GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

PHP ou JAVA ? Qual vale mais apena investir ?


#1

Olá amigos, faz um tempo que me formei como analista de sistemas, mas não segui área e estou buscando treinamento para relembrar e me especializar. Estou com dúvida como esta o mercado hoje, e em qual linguagem devo investir, pelo menos inicialmente.

Agradeço por toda ajuda. Obrigado.


#2

Cara, o mercado pra ambas está bom. O negócio é saber pesquisar. Aqui onde eu moro, teve um tempo que tava surgindo varias vagas para gente que trabalha com PHP e eu tava até querendo mudar pra PHP por conta de emprego, mas continuei com Java. Agora tá chovendo vagas para quem trabalha com Java. O ruim de ser iniciante é não saber muito e o pessoal querer um “iniciante experiente”, mas se a pessoa for esforçada e demonstrar interesse, têm empresas que querem esse tipo de pessoa pro time. Mas aí, depende da empresa, depende de como tá o mercado por onde tu mora… N fatores. Uma dica que eu dou é não querer “agarrar o mundo com as pernas” pra não correr risco de não ter o aproveitamento devido. Isso tudo, falo somente por mim. Espera que já vêm mais opiniões diferentes.


#3

Veja você mesmo as vagas da sua região. Tendo vaga, prefira Java ou .NET, que na maioria dos casos são vagas que pagam bem mais do que as de PHP, por serem mais usadas em grandes empresas.


#4

Depende:

Região, Empresas e principalmente invista naquilo lhe deixe confortável, não adianta aprender Java ou PHP na marra, e sim existe uma identidade nisso tudo, se um dia vai entender!


#5

Concordo com tudo isso.
Abra os classificados especialistas em desenvolvimento na tua região e faça uma pesquisa acerca da quantidade de vagas ofertadas para cada linguagem e qual a média salarial, bem como evolução de carreira.


#6

Obrigado meus amigos, que me ajudaram e deram dicas, creio que vou optar por seguir o Java pois já tive na faculdade e acaba sendo mais tranquilo pra eu me desenvolver. Atualmente estou em SP e tenho pretensão de ir trabalhar na Europa ainda não decidi o pais, irei ficar um tempo por lá e vi que tem bastante vagas e por ser uma linguagem estável no mercado a anos e tem demonstrado um crescimento continuo, irei optar por ela. Mas creio que PHP também esta lado a lado, mas quem sabe mais na frente aprendo também. Vou me dedicar o máximo!

Quem tiver pequenos projetos e quiser me envolver, algo que eu possa contribuir para ajudar em algo, estarei a disposição para contribuir no desenvolvimento. A ideia é contribuir em algo para eu ir adquirindo experiencia, estou a disposição para ajudar. Segue meu Whatsapp 11 98877.5272

Grato por tudo meus amigos! Grande abs e bom fds. :slight_smile:


#7

Pra desenvolvimento, eu focaria em Clojure ou Go para backend, e Android ou Swift para o front-end.

PHP e Java sao linguagens com grande mercado sim, mas basicamente são vagas para suporte/manutenção, e portanto pagam muito pouco (além de serem “ruas sem saída” em termos de carreira).


#8

Por ser relativamente novo, logicamente Go ainda não é realidade no grande mercado. Mas pensando de forma independente, deve-se investir ou pelo menos acompanhar. Go é uma linguagem fantástica pela simplicidade, sem parafernálias muitas vezes seguidas por desenvolvedores Java e até mesmo C#, que usam muitas firulas técnicas que servem mais pra consumir recursos do que manter o foco na funcionalidade.


#9

Eu vejo essas perguntas abertas, e depois acabo lendo respostas que não concordo, porque, até fogem do espirito inicial da pergunta, ai eu me pergunto será que não tem espaço para todo mundo?

O problema também são os comentários que não são verdades e são mais opiniões próprias do que realmente serventia para alguma coisa, e cada um tem o seu espaço e deixe o espaços dos outros já visto que cada um escolhe aqui lhe permite amar!

Texto um pouco filosófico, mas, nada na vida é mais importante que sua própria escolha.


#10

O mercado consumidor não liga muito para o que você usa no backend do seu software.
Já o mercado corporativo, sim. Mas esse tem outro problema, que é estar fora da realidade para aqueles profissionais que não moram, e não querem se mudar para grandes centros urbanos.


#11

Sim, para o consumidor final não importa qual tecnologia no back-end, portanto que atenda a experiência com uma resposta eficiente. Isso pode ser melhor favorecido por tecnologias compiladas e que consumam menos recursos no servidor. Claro que isso não é regra, tudo depende também dos desenvolvedores, da infra, além do porte do cenário que precisa ser atendido, onde pode ter casos que PHP por exemplo possa atender perfeitamente.

Em relação ao objetivo do post, a realidade da maioria das vagas em grandes empresas principalmente é Java, .NET. e SQL.


#12

Isso vai depender da cidade. A maioria das cidades brasileiras não tem grandes empresas de TI. E dizer pra quem mora no interior de Minas focar em Java e .NET porque é usado em grandes empresas de São Paulo e Rio nao faz muito sentido. :slight_smile:


#13

Sim, depende da região como já falamos, pro autor do tópico inicialmente parece ser o caso investir em Java por exemplo, e para fora do Brasil ele poderá investir em outras coisas.

E quando falo de grandes empresas, não me refiro a empresas de TI (eu pelo menos fujo disso), e sim atividade-fim.


#14

Existe alguma atividade-fim que ainda não foi engolida por TI? rs


#15

Você interpretou de outra forma. Quis dizer atividade-fim: empresas do segmento de energia, bancos, hospitais, etc. Empresa de TI: software house, consultorias, etc.


#16

Vc esta dizendo que prefere ser o lado cliente num contrato de TI, ao invés de fornecedor? é isso?

Sem dúvida, ser cliente é muito bom… :wink:

Mas no caso, programadores produzem software, então é natural que eles atuem no lado fornecedor. Pelo menos até bancos e outras indústrias começarem a ter que criar seu próprio software. Ai esse negocio de atividade-fim vs. TI começa a ficar mais nebuloso. :slight_smile:


#17

Não num contrato de TI, que seria terceirização através de consultoria, mas direto pela empresa que a “atividade-fim” não é TI.


#18

Pra desenvolvimento, eu focaria em Clojure ou Go para backend, e Android ou Swift para o front-end.

PHP e Java sao linguagens com grande mercado sim, mas basicamente são vagas para suporte/manutenção, e portanto pagam muito pouco (além de serem “ruas sem saída” em termos de carreira).

Achei interessante essa linguagem GO do Google, parece bem bacana, vou sim acompanhar ela. Obrigado pela dica.


#19

Por ser relativamente novo, logicamente Go ainda não é realidade no grande mercado. Mas pensando de forma independente, deve-se investir ou pelo menos acompanhar. Go é uma linguagem fantástica pela simplicidade, sem parafernálias muitas vezes seguidas por desenvolvedores Java e até mesmo C#, que usam muitas firulas técnicas que servem mais pra consumir recursos do que manter o foco na funcionalidade.

Obrigado pela Dica javaflex irei acompanhar o GO também. Estou querendo fazer o treinamento na Caelum de Java e Android parece bem interessante o treinamento, porém investimento inicial é puxado.


#20

Puxado mesmo. Invista primeiro no que vai te dar retorno diante do seu objetivo inicial.