Postgresql gerar script de um banco populado [resolvido]

Acho que o título do tópico ja diz tudo… hehehe

tenho um banco que peguei de um amigo e ja esta populado…
Existe alguma forma de eu gerar um script a partir de uma tabela,
onde eu possa gerar tanto o create table quanto os inserts ?

alguem conhece alguma forma de fazer isso?
abraçs

Tem sim cara, terá que usar o pg_dump:

No prompt de comando, acessar o diretório \bin da pasta de instalação do postgres.

Para rodar o script, digite:

psql -d <<nome do banco >> -U <<usuario>> -f <<caminho arquivo script: \script.sql>>

Só isso!

cara pega o pgadmin … clica em cima do banco de dados desejado… vai na opcao backup … la vc seleciona modo plain text e seleciona opcao comandos de insert . abraco

valeeuu gente!
abraços

Pessoal, estou fazendo exatamente como o “fabiomedeirosf” disse, mas não deu certo
Vejam o que estou digitando no Prompt de comando do Win XP:

C:\PostgreSQL\8.4\bin>psql -d LivrariaVirtual -U postgres -f c:\PostgreSQL\8.4\bin > teste123456.sql

Sempre dá o erro abaixo:
c:/PostgreSQL/8.4/bin: Permission denied

O que estou errando?

— C:\PostgreSQL = diretório de instalação do PostGre
— C:\PostgreSQL\8.4\bin = localização do psql
— LivrariaVirtual = Banco de dados populado e que desejo copiar, com os scripts de criação das tabelas e de inserção de dados que já estão nessas tabelas
— postgres = meu usuario da base de dados LivrariaVirtual
— teste123456.sql = backup que desejo obter (script para criação das tabelas e preenchimento com os dados)

Obrigado!!!

Meu amigo,

eis o método que utilizo para realizar o backup…
veja se através dele você consegue resolver seus problemas…
QQer duvida, tamo aí

[code] private void realizaBackup(String caminhoDoPg, String caminhoSalvar, String nomeArquivo) {
try {
ProcessBuilder pb;
Process p;
pb = new ProcessBuilder(caminhoDoPg + “pg_dump.exe”, “-i”, “-h”, “localhost”, “-p”, “5432”, “-U”, “postgres”, “-F”, “c”, “-b”, “-v”, “-f”, caminhoSalvar + “” + nomeArquivo + “.backup”, “ParceirosTst”);
pb.environment().put(“PGPASSWORD”, “tux@2pg”);
pb.redirectErrorStream(true);
p = pb.start();
labelStatus.setText(“Concluído”);
Mensagem.mensagemSucesso(this, “O backup está sendo criado em segundo plano.”);
this.dispose();

    } catch (IOException ioe) {
        Mensagem.mensagemErro(null, "Erro ao realizar backup!");
        labelStatus.setText("Erro");
        ioe.printStackTrace();
    }

}

[/code]

Olá d34d_d3v1l, tudo bem? Obrigado por responder, mas creio que me expressei mal ao perguntar.

Eu me referia a fazer backup pelo prompt de comando do Windows XP (ou seja, “na unha”) ou mesmo em modo gráfico pelo pgAdmin3 (da mesma forma que geramos o script no MySQL Admnistrator). Eu não encontrei o modo de gerar o script que cria as tabelas e depois insere os dados nelas (como no MySQL). Se esses scripts (criação e preenchimento) ficarem em arquivos separados, isso é o de menos, mas quero aprender a fazer um backup bem feito.

Não consigo fazer nada pelo prompt de comando porque todos os arquivos de gerenciamento da pasta bin (*.exe) do Postgres deram erro.

Vou testar em casa seu método de backup em java, muito obrigado! Abração

Meu amigo,

se em modo gráfico pelo pgAdmin resolve seu problema,
então baixa vc clicar com o botão direito na sua base de
dados e selecionar:

“Backup…”

abraçao

Muito obrigado, d34d_d3v1l, abração e sucesso!