Plataformas de desenvolvimento

Para desenvolver para android é usado java, pra ios o swift ou objective-c. Porém com xamarin desenvolve para essas duas plataformas e para Windows Phone tbm apenas com com C#, e tem outras plataformas surgindo que estão com essa mesma proposta, de programar 1 vez só independente do sistema operacional. Com essas plataformas como o xamarin e possível desenvolver com a mesma qualidade e tudo mais? Pq se for msm a tendência vai ser parar de desenvolver nas linguagens do SO. Atualmente estudo java e estou desenvolvendo um app, quero seguir carreira como desenvolver mobile, no futuro aprender swift e tal para programar pra Android e ios. Porém com isso não sei se compensa estudar C# por exemplo para desenvolver para as duas plataformas com xamarin,.oque vocês acham? Quais são as vantagens e desvantagens?

Primeiramente, você tem que saber Swift e Java de qualquer maneira se quer viver de desenvolvedor mobile (mais algumas linguagens de backend tb, só pra garantir).

Segundo, “independente de sistema operacional” que eu conheço, é a web, você cria uma pagina e sabe que ela funciona em todo navegador. No caso de um projeto xamarim, o desenvolvedor ainda tem que testar em todos os devices, e ainda pode ter que criar bifurcações no seu código pra lidar com particularidades de cada aparelho.

E dependendo da complexidade do projeto, pode ficar mais simples criar dois projetos separados mesmo, não vejo problema, só existe Android e iOS que vale a pena suportar mesmo. O que acontece é geralmente as pessoas publicam para iOS primeiro, e para Android depois.

1 curtida

Obrigado, esclareceu bastante.