GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Por qual caminho iniciar na programação

cursos
programação
graduação
Tags: #<Tag:0x00007f725c654700> #<Tag:0x00007f725c654548> #<Tag:0x00007f725c6543e0>

Boa noite a todos que puderem ajudar,

Tenho 24 anos e sou formado em engenharia eletronica e pretendo entrar na área de programação, atuando em sistemas embarcados. Estou com conceito de aprender a programar para dispositivos mobile e programas para computadores (irei tomar foco em algum, porém o principio é ter no minimo noção nos 2), e não sei como começar. Pensei em fazer cursos, por serem mais específicos e não enrolarem com o tema, porém vista pelo mercado de trabalho ouvi comentários de pessoas que trabalham na área e falaram que o melhor é fazer uma graduação mesmo. E no momento estou nesse impasse, não sei se faço os cursos ou uma outra faculdade.
Quem puder dar opinião agradeço.

Boa noite Marcelo

Pela experiência que estou tendo neste momento, vejo que as empresas não estão tão interessada em graduação, mas sim no saber fazer, ou seja, codificar. Tenho faculdade de TI, mas agora estou focando em programação, tenho ido em algumas entrevistas e o que pude ver foi isto. Se tiver duas pessoas disputando uma vaga, um tiver faculdade e não tiver experiência e o outro tiver cursos exemplo de java e tiver experiência e também tiver um portfólio de programas desenvolvidos alocados no GitHub, com certeza o emprego é do último. As empresas estão sem paciência para com os novatos, é apenas produzir e produzir, e além de tudo saber um monte de coisa. Esta área é para apenas aqueles que amam senão desiste rapidinho. Espero que tenho ajudado, essa foi minha opinião. Como conselho foque numa linguagem, domine-a, faça cursos, certificações, e code muito, esse será seu diferencial. Indicação: Cursos top na Alura, recomendo.

Bom dia Ramaral.

Estava vendo escolas para fazer os cursos e encontrei alem da Alura, escolas como Caelum e Impacta, dizem que são boas, porém em nenhuma delas encontrei a “grade completa”, que seria a lógica de programação, C mobile e por aí vai. Apenas Alura apresenta esses cursos, porém ela é online.

Boa Tarde Marcelo

Legal, a Caelum é uma escola física e é dona do portal Alura também. A impacta eu não conheço, por isso não posso dar minha opinião.
No site da Alura você encontra toda a programação dos cursos e eles também tem uma editora de livros bem legais que é a www.casadocodigo.com.br e também agora tem podcasts que é o hipsters. tech, se você colocar no google encontra fácil. Indico pois é o segundo ano que eu faço curso nela e até o momento não tenho que reclamar.Qualquer dúvida estamos as ordens.

I do not know if I take the courses or another college.
my opinion is best you can, take a course because a lot of things you have like certificate, so easily take companies

Cara, o melhor caminho para entrar no mercado nessa área é saber programar! Vc é engenheiro eletrônico, tem meio caminho andado. Como seu objetivo é sistemas embarcados, conhecer linguagens como C, C++, Java são bons caminhos para você trabalhar na área. Aprender, simples! Livro, tutoriais, blogs, video aula, youtube. Imersão total na coisa. Não se está trabalhando, mas se estiver, use seu tempo livre para isso, foque em aprender a fazer programinhas bestas, simples, sem muito sentido, mas despertar o programador escondido em vc. O a vontade já está ai, agora falta foco e dedicação e claro terá de descer alguns degraus salarias para iniciar a carreira, mas vale a pena se realmente fizer isso por gosto e desejo.

Pela experiencia que eu tive, um primeiro passo para aprender a programação é entender a base dela, saber o que é um algoritmo e aprender um pouco de logica digital.

Comecei a programar uns 2 anos antes de fazer faculdade de Ciência da computação, porém quando eu comecei o curso eu percebi que eu “não sabia programa” , pois eu não sabia de fato tudo que estava fazendo.
Quando você aprende a logica por trás de tudo, aprender qualquer linguagens é fácil.
Entretanto é necessário dedicação, afinal não se aprende a programar do dia para a noite, existem diversos cursos online e que de fato são bons, tente buscar estudar desde a base até uma linguagens mais complexa, existe por exemplo uma pseudo linguagem que foi desenvolvida para didática ela se chama “Portugol”, é totalmente em português e bem intuitiva, no meu curso começamos com ela e depois passamos para C.