Programação e Matemática

Boa tarde pessoal.

Eu sou estudante de Matemática Aplicada, e na faculdade aprendi a programar em C. A partir daí surgiu meu interesse em programação, e então comecei a pesquisar e estudar bastante sobre o assunto.

Estudei coisas básicas (alguns tutorias na internet) de Ruby, e os tutoriais do w3schools (HTML, CSS e JS) e recentemente fiz o curso de Java Orientado a Objetos (com o Paulo).

Atualmente estou muito focado em aprender a programar e procurar um estágio nessa área. Porém, me sinto frustado e com bastante dúvidas pois sinto que vou me distanciar da matemática sendo programador, pois lendo em fóruns, conclui que a matemática na programação é importante pelo conhecimento lógico, conhecimento de matrizes, e entendimento de idéias abstratas, mas não pelo seu conhecimento técnico.

Então (finalmente), gostaria de saber se há dentro do universo de programação uma área que conversa diretamente com a matemática e seus conhecimentos técnicos. Pesquisando vagas de estágio, descobri que na área do mercado financeiro (gestão de riscos, precificação) se usa programação (na empresa eles utilizavam um framework chamado Jmine, porém não sei o que é). Sei que em estatística (que não é minha área de interesse), se usa bastante o R e alguns outros softwares, só que na minha ideia, são usados somente para realização de testes pontuais, e não na criação de sistemas completos (minha vontade é mexer o tempo todo com códigos). Também imagino que na Data Science possa se aproximar do que estou procurando, e vi muitas pessoas comentando sobre o Python.

Toda ajuda de quem tiver conhecimento, experiência, dicas e leituras que possam me oferecer seria ótimo! Também posso estar tendo alguma visão distorcida de programação, então qualquer “toque” e direcionamento será realmente muito bem vindo!

Obrigado

1 curtida

Eu não sei exatamente se podemos definir assim mas particularmente acredito que programação possa ser dividido em duas grandes áreas: negócios e computação.

A primeira estaria preocupada em automatização, melhorias e solução de problemas nas empresas ou usuários comuns. E aqui teríamos 90% do foco da maioria das empresas desde seus ERPs, CRMs, BI e sistemas sob demanda até aplicações para o usuário final como o Spotify, Uber, Tinder e outras coisas.

A segunda estaria preocupada com o desenvolvimento de tecnologia, teorias da computação, telecomunicações e etc. E aqui a matemática é imprescindível. O Modelo relacional, por exemplo, é fortemente baseado na teoria dos conjuntos e vários algoritmos foram descritos primeiro matematicamente como o Algoritmo de Djikstra, por exemplo.

Acredito que toda a sua base matemática pode ser muito útil em diversas áreas de desenvolvimento de software. Talvez, ela até te ajude a chegar em lugares que muitos programadores sequer estarão aptos algum dia estar pois, acredite, nem todo programador é bom com números. Até existem graduações como Matemática Computacional que estão aí fazer a ponte entre essas duas áreas.

3 curtidas

Você vai usar Matemática em programação basicamente em duas situações:

  1. Se você faz pesquisa em Ciência da Computação por exemplo o conhecimento em Matemática te permite criar algoritmos avançados e otimizados. O algoritmo de criptografia RSA por exemplo, é baseado em teoria dos números, por exemplo. Em uma rede neural por exemplo, a saída de cada neurônio é modelada como combinação linear das respectivas entradas, e o treinamento de uma rede neural nada mais é do que uma aplicação de um vetor gradiente.

  2. Se o domínio do seu software exigir matemática. Mesmo que você não queira pesquisar novos algoritmos, em algumas áreas você precisa dominar a matemática para escrever seu software. Exemplos são engenharia, jogos, softwares gráficos, etc.

Enfim, aplicações de matemática e programação são muitas, mas são poucas empresas no Brasil que desenvolvem produtos com esse nível de sofisticação. E o mais engraçado é a atitude de alguns profissionais, que ao invés de reconhecer o atraso e correr atrás do prejuízo prefere praguejar e dizer que isso não serve para nada …

2 curtidas