Por que a escolha da tecnologia Java?

Olá, estou iniciando minha jornada de aprendizado da tecnologia Java, linguagem, environment, entre outras tecnologias relacionadas. Afim de obter aspectos de várias pessoas, sejam profissionais ou iniciantes, sobre a tecnologia Java, gostaria de saber o porquê da escolha da mesma em seus projetos.
O que a tecnologia Java e tudo o que ela traz - linguagens, o ambiente, APIs - têm a oferecer e por que você escolheu utilizar ela em seus projetos?
Que vantagens e desvantagens você observa no uso dela?
E o que você poderia recomendar para um aprendizado profundo e agradável para os diversos usos da tecnologia Java, como por exemplo, desenvolvimento de aplicações web, inteligência artificial, games, mobile, e os diversos campos em que a tecnologia se propõe a ser aplicada?

Acho interessante todos compartilharem as suas experiências, sejam boas ou ruins. Existe um custo muito grande ao se escolher algo tão vasto como tenho visto com a tecnologia Java para se aprender, despender tempo e dinheiro em algo que talvez no futuro não vá atender as expectativas esperadas - as minhas expectativas são voltadas para a área de inteligência artificial. Embora eu sei que na grande maioria dos casos, as faculdades de TI irão exigir durante os cursos que você aprenda pelo menos a linguagem Java, preciso saber se vou com tudo pra cima da tecnologia ou aprendo mesmo o básico da linguagem Java e parto para outras linguagens que atendam ao que espero?

Observação: Notar que em alguns pontos estou falando da tecnologia - que abrange o conjunto de linguagens, environment, tools e etc. Em outro ponto estou falando da linguagem Java em específico.

Qual teu objetivo? Mercado de trabalho? Algum projeto real?

Meu objetivo é a área de inteligência artificial, o mercado de trabalho que busco é este, buscando também fazer a aplicação de I.A. no campo econômico, sistemas financeiros e coisas relacionadas, inteligência artificial para a economia.

Se teu objetivo é iniciar em IA, que é um assunto abrangente, nem deveria estar se preocupado agora se vai usar linguagem x ou y. Procure livros específicos sobre o assunto. Linguagem pode ser Prolog, Lisp, C, C++, Phyton, qualquer uma, assim como Java. Mas numa oportunidade desse tipo fora do “mercado comum” eu particularmente não usaria Java, iria de C.

3 curtidas

Lembrar que não estou me referindo apenas a linguagem, mas a toda a tecnologia Java. A plataforma e suas outras linguagens, tools e APIs. Muito obrigado pela sua resposta, curti :slight_smile:!

Se o seu objetivo é partir para a área de IA eu recomendo começar com Python, pois hoje em dia é a linguagem mais utilizada para este fim. Eu recomendo aprender o básico da linguagem (estruturas de decisão e repetição, funções, classes, lambdas, listas e dicionários) e logo em seguida partir para o estudo dos conceitos de IA propriamente ditos. Aprendendo o básico de Python, eu sugiro este curso, ele é bastante prático:

Paralelamente, para saber sobre Java + ML você pode acompanhar meu blog:

http://www.java-machine-learning.com

1 curtida

Entendi, mas não se prenda muito a isso, foque na lógica para resolução de problemas. Quando você for trabalhar de fato, a plataforma/linguagem/ferramenta virá conforme a oportunidade real que estiver buscando, ou seja, vai depender da empresa que entrar. Quanto menos vícios melhor, para começar o C proporciona menos vícios.

Olá, muito obrigado pelos seus conselhos. Irei segui-los e começar a acompanhar seu blog. Se puder recomendar livros que me ajudem a iniciar em I.A. ficaria muito agradecido.

Verdade. Mas no caso do recente interesse em IA não passar de hype (não seria a primeira vez, procure por AI Winter), você pode realocar pra outras áreas. Por exemplo, existem muitas oportunidades pra se trabalhar com manutenção de sistemas Java no ambiente corporativo.

1 curtida