Primeio projeto Open Source no judicário brasileiro

FreD, nós procuramos seguir as necessidades dos usuários. Neste ponto, seguimos todas as especificações que este órgão que você citou recomenda (desde que corretas metodologicamente) além do que eventualmente os outros poderes tiverem necessidade, entendendo-se essa necessidade, evidentmente, como nossa visão desta necessidade sob os olhos de quem está com o pé nas duas áreas (meio e fim). O atendimento destas necessidades, que não implica em subserviência nem subordinação, nem descaracteriza a pretensa relação inter-institucional entre poder e Slapsoftware (um não serve ao outro, mas ambos servem ao povo) é uma constante preocupação. Obrigado por lembrar. Eduardo

Eu não contra o software livre, sou até a favor, mas ainda não aprendi como ganhar dinheiro com isso. Tô doido pra aprender e pedir demissão dessas empresas escravisantes hehehe

PS: vou ler este livro q vc passou.

Fala Alan…

entenda que se você for com o pensamento de “Quero saber como ganhar dinheiro com isso” não vai sair do lugar, muito mais do que um modelo de negócios, o Software Livre é uma cultura, muitas vezes até uma religião para alguns… heueheuheueueu

Essa cultura precisa ser praticada e entendida antes de você começar a pensar em ganhar dinheiro pra isso… Tem gente que não entende Software Livre nem jamais entenderá. Para esses é melhor continuar no universo shareware ofuscator mesmo.

Lembre que Red Hat, JBoss, Google, Oracle, Apache, etc… Todas investem e lucram com o Software Livre, mas essas empresas abriram mão de várias culturas para aderirem a cultura Open…

Enfim, estuda sobre o conceito de SL e não vá achando que porque você não conseguiu que a coisa não presta, muitas vezes (na maioria) para começar a ganhar com o Livre, você precisa trabalhar anos sem ver a cor do dinheiro com o mesmo… Vide Google, Facebook, Twitter, etc…

Abs [] e sucesso nos estudos…

o site é horrível e o nome do produto, poderia ser melhor… de qualquer forma, boa iniciativa.

Alanlohse, vou te dar um exemplo de como isto pode acontecer e até pode funcionar como dica ou sugestão. Você entra na equipe do Slapsoftware, contribui com o projeto e, como consequência, para a economia pública. Seu nome, por consequência, acabará aparecendo como alguém que usou uma de suas expertises num dado ramo de negócio (conhecimentos meio e fim) muito específico, para o qual faltam profissionais. O resto é simplesmente uma cadeia de causas e consequências bastante previsíveis

pCassiano, obrigado pelo incentivo. O site, como já disse anteriormente e não vejo necessidade de repetir, poderá ser mudado. Há coisas, entratanto, mais difíceis de se modificar, como por exemplo, o nome. Questão de opinião, como por exemplo, achei você feio (brincadeirinha).

Bom,

Se você acha isso, EFeld, sinto muito. Eu apenas estou indicando o caminho com as especificações. Embora você ache que eu não entenda disso, eu trabalho justamente com isso, na arquitetura de um software ECM (e tem o ramo jurídico no meio).

A mania de quem trabalha com software livre é meio esquisita: se alguém critica, logo vem falar “bole melhor”, poxa, pq simplesmente não entende a crítica e tenta analisar o ponto de quem também conhece? Meu caro, eu só estou lhe indicando os caminhos das especificações. Eu não tenho um pingo de tempo de bolar isso, pois antes de pensar em software livre e em desenvolver uma nova especificação, eu tenho que pensar em comer, e todo mundo que conheço que faria esse trabalho também cobraria para fazê-lo. Esse tipo de software requer um estudo MUITO amplo, eu estimaria de no mínimo 2 anos. Dá um olhada no eARQ e no DoD 5015.2. São dois que você deve seguir.

Outra coisa, eARQ não é uma proposta, ele contém especificações que o GED DEVE prover.

