PostgreSQL, problema de conexão

Pessoal, estou tendo o seguinte problema.

Assim que ligo o computador, estou tendo problemas para abrir uma conexão com o PostgreSQL. Estou usando o pgadmin. O problema também persiste quando tento abrir uma conexão pelo Java.

No gerenciador de serviços do Windows, o Postgres está lá, em execução. Ao mudar de “em execução” para “parar”, ele fica no status “parando” e não consegue sair deste.

Segue o log apresentado pelo pgAdmin 4.

could not connect to server: Connection refused (0x0000274D/10061) Is the server running on host “localhost” (::1) and accepting TCP/IP connections on port 5432? could not connect to server: Connection refused (0x0000274D/10061) Is the server running on host “localhost” (127.0.0.1) and accepting TCP/IP connections on port 5432?

Só consigo solucionar o problema reiniciando o pc até que ele consiga conectar.

Já reinstalei o PostgreSQL.

Alguém tem alguma solução?

Pode ser firewall. Ou se o serviço está morrendo, reinstala o Postgres, claro que fazendo backup da base toda antes.

Infelizmente não consegui resolver. O jeito está sendo reiniciar o pc quando dá problema. Eu cheguei a configurar o PGSQL para não iniciar automaticamente. Resolveu um pouco, mas tem vezes, poucas vezes, que ele inicia; ficando impossível de parar ou reiniciar ele. Só reiniciando o pc mesmo.