Opção criar site

Ola galera atualmente estou fazendo alguns artigos, sobre algumas plataformas e me veio a ideia de monta um site pra publica-los…
Como os artigo são de me autoria , entao veio a ideia de cria um site e coloca-los em um site que tambem seja meu.

Porem a duvida é ? seria melhor cria um site com html , css, e algumas linguagem …

Ou cria um blog no wordpress e paga um dominio pra que eu possa manter online pra que outras pessoas leiam meu artigo ?

Também tenho vontade de escrever (ou produzir videos) sobre assuntos que estou estudando, acho legal compartilhar!

Tudo depende do seu objetivo. Se quer focar na produção dos seus artigos e não se preocupar com detalhes da construção de um site, acredito que serviços como o Blogger, Wordpress e até mesmo o Tumblr podem lhe servir perfeitamente e você não precisará gastar um centavo para usar estas plataformas a não ser que realmente queira comprar domínio e investir em templates/temas mais profissionais.

De qualquer forma, se faz questão de construir seu site do zero, difícilmente criar com HTML, CSS e JavaScript puros será viável.

É importante ter um sistema que lhe permita criar, editar e gerenciar todo o conteúdo que você produzir, logo, se já sabe o suficiente a respeito daquele trio citado acima, um possível próximo passo seria aprender Wordpress (o que significa aprender um mínimo de PHP) e criar seu próprio tema personalizado para as suas necessidades.

Outra alternativa muito legal e a que mais me atrai é usar um gerador de sites estáticos como o Jekyll. Com ele você não terá dores de cabeça com questões de segurança e banco de dados. Você gera o site no seu próprio computador e faz o upload para qualquer servidor apenas do HTML puro, seria possível hospedar este site até mesmo no Dropbox, mas o que recomendo é que use o Github Pages como hospedagem. Leia a respeito, pode lhe ser interessante.

@wldomiciano obrigado pela dica, tambem dei uma fuçada e vi que o wordpress é melhor opção, porem é de obritoriedade saber php pra li da com ele,…

Ou o php só vai ser util se eu precisa customizar melhor meu site ?

Pois atualmente to estudando java dai nao quero estuda outra linguagem por enquanto srs

Mexi pouco com o Wordpress, apenas o suficiente para matar a curiosidade, mas acredito que terá que aprender apenas o mínimo de PHP, não terá que entrar nos detalhes da linguagem, apenas o suficiente para entender as funções dele.

De qualquer forma isso só seria necessário se quiser criar temas personalizados, mas você pode criar uma conta gratuita no wordpress.com, escolher um tema que lhe agrade dos vários disponiveis e começar a postar sem qualquer dor de cabeça adicional e focar apenas em produzir conteúdo de qualidade.

Você só vai precisar saber PHP para customizar o Wordpress. Se for só para blogar, você pode usar só a interface tranquilamente.

1 curtida

Vou criar mesmo só o blog , aprender php custa tempo rsrs

Se você já estudou um pouco de Java, PHP não é nada demais, ainda mais com Wordpress que vem tudo mastigado e com centenas de templates grátis. Mas se ainda assim quiser uma solução mais próximo para usuário final, tente o https://www.blogger.com

Massa vou olhar.

Sim, a pronta modelos mais fácil criar

Sim, a pronta modelos mais fácil criar

Qualquer site deve ser feito no normal plataforma, para que não tenha falhas. Eu consegui fazer a partir de temas fantásticos no site http://www.templatemonster.com/pt-br/ . Aconteceu muito rápido e de baixo custo.

Eu preciso usar criador de sites, tipo CMS, pois são mais fáceis de atualizar, eu usei um modelo deste site https://www.templatejoomla.com.br/ O bom é que se você precisa alterar o logo por exemplo, é só alterar uma vez em vez de alterar em todas as páginas.