Numa boa, você acha que se você falar pra alguém que está cogitando usar o software que ele não segue eARQ, com que seriedade vão olhar? ECM também é formado por arquivistas, e TODOS idolatram o eARQ. Ok, eu acho o eARQ uma porcaria não-funcional e lenta, mas não dá pra ser idealista e pensar que tá tudo errado e vamos refazer tudo. Simples, ninguém vai querer. As mudanças ocorrem de forma gradativa, não de forma revolução Francesa ou revolução Gloriosa.

Bom, eu não vi nenhum diagrama UML. No download que fiz não veio NENHUM desenho UML.

Sério EFeld, o maior erro de quem trabalha com SL é querer fazer um mundo novo do zero e todo mundo que reclama não tá ajudando. Cara, se ue não tivesse querendo dar uma orientação eu nem teria perdido tempo escrevendo alguma coisa.

Sobre a arquitetura, eu parei de olhar quando vi que ela não é componentizada. Isso é um requisito para qualquer ECM.

PS: Lembrando que pelo e-ARQ e por esse tipo de software, você também tem que dar a destinação ao documento, incluindo elminação, transferencia, arquivo, e mais uma pá de coisas.

Meu caro, por favor, repense nessa arquitetura.

Links que vão te ajudar:
http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&safe=off&source=hp&q=dod+5015.2&aq=2L&aqi=g-L5&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=afe4d5ccbf06cf73&biw=1600&bih=814
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBkQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.conarq.arquivonacional.gov.br%2FMedia%2Fpublicacoes%2Fearqbrasilv1.pdf&rct=j&q=earq&ei=B_8WTpKMHcK10AGAm-xe&usg=AFQjCNE9YqpLUA-F9uURG4AdtrGCKnjsXQ&cad=rja
http://www.google.com.br/#sclient=psy&hl=pt-BR&safe=off&source=hp&q=alfresco&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=afe4d5ccbf06cf73&biw=1600&bih=814


http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=8&ved=0CHsQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.aiim.org%2FFAQs&rct=j&q=ecm&ei=I_8WTqs74_nSAfn68Gg&usg=AFQjCNE8x_kJRGxURV2JSeaDdJ_C9hULBA&cad=rja
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CCcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.nuxeo.com%2F&rct=j&q=nuxeo&ei=Q_8WTrHTJo6s0AH85owx&usg=AFQjCNG511reRtcjd_AK1CsISlBf6-kKAg&cad=rja

adriano_si,

O Google não ganha dinheiro com sfotware livre. O Google ganha dinheiro com ads, e com o googlebot. Alguém já viu o source do bot?

Tb acho errado você falar “universo shareware ofuscator”. Eu por exemplo adoto o modelo comercial tradicional de software e acho muito bom. Foi-se o tempo que o software servia apenas pra reuglar o hardware como o mad dog fala até hoje. Esse tipo de software que está sendo proposto aqui é uim exemplo.

A mentalidade desse povo que mexe com SL é achar que o modelo comercial é errado. Etc, idealistas. Quase Guevaras do software.

Pelo amor de deus, galera. Mais maturidade…

Ganhar dinheiro com SL se baseia em prestar consultorias, fornecer addons, e coisas assim. Quem quer conhecer, a springSource eo Alfresco são mestres nisso.

AUser matou a pau! :wink:

Como sempre, o Open Source se mostra uma opção tremendamente viável tanto para empresas privadas, como públicas.

