Boa tarde pessoal.
Eu sou estudante de Matemática Aplicada, e na faculdade aprendi a programar em C. A partir daí surgiu meu interesse em programação, e então comecei a pesquisar e estudar bastante sobre o assunto.
Estudei coisas básicas (alguns tutorias na internet) de Ruby, e os tutoriais do w3schools (HTML, CSS e JS) e recentemente fiz o curso de Java Orientado a Objetos (com o Paulo).
Atualmente estou muito focado em aprender a programar e procurar um estágio nessa área. Porém, me sinto frustado e com bastante dúvidas pois sinto que vou me distanciar da matemática sendo programador, pois lendo em fóruns, conclui que a matemática na programação é importante pelo conhecimento lógico, conhecimento de matrizes, e entendimento de idéias abstratas, mas não pelo seu conhecimento técnico.
Então (finalmente), gostaria de saber se há dentro do universo de programação uma área que conversa diretamente com a matemática e seus conhecimentos técnicos. Pesquisando vagas de estágio, descobri que na área do mercado financeiro (gestão de riscos, precificação) se usa programação (na empresa eles utilizavam um framework chamado Jmine, porém não sei o que é). Sei que em estatística (que não é minha área de interesse), se usa bastante o R e alguns outros softwares, só que na minha ideia, são usados somente para realização de testes pontuais, e não na criação de sistemas completos (minha vontade é mexer o tempo todo com códigos). Também imagino que na Data Science possa se aproximar do que estou procurando, e vi muitas pessoas comentando sobre o Python.
Toda ajuda de quem tiver conhecimento, experiência, dicas e leituras que possam me oferecer seria ótimo! Também posso estar tendo alguma visão distorcida de programação, então qualquer “toque” e direcionamento será realmente muito bem vindo!
Obrigado