Paradoxo da TI, um desabafo

A algum tempo venho percebendo algo muito ruim e desmotivador para nossa área (TI) e resolvi escrever esse post como um desabafo geral.

Primeiro vou falar um pouco de mim para vocês entenderem porque minha indignação. Entrei na Universidade com 18 anos e me formei aos 22 anos em Ciência da Computação, comecei lá de baixo, ralando e sofrendo como todo mero mortal (ainda continuo ralando até hoje mas sem sofrer, rsrsrs).
Comecei como Técnico de Informática (aprendi muito sobre suporte mas não era o que eu gostava, então comecei desde o primeiro semestre começar a estudar desenvolvimento/engenharia de software com muito foco e garra), logo após me formar consegui uma vaga como Analista de Sistemas Junior (salário R$ 3mil), as coisas já começaram a mudar pra mim, comprei meu primeiro carro, fiz pós-graduação e comecei a economizar para adquirir bens maiores.
Nessa mesma época consegui fechar contratos com empresas grandes para construção de softwares, valor ainda pequeno mas que já aumentou minha renda bruta. Me espantei quando consegui fechar um desenvolvimento de um software por R$ 30 mil reais (divido para 3 desenvolvedores), foi o meu primeiro mas não meu último, fechei mais uns 2 nessa faixa de valores.
Hoje, tenho 25 anos, já estou como Analista de Sistemas Pleno (R$ 5mil CLT) e ainda tenho mais uns contratos a parte o que me rende por mês uma receita de R$ 6mil bruto. Tenho um bom carro, uma casa e estou adquirindo um apartamento agora, se tudo der certo e Deus quiser. Tudo isso conquistado apenas com a área de TI, nada mais. Hoje na empresa em que trabalho sou considerado quase como um arquiteto de software, por resolver problemas mais graves e sempre tirar dúvida de todos.

Hoje no trabalho me espantei com a atitude de algumas pessoas, o que eu já venho acompanhando desde quando entrei na área. Um rapaz, ainda no Ensino Médio, foi até a empresa conhecer a área de desenvolvimento de sistemas porque queria fazer computação, um profissional/colega chegou a esse rapaz e disse: “Não faça isso, faça algo que dê dinheiro, faça Direito”. E de fato eu vi MUITOS saindo de TI e indo para Direito.

Eu logo pensei: Tenho amigos na área de Direito que tem Mestrado, Doutorado e cursos em Harvard e ganham menos que eu, e olha que R$ 6mil não é um rio de dinheiro mas da pra viver muito bem, ao meu ver, se você tiver juízo e controle financeiro.
É claro que existem casos e casos, já vi advogados andando de Camaro mas também já vi advogados que ralam pra ganhar uma esmola. Assim como conheço pessoas na área de Ti que ganham 2mil e aquelas que ganham 13mil em empresas privadas se for concursado então nem se fala.

Não vou ser hipócrita aqui em dizer que nunca pensei em fazer outro curso, já sim, mas porque ? Apenas pela energia negativa que nós acabamos recebendo de profissionais insatisfeitos, porque do salário eu nunca reclamei, não pretendo ser rico, mas viver bem e poder viajar e usufruir de coisas boas, e graças a Deus eu consigo fazer isso sem preocupações. As vezes eu paro e penso um pouco ? Será que se eu tivesse feito Direito ou Eng. Civil e etc, eu estaria melhor agora ? Será que estaria mais feliz ? Sempre dediquei todos os meus esforços e recursos para a área sem desviar para esquerda ou direita, será que estou jogando minha vida fora ? Isso é uma coisa que realmente me preocupa pois o futuro para mim é algo MUITO importante. Eu não queria ter essa dúvida na cabeça, mas de tanto escutar insatisfações alheias isso não tem como ser ignorado.

Nesses 4 anos, aproximadamente, eu posso contar no dedo as vezes que eu levantei para trabalhar sem vontade, pois eu quase sempre estou muito disposto a ir trabalhar. Minha esposa até diz: “Esse menino ama o trabalho, quer ficar até tarde trabalhando eu que paro ele”. É claro que tem aqueles dias que você está cansado e isso é normal.

Infelizmente vejo uma grande insatisfação, já ouvi coisas como: “Olha está se formando em computação, outro ferrado”. Meu pensamento sobre isso é: “De cada 10 profissionais formados apenas 2 ou 3 são verdadeiramente profissionais e bons no que fazem e por isso se dão bem”.
E quando digo profissional não é só ser bom naquilo que faz, mas o conjunto: pontualidade, comunicação, vestimenta, interesse, habilidade e etc. Eu observei todos que falam esse tipo de coisa e percebi que eles não tem essas características, as vezes são até bons no que fazem, mas são desleixados, “atrasildos”, descomprometidos e etc.

Eu não lembro nenhuma vez ter reclamado da minha área, pois quando ganhava apenas R$ 1200 como Técnico eu estudei mais e mais porque sabia que eu poderia ganhar mais e consegui, mas ainda não parei e espero não parar aqui. Tenho um exemplo prático no trabalho, um rapaz que ganha por volta de R$ 7mil e fica o dia todo no facebook e whatsapp sem fazer nada, e depois reclama que ganha muito mal.
Na minha família sou visto com o “bem sucedido”, ninguém é da área mas todos me veem como quem conseguiu arranjar um bom emprego e ganhar bem, será que foi sorte ? ou uma mistura de sorte com esforço ?