Auser, muito obrigado pelos links, lerei-os agora mesmo. Talvez além de alguma discordância de caráter específico (por exemplo, eu creio que a estrutura está componentizada), o que me soa mais discrepante entre nossos pontos de vista é o próprio paradigma. Então, se você me indica leituras e recomenda protocolos que uma só pessoa não pode estudar e implementar e, ao mesmo tempo, afirma que qualquer um que esteja capacitado cobraria, simplismente você não acredita em software livre. Eu poderia retrucar, dizendo que o Linux é 10.000 vezes maior que o Slapsoftware (ou o SAJ ou o PROJUDI ou o E-PROC) e, no entanto, houve gente que teve, além do know how, disponibilidade e vontade de fazê-lo. Entretanto, não adianta ficarmos num diálogo interminável, tal como um crente e um macumbeiro, trata-se de questão de diversidade de escolas ou correntes. Enquanto o crente fala em “palavra de Deus”, “aceitar Jesus”, o macumbeiro cita conceitos como “Ogum”, “Oxum”, “Ebó” e linguagens diferentes tornam a coisa complicada. Talvez você não tenha tido tempo, ou talvez vontade de conhecer melhor o projeto, mas devo alertá-lo de dois fatos que acho que você não sabe. O Slapsoftware já tem quatro anos de trabalho e, evidentemente, como tudo hoje em dia, tem uma defasagem entre o que é publicado e o que a equipe já tem consigo, isto foi definido assim pois a “concorrência” é mais ágil que nós em usar nossos códigos e, evidentemente conta com uma vantagem óbvia: se quisermos copiá-la, temos que hackeá-la; eles baixam numa boa. Neste ponto, concordo, é Davi contra Golias, mas não nos esqueçamos que Davi venceu (assim como Linus e outros). Outro ponto importante é que estamos propondo aos técnicos do Poder Publico o aproveitamento de módulos, parcial e progressivo. Tudo isto está difuso nos artigos e nos arquivos disponíveis no site. De todo modo, sinceramente, obrigado pelos links, vou estudá-los atentamente e procurar aprender com eles e implantar o que for necessário aproveitar da metodologia neles contida. Peço-lhe apenas um favor, se tiver um tempinho. Pode me colocar em contato com alguém que cobraria tal trabalho e que possa me fornecer um orçamento? A partir daí, entrarei em contato com pessoas que poderão financiar tais questões.

Bom dia a todos,

Excelente iniciativa, que cada vez mais os monopólios diminuam e as concorrências aumentem.

[]'s

Auser, respondendo a sua segunda mensagem. Sinceramente, não sou um fanático do software livre e não me identifico com teses revolucionárias nem na política nem na TI e nem na TI política. Tanto que nossa proposta é de integração. Idealista, sim, mas adoro sgbd oracle e, se me permite uma confidência, uso windows e trabalhei alguns anos com Powerbuilder.

getAdicted, quero agradecer, extensivamente a todos os membros, o incentivo, estou recebendo muitos aqui pelo fórum e muitos em ptv também. As sugestões e críticas têm-se mostrado muito relevantes e com certeza vêm sendo levadas em consideração. Atenção estudantes: participar de um Open Source é currículo. Atenção empresários: Open Source também dá dinheiro. Estou à disposição no email abaixo.

[quote=AUser]adriano_si,

O Google não ganha dinheiro com sfotware livre. O Google ganha dinheiro com ads, e com o googlebot. Alguém já viu o source do bot?

Tb acho errado você falar “universo shareware ofuscator”. Eu por exemplo adoto o modelo comercial tradicional de software e acho muito bom. Foi-se o tempo que o software servia apenas pra reuglar o hardware como o mad dog fala até hoje. Esse tipo de software que está sendo proposto aqui é uim exemplo.

A mentalidade desse povo que mexe com SL é achar que o modelo comercial é errado. Etc, idealistas. Quase Guevaras do software.

Pelo amor de deus, galera. Mais maturidade…

Ganhar dinheiro com SL se baseia em prestar consultorias, fornecer addons, e coisas assim. Quem quer conhecer, a springSource eo Alfresco são mestres nisso.[/quote]

Fala AUser, beleza cara, eu sei com o que a Google ganha dinheiro e também sei no que ela investe, portanto sei que você entendeu o que eu falei muito bem, além do que não os citei apenas.

