[off] Faculdade? Qual curso fazer?

:arrow: Penso em fazer vestibular no final do ano, sempre pensei em fazer Ciencias da Computação, nunca falei com alguem que tenha feito ou esteja fazendo este curso, farei mesmo pelo nome, quero trabalhar com programação, é isso que eu gosto, é isso que eu sei, alguem que esta fazendo faculdade que possa deixar comentario sobre seu curso? Era o que você esperava :?:

A resposta é simples: DEPENDE. Depende do curso, grade curricular, faculdade e docentes. Na minha Faculdade, Mackenzie Consolação SP, o curso de sistemas possui grande parte de Desenvolvimento, e análise também, porém excedendo em programação conforme o MEC atestou. De qualquer forma, tive C com um professor que veio do IME USP, que me auxiliou muito, e descobri que gostava de programar, depois tive Análise com um professor muito experiente, e descobri que gosto de desenhar sistemas, fluxos, objetivos. Se você estiver convicto que quer apenas programar, faça Ciências, porem espero que goste de Matemática.

Trabalho com analistas, que projetam sistemas gigantes, uns desenvolvem, outros modelam os dados, outros analisam informações, fazem levantamento, sou o único de Sistemas de Informação, existem mais três cientistas (2 Unicamp e 1 Varçosa MG), e o restante só engenheiros.

Vá a universidade que você está pensando em cursar, pegue a grade curricular, analise bem, e assista a algumas aulas deste semestre para não se arrepender. Abraços.

Fiz curso tecnico, me formei em desenvolvimento para web, aprendi java, delphi e php, um pouco de cada um, foi muito bom, vou fazer em Santa Maria/RS e em Florianopolis/SC, aqui onde moro tem Engenharia da Computação mas nunca me interessei por engenharia e nao quero este curso, estou em duvidas entre Ciencias e Sistemas da Informação.

Obrigado pelo comentario kinow, me ajudou muito na escolha…

Que isso cara, estamos aqui pra isso rs, pretendo ir fazer mestrado pro Sul rsrsrs, ficar longe dessa cidade que já cansou rs, vou passar pelo mesmo sufoco que você está passando. Abraços.

Se eu começasse uma facudlade particular hoje, faria Administração, Engenharia de Telecomunicações ou de alguma outra coisa, psicologia, hsitoria…sei lá, alguma coisa que nao informatica.

Uma facudlade publica e/ou uma faculdade boa eu não tenho tempo nem saco a essa altura (o que eh bem trista ja que soh tenho 22 anos), mas aí sim faria Ciência da Computação.

faça ciencia da computacao numa faculdade decente apenas se voce tiver muito tempo livre e gostar demais de matematica (ou pelo menos aturar estudar 4 anos dificeis de matematica).

eu faco ciencia da computacao no IME USP e confesso que as vezes quero parar com tudo.

ah e lembrando que nem sempre o nome da faculdade diz alguma coisa sobre qualidade e tal… vide o cursinho de informatica da USP Leste… :stuck_out_tongue:

Fiz Sistemas de Informação na Unesp/Bauru
Um bom curso, me deu boa base na parte de sistemas e negocios … porém programar mesmo aprendi trampando, mas a base de algoritmo ajudou bastante.
Sistemas é menos pesado em relação a calculo e física, ja BCC e EC não, por isso eu recomendo Sistemas, afinal ninguem merecer fazer 4 calculos, 3 está otimo rs.

Procure uma faculdade que lhe ofereça um equilibrio entre as áreas.

Faculdade não vai deixar (aliás ‘acho’ que não deveria) você expert em uma única área específica dentro da computação.

Percebo hoje em dia que existem diferentes perfis no curso.Uns amam matemática, outros preferem mais a parte de mecânica automatizada, outras algoritmos, outras análise, etc…

Você tendo um pouco de visão de cada área, vai ajudar a você se especializar em uma quando sair da faculdade (4 anos em média apenas).

O problema é quando vc é submetido a uma cacetada de materias de calculo, ou de fisica, sendo que vc nao se interessa pela area. Mas deve ter um minimo de nocao, pois faz a base do curso.

Bem, eu estudo na FIAP e cada dia que passa venho estando mais satisfeito…

É uma faculdade que une a teoria à prática, e 100% do tempo vc esta exercitando o q aprendeu.

Por exemplo, no 2º ano, vc já tem q fazer um projeto do zero.
Englobando a parte de concepção, planejamento, análise, desenvolvimento e estabilização, simulando o dia a dia de um profissional…

Se contar que TODAS as matérias são técnicas…sem ter aquele blá, blá, blá…

E o melhor, o curso é TODO focado em JAVA.

