GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Problema com netbeans e tomcat... o que fazer?

Bom dia colegas programadores

Instalei o Netbeans 6.5 em meu computador e o Apache Tomcat 6.0.14 Server, mas quando eu criava um projeto e pedia para "Executar Main Project" aparecia a seguinte mensagem de erro:

[color=red]init:
deps-module-jar:
deps-ear-jar:
deps-jar:
library-inclusion-in-archive:
library-inclusion-in-manifest:
compile:
compile-jsps:
Falha na iniciação do Tomcat, o script de inicialização C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\bin\catalina.bat está ausente.
C:\Documents and Settings\RONNY WDSON\Meus documentos\NetBeansProjects\AplicacaoTeste1\nbproject\build-impl.xml:564: Erro de deployment:
Falha na iniciação do Tomcat, o script de inicialização C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\bin\catalina.bat está ausente.
Verifique o log do servidor para maiores detalhes.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 4 segundos)
[/color]-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pois bem, verifiquei que ele não conseguia encontrar o script de inicialização do TomCat e criei um arquivo Bat para fazer esse trabalho e salvei dentro da pasta BIM com o nome de INICIA.BAT. Seu conteúdo é:

[color=red]tomcat6w.exe //MS//Tomcat6
[/color]-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Modifiquei as configurações do Netbeans para executar esse arquivo como script de inicialização e agora o erro apresentado é o seguinte:

[color=red]init:
deps-module-jar:
deps-ear-jar:
deps-jar:
library-inclusion-in-archive:
library-inclusion-in-manifest:
compile:
compile-jsps:
Falha na iniciação do Tomcat, a porta do servidor 8080 está em uso.
C:\Documents and Settings\RONNY WDSON\Meus documentos\NetBeansProjects\AplicacaoTeste1\nbproject\build-impl.xml:564: Erro de deployment:
Falha na iniciação do Tomcat, a porta do servidor 8080 está em uso.
Verifique o log do servidor para maiores detalhes.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 4 segundos)[/color]

O que faço para resolver esse problema.
Obrigado pela atenção!!

Ronny,

vc instalou o tomcat separadamente?

Tente usar o tomcat que vem juntamente com o NetBeans.

Pela última mensagem de erro parece que existe outra aplicação na porta 8080 ou o tomcat foi instalado como serviço com inicialização automática.

Marcos

Sim... instalei o TomCat separadamente e agora estou tendo problemas em fazer os dois funcionarem juntos. E o Tomcat está com inicialização automática.
O engraçado é que eu paro o serviço do Tomcat antes de pedir para o Netbeans executar, mas o erro persiste.
Sou novato em JAVA (praticamente 2 meses de estudo), programei em PHP por quase 10 anos e estou tendo alguns probleminhas para me adaptar.
Como faço para instalar o Tomcat junto com o Netbeans?
Se eu fizer isso, quando eu for publicar minha página na web, terei problemas, pois me disseram que o netbeans enche de "lixo" que normalmente não funcionam no servidor quando publicado. O que fazer?
Obrigado pela atenção Marcos

Eu trabalho com NetBeans e Tomcat há 6 anos e nunca tive problema ao colocar aplicações java no ar.

Quem disse que enche de lixo? Fala pra ele vir falar comigo... :lol:

Dê uma olhada no tutorial de configuração que fiz para ter uma idéia.

http://www.marcosjunqueira.com/artigos

Boa tarde Marcos
Obrigado pela atenção e pela disponibilidade em me ajudar.
Li seu tutorial de instalação e segui todos os passos descritos nele.
Mas eu continuo barrando no mesmo problema, o tal "script de inicialização" que está faltando.
Segue anexo a essa mensagem o print que tirei do erro que está aparecendo.
Mais uma vez obrigado

Faça o que é recomendado pela mensagem, utilize uma distribuição zip do tomcat.

veja se criou corretamente as variáveis de sistema, JAVA_HOME, CLASSPATH

Olá Marcos

Obrigado pelas dicas que vc me deu... baixei a distribuição ZIP do tomcat, instalei e deu certo.
O problema agora é com a conexão com o banco de dados POSTGRESQL.
Fiz tudo que dizia no manual de instalação. Copiei os arquivos (driver's de conexão) JAR para a pasta JRE\LIB\EXT e não deu certo. Então copiei esses mesmos arquivos para a pasta %CATALINA_HOME%\LIB e ainda não funcionou.
O erro [color=red][b]java.lang.ClassNotFoundException: org.prostgresql.Driver [/b][/color]insiste em aparecer.
O que tenho que fazer para corrigir esse erro?

