Opiniões sobre melhoria?

Gostaria de fazer um debate saudável sobre como podemos melhorar mais o nosso Fórum GUJ, como por exemplo:

  • O que poderia ter, que não tem hoje?
  • A parte de formatação de código, poderíamos colocar mais enfase nisso, como montar e como formatar, para que tenhamos um layout ideal nas perguntas e respostas?
  • Idéias de qualquer âmbito, novos recursos, algo do tipo … etc ???

Um outra pergunta é sobre StackOverflow a versão Brasileira:

  • O que vocês acham do site em relação a Perguntas e Respostas que existem por ai, e como é feito a parte de site e homem (que acredito ser bem falha, opinião própria)?

É comum ver novos participantes novos solicitando orientações sobre exercícios.
Poderia ser criada um área, onde ao invés de somente criticar um participante, pudesse classificar o tipo de ajuda que ele precisa, negando ou permitindo a abertura do tópico.

Ex.:
a) alguém pode resolver este exercício pra mim (mesmo que em outras palavras)?
Não cria o tópico.

Se conseguir criar, neste cenário, ao tomar conhecimento, fecharia o tópico informando que a comunidade tem a visão de que não é benéfico prover soluções desta natureza, por isso o tópico foi fechado.

b) Estou com dificuldade pra resolver este exercício, preciso de ajuda/sugestões:
Antes de um membro tacar pedra, ele deveria ser orientado a indicar fontes para o interessado e em alguns casos, informar sobre a necessidade de postar o que fez, se possível.

Ocorre que o conhecimento é algo caro e o fornece quem dele dispõe de sobra, assim, só de indicar uma apostila da caelum, um vídeo do Guanabara ou XCript entre outros, este participante poderia ter uma visão diferente da comunidade e se tornar um futuro membro com grande conhecimento.

Por que isto?
Querendo ou não o que mais vejo é pedido de suporte, pouco vejo discussão.
Sem abrir o tópico, estou supondo que o que marquei é equivalente a um pedido de suporte/ajuda/solução e não uma discussão:

Então se alguém não tem base para comparar, ouça o hispster, ali temos uma discussão sobre tecnologia, não precisa ser no nível deles é apenas para ter um meio de comparação.

Outra coisa, os assuntos gerais deveriam estar sobre o menu Programação.

Bom, está é minha percepção.
Deve haver espaço para o que é benéfico.

A comunidade precisa:
I) de quem pergunte;
II) de quem responda;
III) de quem aprenda;
IV) de quem discuta.

Assim, dá pra perceber que não é uma comunidade de profissionais de tecnologia, mas de pessoas que querem algo com ela.

Se for pra ter somente profissionais, deveria cobrar por suporte.
Mas vejo profissionais, que ajudam “gratuitamente”.
Ao meu ver nada é de graça, tudo tem um preço, nem que seja a satisfação pessoal de ensinar, ajudar, ou aprender junto.

Uma vez entrei em um fórum de matemática.
Uma pessoa estava pedindo ajuda com o exercício.
O participante disse que não estavam alí para resolver nada.
O solicitante argumentou que o ensino dele foi pobre e não sabia nem como fazer a pergunta.
O participante deu a resposta, foi uma solução naquele momento, mas o ideal era indicar vídeos, etc, outras fontes onde pudesse aprender.
Não estou criticando, longe disso, mas o melhor seria apontar o caminho, pois assim a pessoa se vira sozinha.

Nothing is Free.

2 curtidas