Achar errado falar Universo Shareware O’b’fuscator (esqueci o B, heueheuheu) é um direito seu, porém não falei de forma degenerativa, por favor não me entenda mal, até porque aqui pelo fórum não conseguimos ver entonações de voz e expressões para sacar tal coisa. Eu sei que foi-se o tempo que Software servia só para regular o Hardware e sei muito bem o papel de Softwares em empresas hoje, trabalho em um Banco que paga e muito bem seus fornecedores de Software para ter seu Banco funcionando e em momento algum eu escreví que isso tá errado ou muito menos é um péssimo modelo de negócio ??? Escreví ?? Se sim, por favor me desculpe e me corrija pois não foi a minha intenção ao escrever esse Post, pois trabalho em ambos os modelos sem problema algum, mas não saia por aí jogando no chão tudo o que já foi feito com Software Livre por causa de 1 que deu errado. Muitos outros fatores precisam ser levados em consideração, como por exemplo o negócio que está se querendo desenvolver o mesmo, que já me pareceu aqui ser o caso.

Só pra finalizar respondendo a sua frase sobre a mentalidade… é verdade absoluta, quem cai na “Moda Software Livre” realmente pensa assim, eu já pensei assim quando ainda era imaturo na área e abracei a causa, porém, hoje em dia consigo enxergar ambos os modelos e já consigo enxergar para os 2 lados e não acho que o modelo fechado é errado, repito desculpe-me se pareceu isso e nem me interprete mal porque essa não foi de verdade a intenção…

Graças a Deus a maturidade que você pede no final do tópico creio que eu já alcancei… Assim como percebi que você também já alcançou… Só não coloque como “A mentalidade desse povo que mexe com SL” que você está praticamente excluindo e diminuindo o modelo também colocando o outro como único caminha a seguir…

Abs [] e sucesso…

[quote=adriano_si][quote=AUser]adriano_si,

O Google não ganha dinheiro com sfotware livre. O Google ganha dinheiro com ads, e com o googlebot. Alguém já viu o source do bot?

Tb acho errado você falar “universo shareware ofuscator”. Eu por exemplo adoto o modelo comercial tradicional de software e acho muito bom. Foi-se o tempo que o software servia apenas pra reuglar o hardware como o mad dog fala até hoje. Esse tipo de software que está sendo proposto aqui é uim exemplo.

A mentalidade desse povo que mexe com SL é achar que o modelo comercial é errado. Etc, idealistas. Quase Guevaras do software.

Pelo amor de deus, galera. Mais maturidade…

Ganhar dinheiro com SL se baseia em prestar consultorias, fornecer addons, e coisas assim. Quem quer conhecer, a springSource eo Alfresco são mestres nisso.[/quote]

Fala AUser, beleza cara, eu sei com o que a Google ganha dinheiro e também sei no que ela investe, portanto sei que você entendeu o que eu falei muito bem, além do que não os citei apenas.

Achar errado falar Universo Shareware O’b’fuscator (esqueci o B, heueheuheu) é um direito seu, porém não falei de forma degenerativa, por favor não me entenda mal, até porque aqui pelo fórum não conseguimos ver entonações de voz e expressões para sacar tal coisa. Eu sei que foi-se o tempo que Software servia só para regular o Hardware e sei muito bem o papel de Softwares em empresas hoje, trabalho em um Banco que paga e muito bem seus fornecedores de Software para ter seu Banco funcionando e em momento algum eu escreví que isso tá errado ou muito menos é um péssimo modelo de negócio ??? Escreví ?? Se sim, por favor me desculpe e me corrija pois não foi a minha intenção ao escrever esse Post, pois trabalho em ambos os modelos sem problema algum, mas não saia por aí jogando no chão tudo o que já foi feito com Software Livre por causa de 1 que deu errado. Muitos outros fatores precisam ser levados em consideração, como por exemplo o negócio que está se querendo desenvolver o mesmo, que já me pareceu aqui ser o caso.