1º ano
Lógica de Programação com Java
Introdução ao desenvolvimento web (html, javascript, jsp…)

2º ano
JSP, Servlet, Algumas API´s do Java (io, jdbc…), Struts, JasperReports,
JSP.
Introdução a JSF
UML
OO…
etc…

3º ano
J2ME
EJB
etc…

Acho uma boa grade…e uma duração legal…
E o melhor é q vc nao tem um milhão de linguagens e sai sem aprender nada… :lol: :lol: :lol:

Mas lembrando…não é propaganda…

A FIAP tem suas falhas tb…como qq outra faculdade…

Mas vai muito do aluno…

falow

:roll: :roll: :roll: :roll:

[quote=oliveirarenan]Bem, eu estudo na FIAP e cada dia que passa venho estando mais satisfeito…

É uma faculdade que une a teoria à prática, e 100% do tempo vc esta exercitando o q aprendeu.[/quote]
Fazer propaganda ganha desconto? brincadeira! :slight_smile:

Eu voto pra Administração ou algo do tipo.

bom, com todo o respeito do mundo, mas esse curso da fiap que o renan falou eh o melhor exemplo da ultima faculdade do mundo que eu faria.

mas a ideia eh aquela q falei antes: depende do enfoque e a area de interesse do cara…

Cara, tanto Santa Maria aqui no RS quanto Floripa são boas. Floripa possui um grupo de pesquisa bem legal. Basta procurar por artigos científicos que tu verás que eles tem bastante coisas publicadas.

Conheço pessoal de Santa Maria, lá a galera também é fera e se empenha nos estudos.

Acho que qualquer uma das duas escolhas é boa.

Porque não tenta na UFRGS em Porto Alegre?

Muito obrigado, vou procurar pela coordenação das faculdades ano que vem (se eu não pegar DP) hahahaha, minha facul tem ótima estrutura, mas você vê grupos de estudos em frente ao TUSP, e do outro lado da rua o Azaléia, bar suuuuuuuuuper legalize rs

Faça um curso como o da FIAP se você quer pagar por conhecimento que você ganha facilmente sozinho ou no dia-a-dia do trabalho.

Faça um bom curso de Ciências da Computação se deseja conhecimento que vai durar por muito tempo. Vale lembrar que esse curso é frustrante, dificil e sacal em muitos momentos. Mas vale a pena.

tem certeza mesmo que vai querer fazer informatica? :slight_smile: ser escravo? :slight_smile: vai fazer outra coisa e seja feliz :slight_smile:

Saiba que mercado de trabalho é 95% escravidão com tempo mínimo para fazer tudo e usando ferramentas que normalmente você nem gosta.

Acho importante estar sabendo pq informatica hobby, programar como hobby e etc é muito bom… mas em 95% dos casos é totalmente diferente da realidade no mercado. Todo caso…

Eu queria mesmo é ser fotografo, ou ter uma pousada ou talvez arquiteto. Talvez em todos esses casos eu seria pobre miserável :slight_smile: mas teria vida

Eu acho o seguinte: vai depender mais de você do que da própria faculdade.
No entanto, se você tiver paciência, eu recomendo Engenharia de Computação ou Elétrica. Você deve ser novo e gosta de programação, mas vai que depois você se interessa por alguma coisa de hardware também? Acho que fazendo isso você tem mais opções apesar de precisar de bastante paciência para terminar o curso (tem matemática, física, etc no meio).
Também sou suspeito pra falar, pois sou eng. eletricista e trabalho com java, desenvolvimento de hardware e um pouco de administração ainda.
De qualquer forma, essa é minha opinião pra enriquecer a discussão.

:arrow: Me referindo ao ultimo comentario, bem que eu queria poder nao fazer faculdade, nao precisar fazer, viver com o premio da mega-sena, mas isso é só um sonho, prefiro estudar e tentar assim, estou pensando em fazer na UFRGS, nao sei ainda sobre isso, quando criança pensava em ser engenheiro mecanico, mas comecei na informatica e é isso que eu quero mesmo sendo escravo, nao adianta trabalhar com alguma coisa que nao vai me satisfazer, fico com a Ciencias da Computação mesmo…

:arrow: Obrigado pelo Comentario de todos… Cada um ajudou da sua maneira… Sempre Acompanhei o GUJ desde que comecei com Java a pouco tempo uns 2 anos, aprendi muito aqui, e agora me ajudaram…

:arrow: Fico Muito Agradecido com a Ajuda de todos…

:arrow: :arrow: :arrow: Muito Obrigado mesmo… :smiley:

Só mais um comentário, a UFRGS tem um excelente departamento de computação, é uma ótima escolha.

O Ismar Frango?

Bom, posso dar minha opiniao? sei que o topico eh antigo mas… hehe

sou de Porto Alegre e acho que posso dizer algo sobre UFRGS e universidades de Porto Alegre e tal.

Vejamos, a UFRGS eh uma boa pedida para quem nao tem como pagar faculdade nenhuma MESMO e estah interessado em programacao de baixo nivel, o mais proximo de Business que tu vai chegar lah (ciencias da computacao) eh uma cadeira de Empreendedorismo, agora, se vc gosta de hardware tambem, otimo pq o curso de engenharia da computacao eh bastante visado e acredito muito interessante e bom, agora, se o seu negocio eh analise/desenvolvimento de solucoes de TI, trabalhando num nivel gerencial ou coisa do genero a ufrgs nao oferece nenhuma opcao, o melhor daih eh tentar Floripa que tem o curso que vc quer: Sistemas de Informacao.

Agora, eu sou bacharelando pela PUCRS e o curso de Sistemas eh um dos mais visados da cidade nesse sentido e acabamos de mudar o curriculo e ele estah mais interessante ainda! vale a pena dar uma conferida e bater contra o da UFSC… hehe

Good Luck,

my 2 pences.