não tenho idéia se vou voltar com ele. Eu nunca ganhei um tostão com ele e isso não foi o motivo de parado com o blog.

Eu parei de publicar nele justamente quando minha vida virou uma avalanche de coisas:

  1. Migrei de Java para Ruby
  2. Virei lider de TI
  3. Mudei para Alemanha
  4. Migrei de Ruby para Groovy/Servless/JS.

foram 3 anos bem puxados. O problema maior foi que ao vir para Alemanha fiquei bem curto de grana. E foi justamente quando chegou a conta do blog, que era anual. Aí o bolso doeu muito e eu resolvi encostar o blog, se não me engano a conta era de 150 obamas na época.

Um parça gente boa (Bruno Gasparotto) me indicou o webarchive. https://web.archive.org/web/20161228051356/https://uaihebert.com/

Lá tem meu blog todo.

Eu não vinha a anos no GUJ, então desculpe por não ter respondido aqui antes.

5 curtidas

Pelo visto voce conheçe uma parte do JPA e o julga por completo. ( :

Voce pode ter ambas abordagens. DB first ou Model First.

OO em desuso no backend? Essa é nova para mim.

3 curtidas

A especificação JPA define apenas a abordagem Model First.

Pelo visto você conhece ferramentas proprietárias de engenharia reversa e pensa que elas fazem parte do JPA. Na verdade, elas fazem parte da cultura de excesso de engenharia da comunidade Java.

Mas as empresas tradicionais, elas não mudaram, e nem irão mudar sua abordagem, mais fácil não usar JPA.

1 curtida