Bom pessoal, obrigado para quem leu até aqui, esse foi um desabafo do que sinto hoje e espero que tenha algum psicólogo aqui para me ajudar a entender esse Paradoxo que estou passando em plenos 25 anos.

5 curtidas

Muito interessante seu desabafo.
Um belo incentivo.

Olá, olha você não é o único a falar isso… Conheço alguns ex-colegas de faculdade que depois de TI, partiram pra fazer outros cursos… Tipo Engenharia Elétrica e Direito…
Mas um professor na faculdade ja dizia, que as vezes cansa só a área de TI… Por isso vão estudar outras áreas pra digamos abrir novos horizontes e até abrir um negócio próprio… depois, ser dono seu próprio chefe…
No seu caso, pode se fazer uma pós em Negócios, Projetos… ou cursar Direito… afinal, se você tem condição e cabeça… estudar é ainda um bom negócio…

Já pensou juntar uma grana fazer um MBA em Business fora do Brasil ? Pode ser um bom negócio aprender uma nova cultura conhecer pessoas novas e ainda aprender muito sobre Business …
Eu acho que seria uma boa ideia e quem sabe voltando para o Brasil mais maduro abre sua empresa :wink:

Eu tenho 14 anos e também sou como você, me preocupo MUITO com o futuro
Comecei a me interessar na programação aos 13 anos. Hoje sei java e tô aprendendo android (do jeito que eu amo isso eu comprei um livro e chegou hoje. Já li 103 páginas). Tenho em mente em terminar meus estudos em inglês e ter muitas qualidades para entrar nessa área que eu amo.
Confesso que já me rendi uma vez por causa das pessoas dizendo q TI não presta e engenharia e médico dar dinheiro de verdade, eu logo pensei que se eu faço aquilo que não gosto muito eu logo vou me aborrecer diariamente e não vou fazer um trabalho bom, entregando tudo atrasado, esquecendo coisas a fazer e querer terminar rápido para se livrar! Eu estudei as férias toda matemática(porque achei que engenharia civil seria a minha área que amar-se). Estudei tanto que passei no 1º bimestre do 9º ano com nota 8 sem estudar e prestar atenção no quadro por quê já sabia. Todo conhecimento é bom e por isso essa de estudar matemática nas férias todas me fez muito bem! Espero que futuramente eu tenha um salário parecido com o seu. Não quero muito. Só quero o suficiente para viajar e fazer as pessoas que mais amo em minha volta felizes :slight_smile:

Tenho um curso de java no youtube e pretendo fazer o de SE completo. Quem quiser passar lá :))

Ele não mentiu cara no Brasil direito dá muito dinheiro mas somente para os casos em que voce tem o seu proprio escritorio e uma boa carteira de clientes, ou entao quando voce é advogado de traficante ou de politicos corruptos.
Se voces nao sabem, honorario de advogado pode ter sido produto de roubo, assalto a banco nao importa é algo INVIOLÁVEL.
Dá dinheiro sim mas nao é para todos, muito advogado por aí tá vendendo almoço para comprar a janta e vice versa.
Tem de ter pé no chão, TI nao é algo que faça alguem rico hoje em dia , salvo uns caras que fazem start ups inovadoras o que no Brasil nao ocorre nunca.
É a realidade da vida, mas TI dá pra ganhar o pão de cada dia ainda. Na duvida saia do país.

Cara criei uma conta apenas para te responder!
Parabéns acredito que quem reclama da área deveria esta fazendo mesmo outra coisa, porque não tem coisa melhor que trabalhar em TI, quando se ama o que faz, nós temos um poder infinito nas mãos! Para aqueles que não são acomodados facilmente podem inovar na área e uma sugestão para caso esteja entrando num momento de “mesmisse” pense em um sistema, monte sua startup e continue aprendendo novas tecnologias, procure novos patterns, entenda refatoração procure novas ferramentas para otimização de desempenho \o/

Parabéns novamente, tudo que disseste ai é exatamente o que também vejo, mas acordar e reclamar do trabalho é de pessoas acomodadas que nem deveriam estar em TI porque não são verdadeiramente profissionais.

Eu acredito que seja bem normal ter esse tipo de pensamente, todo ser-humano quer o melhor pra ele e para sua família. Talvez você poderia ganhar mais em outra área ou não, mas você poderia fazer algo que não gosta além de não poder ganhar o mesmo salário que você já ganha.

E sobre o curso de direito eu posso dizer que não é essa realidade que as pessoas imaginam, o mercado de direito está totalmente saturado, é bem comum você achar estágio de R$600.00, a maioria dos alunos querem ir para área pública, imagine como essa área vai ser daqui 5~10 anos.

Se eu pudesse fazer outro curso seria ciências contábeis, a área não é tão saturada, e ainda você ganha mais conhecimento para a área fiscal.

Legal você ter compartilhado esse pensamento que quase todo profissional tem, sendo de TI ou não.

Abraços.