Ponto de partida

Olá pessoal!

Sou novo na área de TI e gostei bastante da ideia de ser um desenvolvedor e tal. Dei uma pesquisada e me disseram que deveria começar por Html, Css e Javascript que são as linguagens mais fáceis para se aprender, já que sou iniciante.

Tenho noções básicas de Html e um pouco de experiência, pois já usei bastante o blogger, e já mexi um pouco no Terminal Debian pra Android mas estou mais interessado em programar. Já fiz uns testes em alguns Scripts em batch (.bat) no cmd no Windows e achei muito interessante esse mundo da programação.

Desde pequeno gosto de mexer em computadores, aos meus 12 anos fiz um curso de Hardware e Redes, porém, logo ao concluir o curso mudei de estado e estou a 2 anos sem pegar num computador profissionalmente, mas ainda tenho a manha de consertar… pelo menos um pouco ^^

Ah, detalhe, no momento tenho 15 anos e nessa sexta faço 16, estou no primeiro ano do médio mas já sonho em terminar e fazer uma tão sonhada faculdade de engenharia de software. Será que sou muito novo pra isso?

Sabe, pesquiso bastante, e na internet acho muita informação e acabo ficando confuso com tanta coisa, não sei por onde começar literalmente. Perdão pelo longo texto, mas vocês poderiam me ajudar?

Sou um iniciante completo e cheio de dúvidas. No momento estou tentando aprender Html, Css e Javascript tudo junto com uma apostila que peguei na Caleum, estou fazendo certo?

Boa tarde futuro colega. Se voce deseja realmente ingressar nesse mundo tao apaixonante que é o desenvolvimento de software recomendo que comece por estudo de Logica de programação e Algoritmo e estrutura de dados… Comece por linguagem C que é ao meu ver a base para qualquer linguagem de programação… Consideremos que voce quer aprender html… css… que nao sao linguagens de programação e sim linguagens de marcação e estilização nao necessita de desenvolver sua logica, mas isso te prenderia á um mundo Front-end, porquanto esse mundo te levaria ao aprendizado do JavaScript, que apesar de facil é uma linguagem de programação, que em algum dia muito proximo pode se defasar e so restar a Arquitetura de dados fracamente tipada (pesquise á respeito) que é o JavaScript. Mais uma vez, siga os passos> Lógica> Algoritmos e estruturas de dados (C preferencialmente)> posteriormente HTML5, CSS3 e javascript (so para pegar uma base mesmo, porque os frameworks existentes meio que nao exigem que voce seja um expert no assunto, porem tenha a base) mas isso é assunto pra outra hora… Abraços !

1 curtida

Vou focar primeiro em lógica, algoritmos e estrutura de dados… em seguida irei para a linguagem C, de acordo com seu conselho. Vou pesquisar um pouco mais também, obrigado pela dica! Abraços!

Esses conselhos foram pensando no seu futuro, como todo estudante de T.I a paixão pela tecnologia nao vai te deixar se bloquear á ser um desenvolvedor Front-end, e vai buscar coisas á mais, chegando ao ponto que estou hoje, um Desenvolvedor Full Stack, pesquise á respeito tambem, vai ser muito interessante saber o que é isso. Digo isso porque comecei como voce, querendo apenas criar sites bonitinhos e com muita curiosidade cheguei muito adiante!

1 curtida

@Toddynho_13 C é bom porém também recomendo dar uma olhada em C++ (apesar de C ser mais simples que C++). Dê uma olhada sobre POO (Programação Orientada a Objetos, como C# e Java (a qual eu uso :3)).

Caso você acabe gostando de C, recomendo, depois de dominar a linguagem passar para o C++ que é uma POO muito poderosa! (Apesar de eu achar Java mais fácil para quem nunca programou além de HTML :p)

Aqui estão alguns links que podem ajudar :3

Sobre POO (Devmedia): https://www.devmedia.com.br/os-4-pilares-da-programacao-orientada-a-objetos/9264

Eu tenho um livro em PDF, que é o guia oficial para utilizar a API OpenGL (Desenvolvimento de Aplicações Gráficas como jogos), este guia é o Oficial da Kronos (empresa que mantem o OpenGL) custou uns 150 reais porém estou disposto a compartilhar com todos este livro :smiley:. Quem quiser manda PM que eu envio um link para download.

Ah! OpenGL não é para os fracos, demora para se dominar (principalmente no inicio) porém creio que será uma boa forma de lapidar suas habilidades latentes :3

Boa sorte e bem vindo ao mundo da programação!