Experimente entrar nas propriedades do projeto, pelo Netbeans e onde diz bibliotecas, vc vai em adicionar jar/pasta e localiza o seu driver do postrgre...é um arquivo .jar que deve ficar na pasta Web/INF do seu projeto.

Caro amigo Fábio

Como sou novato em JAVA (aproximadamente 2 meses) optei por não utilizar o NETBEANS, pelo menos no início, pois gostaria de fazer tudo no braço afim de ter um melhor aprendizado, haja vista que essa IDE facilitaria muito o meu trabalho, criando um monte de procedimentos automaticamente. E eu não quero que isso aconteça, pelo menos agora que estou aprendendo. Futuramente pretendo sim usar todos os benefícios dessa grandiosa ferramenta.
Estou construindo essa aplicação usando o DREAMWEAVER CS3 e estou indo devagar.
Como faço para adicionar essa biblioteca sem o auxílio do NETBEANS?
Deverei criar algum arquivo ou simplesmente adicionar algumas linhas de comando em minha aplicação?
Desde já, obrigado pela ajuda.

Olá amigos,

Eu instalei o tomcat6.018, mas estou tendo problemas ao configura-lo, eu vou em painel controle/ferrament adm/serviços e clico no apache
com direito e dou reiniciar, mas aparece uma tela como se estivesse carregando e depois fecha. Alguem pode me dar uma moral aí???

Pelo que entedi vc está usando windows estou certo? Bom, se for isso pode ter dado pau na tua instalação... tente fazer o seguinte ...feche todas as aplicações e remova o tomcat, depois reiinicie a máquina e faça uma limpa no registro do windows com o regclean, depois limpe seus arquivos temporários tb....vá até o menu iniciar, clique em executar e digite: dllcache. Vai aparecer uma janela do windows explorer com um monte de arquivo dll e até algns exe dentro, pode apagar tudo sem medo. Reinicie sua máquina mais uma vez, e então tente refazer sua instalação do tomcat. Qualquer coisa, posta ae e boa sorte.

Olá amigos gujava,

Eu estou apanhando para configurar o tomcat no netbeans6.5, já fui em ferramentas/servidores/ adicionar servidr/selecionei o tomcat e identifiquei a pasta correta,mas,
qd clico em avançar diz:

Os scripts de inicialização <catalina_home>/bin/catalina.bat e <catalina_home>/bin/setclasspaht.bat estão faltando. Sem estes scripts vc não poderar iniciar ou parar o tomcat pelo IDE. Este problema geralmente ocorre se o Tomcat estiver sido instalado com um instalador. Recomendamos o uso da distribuiçaõ do arquivo TOMCAT.

Qd eu instalei o tomcat 6.0 a pasta que apareceu no disco não tinha o nome de catalina e sim apache software,com subdiretorio tomcat6.0...

Alguem pode dar uma moral aí???

Obrigado a todos

Eu passei por isso quando eu tava instalando o apache no meu linux. consegui resolver o problema quando fui no site do apache e fui baixando os outros "módulos" (vou chamar assim, perdoem minha ignorancia se estiver errado), onde tinha para adminsitração, e outros mais. Acho que o que resolveu pra mim foi o core (Apache core alguma coisa), baixei, descompactei tudo no diretório <catalina home> como manda a documentação oficial. Dá uma espiada lá que vc consegue, e qualquer coisa posta ae.
Um abraço.

Como recomendado na mensagem use a distribuição do tomcat em formato .zip ou .tar.gz

Tentei instalar pelos plugins do netBeans 6.5.1 e tb n deu. ele só reconhece o Jboss q tb foi instalado.
Será q n ta dando conflito de portas, pq o jbos tah na :8080 e o tomCat? Alguém sabe??? :idea:

entao eu nao sei se eh esse o seu problema

mas quando eu instalava o tomcat ele pedia uma pasta da catalina la i tals ...mo chato

eu fui no site do apache e baixe um zip do tomcat...pronto eh soh seta essa pasta onde ele ta pedindo a pasta do catalina que da certo!!!

galera eu criei um arquivo com o nome catalina.bat

e no conteúdo do arquivo coloquei :

tomcat6.exe

só isso aqui tá funcionando bem!

Ola !

Se oriente atraves deste link

http://www.coreservlets.com/Apache-Tomcat-Tutorial/

tomcat preconfigurado.

ola caros companheiros...

depois de muito penas com este problema hj consegui encontrar um solução para este problema de implantação.

isso ocorre por que a maquina virtual java vai acumulando processo e acaba travando.

se vc estiver no windows de um ctrl+alt+del de um finalizar arvore de processo no Java.exe

isso resolveu no meu caso.

flw