@PreUpdate com @Transient - EclipseLink

Preciso que um método @PreUpdate seja chamado quando um atributo @Transient for modificado. Esse @Transient sempre será modificado, então, sim, o @PreUpdate teria que ser chamado sempre. Já que ele terá que ser chamado sempre, procurei uma opção semelhante ao @PreUpdate, mas que fosse chamada independentemente de ter atributos modificados ou não, pois é esse método que irá definir o valor de uma coluna a ser persistida, de acordo com o valor no @Transient. A alternativa que encontrei foi definir os seguintes atributos:

@Column(name="valor")
private Double valor;

@Column(name="valor", insertable=false, updatable=false)
private Double valorTransientDisfarcado;

Desse forma, o “transient” sempre será carregado com o valor da coluna que ele irá, possivelmente, alterar. Caso esse “transient” seja alterado , ele irá cair no @PreUpdate e realizar algumas operações que irão definir se o valor que ele possui será transmitido para o atributo “original” a ser persistido.

A pergunta é: Quais os problemas que essa abordagem pode trazer?

E existe alguma alternativa para esse valor “transient”? Melhor ainda, existe alguma alternativa para o @PreUpdate, para que o método seja chamado no último momento possível, independente se houver alterações, até o momento, a serem persistidas, para que ele só realize a verificação dos atributos modificados após esse método?