1 curtida

1-Eu recomendaria começar com Lógica de programação e estrutura de dados.
Treina bastante lógica, faça uma porrada de exercícios. Não interessa se for em VisualG-“Portugol” ou no Eclipse-Java. Fortifica essa parte bastante.
2-Depois disso, parte para banco de dados, aprende o básico.
3-Depois você pega por exemplo um Eclipse com Java ou um Visual Studio com C# e faz um sistema de alguma coisa, usando a sua logica + banco de dados + linguagem + ferramenta de desenvolvimento. Inventa um sistema, no meu curso na época fizemos um gerenciador de Motel, saiu de tudo que é sistema, foi divertido e didático.
4-Depois parte para POO(Programação Orientada a Objetos).
5-Padrões de projeto.
6-Gerenciamento de projetos.
7-Versionamento e repositórios.
8-Programação web(HTML, CSS e JS)

Tudo isso você encontra em cursos online ou free na internet, procure e pesquise no tio Google. Terminando isso você já terá uma boa base. Se você quer ser empregado logo, então estude Java e C#, são duas linguagens com bastante oportunidade de trabalho dependendo da sua região. Isso que eu passei aqui, é uma opinião, pode ser que eu tenha esquecido de algo. De começo, aprenda de tudo que você puder. Treine e teste. Depois mais la pra frente, talvez uns 2~3 anos, você decide em que área deseja investir e focar.
Tenha exemplos bem codificados, você poderá apresentar isso numa entrevista de emprego dependendo da oportunidade. Você tem 16 então na teoria, tem bastante tempo livre. Aproveite bem isso. Boa sorte e divirta-se. :grinning:

1 curtida



1 curtida

Se você for um completo iniciante em programação e não entende conceitos como variáveis, funções, tomadas de decisões e laços de repetição, recomendo fortemente que comece por essa playlist:

Curso de Lógica de Programação

O professor Gustavo Guanabara tem uma didática que gosto bastante. Não acompanhei a playlist acima, o conteúdo dele que já segui foi sobre Banco de Dados e me ajudou muito.

Mesmo que vc já tinha algum conhecimento, acredito que vale a pena rever os conceitos da forma como ele ensina. Aproveita também e veja a playlist sobre bases númericas, talvez vc já tenha noção sobre isso dado seu background em hardware, mas de novo, vale a pena rever os conceitos.

O próximo passo seria definir qual caminho vc quer seguir. Se quiser ser desenvolvedor front-end, vai ter que ver JavaScript. Se for de back-end, poderá escolher entre JavaScript, Java, PHP, C# entre outras tantas linguagens disponíveis.

A escolha só depende de vc e de seus objetivos, não acredito que a essa altura do seu aprendizado haja alguma linguagem que seja mais fácil ou mais adequada ao iniciante.

Se vc quiser mirar no mercado de trabalho, pesquise em quais tecnologias as empresas da sua região mais exigem conhecimento e invista nela.

Se quiser desenvolver apps para Android, recomendo ir pelo caminho oficial, isto é, aprenda Java. Vc tem a opção de aprender Kotlin ao invés de Java, mas acredito que, atualmente, vc terá mais chance de sanar as dúvidas que surgirem pelo caminho se ir de Java.

Se quiser desenvolver apps para iOS, aprenda Swift.

Enfim… há muitas possibilidades muitos pontos de partida como vc mesmo disse, então fica mais facil diminuir a quantidade de opções definindo um objetivo.

De qualquer forma, deixo aqui minha sugestão de próximos passos pra vc ainda me baseando no conteúdo do Guanabara.

Java para Iniciantes

Ou

PHP para Iniciantes

As duas playlists acima são equivalentes, só muda a linguagem. Em seguida, aprofunde-se em Orientação à Objetos com o conteúdo abaixo:

POO em Java

Ou

POO em PHP

Novamente a escolha é sua já que o conteúdo de cada playlist é equivalente.

Os colegas sugeriram que comece aprendendo C e se for por esse caminho, recomendo o livro Use a Cabeça! C que li e gostei bastante.

A dica que dou, se for acompanhar as playlists que citei (ou qualquer outro conteúdo em vídeo), é que vá aumentando a velocidade dos vídeos aos poucos, assim vc conseguirá absorver mais conteúdo em menos tempo.

Quando eu estava aprendendo sobre banco de dados, teve uma hora que eu estava assistindo com a velocidade em 2x; num video de 15 minutos, eu estava gastando menos de 8 minutos. Menos tempo assistindo pode significar mais tempo exercitando.

Mas preste atenção! Só faça isso se estiver confortável com a velocidade e isso não esteja afetando negativamente seu aprendizado. De qualquer forma vc é novo, é melhor ir com calma nesta etapa do seu aprendizado, mas fica aí a dica mesmo assim ^^.

A última dica é:

Faça sua escolha e tente não ficar mudando de foco.

Se escolher Java, tente seguir firme nisso.
Se escolher Python, tente ir o mais longe que puder nisso e etc…

Não que vc não possa mudar seus objetivos ao longo do caminho. Vc pode e deve se for sua vontade, apenas não deixe muitos projetos inacabados por aí.

Se perceber que está mudando demais de linguagem/tecnologia, reveja seus objetivos e tente ser mais focado para não desperdiçar muito tempo com coisas que não vão dar em nada.

Bons estudos!

3 curtidas

Para treinar lógica em várias linguagens…

Olá amigo, o ideal mesmo acho que seria você procurar por um bom curso gratuito e bem estruturado preparado para novatos porque isso vai fazer você tem uma boa sequencia no aprendizado.
EU quando estava aprendendo fiz um curso técnico de programação gratis na ETEC, tem um curso que recomendo muito para iniciantes é o curso do professor Gustavo Guanabara, comece pelo curso de front -ned e depois faça o de lógica, melhor curso grátis disponível que conheço.

o nome da plataforma é Curso em Video

também tem o site

https://www.cursoemvideo.com/

1 curtida