Só pra finalizar respondendo a sua frase sobre a mentalidade… é verdade absoluta, quem cai na “Moda Software Livre” realmente pensa assim, eu já pensei assim quando ainda era imaturo na área e abracei a causa, porém, hoje em dia consigo enxergar ambos os modelos e já consigo enxergar para os 2 lados e não acho que o modelo fechado é errado, repito desculpe-me se pareceu isso e nem me interprete mal porque essa não foi de verdade a intenção…

Graças a Deus a maturidade que você pede no final do tópico creio que eu já alcancei… Assim como percebi que você também já alcançou… Só não coloque como “A mentalidade desse povo que mexe com SL” que você está praticamente excluindo e diminuindo o modelo também colocando o outro como único caminha a seguir…

Abs [] e sucesso…[/quote]

Opa Adriano,

Bom, não tem como falar algo como universo Shareware obfuscator de uma boa forma ou elogiando. Mas ok, não vamos discutir sobre isso mais pq vai virar uma discussão de argumentos, vamos desvirtuar o tópico e no final atacaremos um os pontos do outro.

EFeld, em nenhum momento falei que você é qualquer fanático do software livre. Eu tô envolvido num projeto que tá me consumindo 100% do tempo, caos n tivesse faria o estudo de caso. Sobre os links q passei, dá uim olhada nas implementações que já existem. Talvez seja interessante vc criar o adapter pra alguma ferramenta dessas.

Bom, se vc optar por essa opção (criar um adapter) de algum software grande, eu conheço um pessoal da Alfresco que pode talvez querer estabelecer alguma parceria se você tiver knowhow e conhecer bem os trâmites. Mas aí é só conversa sua com eles. E bem, já tem que chegar lá com tudo na mão e bem focado. Vc tem algum outro email além desse do BOL? Enfim, me mande MP se quiser pensar nisso. Qualquer coisa, te passo meu skype.

Nao sabia que você eh juiz, eu curso direito. =]

[]'s

Auser, MP enviada

[quote=flaviorcb][quote=gregoryfontenele]Sei que não é o foco do tópico mas esse site é muito ruim!
Muito mal feito.
[/quote]

Se você ler o conteúdo do site poderá observar que o conteúdo é muito bom, principalmente pra quem quer entender o funcionamento do judiciário do ponto de vista de uma analista ou programador, de quebra ainda irá acumular um precioso conhecimento jurídico. A pessoa que escreveu o texto é engenheiro do IME, bacharel e mestre em direito. Mas ele não é designer :slight_smile:

Por isso fiz esse post, pra que voluntários possam ajudar o projeto. Um usuário do fórum gentilmente fez o banner.

Por fim, já que você fez uma crítica tão ácida, poderia elaborar quais pontos poderiam ser melhorados?

[/quote]

O site basicamente parece um documento do word que foi transformado em HTML. Você poderia usar uma ferramenta de wiki, muitas são gratuitas…

Bem legal, só peca no design do site

[quote=AUser]
Opa Adriano,

Bom, não tem como falar algo como universo Shareware obfuscator de uma boa forma ou elogiando. Mas ok, não vamos discutir sobre isso mais pq vai virar uma discussão de argumentos, vamos desvirtuar o tópico e no final atacaremos um os pontos do outro.[/quote]

Beleza AUser, realmente foi apenas um trocadilho, a intenção não foi ser depreciativo, pois como lhe falei anteriormente, eu mesmo vivo do Shareware Obfuscator…

Essas palavras no meu ponto de vista foram sem sentido de ofender mesmo, mas confesso que relendo depois eu me ofenderia… Abs []

Quanto ao restante do que você falou eu concordo, só repito que não o atacaria porque eu conheço o mundo não Open, trabalho com ele, uso ele e sei das vantagens e desvantagens, onde usá-lo ou não…

Mas é isso aí, concordo contigo.

Quanto ao Slap, a idéia do fabio foi excelente… Uma ferramenta de Wiki ou um CMS resolveria o problema do Layout… Enfim, ao pessoal que está ajudando, poderia olhar esse quesito logo, afinal esse designer precisará ser reformulado para o projeto ser levado a sério da forma que merece.

Abs []