Programador JAVA - Quanto é o salário/médio

Qual é o salário médio de um programador JAVA? estou começando a programar mas não faço a menor idéia!!

Abraço.

aqui na empresa, Jr I 1600 clt.
acho o salario de TI o pior de todos… por isso vou tentar fazer alguma engenharia… qualquer uma!

1 curtida

pior que vou começar alguns cursos técnicos para entrar em firma…ganham muito bem ainda mais onde eu mora tem empresas como Mercedes Benz, Volkswagen,GM Scania fora a participação de lucro final de ano…(nem isso temos).

[quote=AndreAllen]Qual é o salário médio de um programador JAVA? estou começando a programar mas não faço a menor idéia!!

Abraço.[/quote]
Isso vai variar bastante, cara. Onde você mora ?

[quote=digaoneves][quote=AndreAllen]Qual é o salário médio de um programador JAVA? estou começando a programar mas não faço a menor idéia!!

Abraço.[/quote]
Isso vai variar bastante, cara. Onde você mora ?[/quote]

Exatamente, é muito variável o valor de um profissional de uma região para outra. Aqui em São Paulo, um programador junior varia de 1200 até 1700 (isso pelos papos que tenho com amigos, etc…). Isso para PROGRAMADOR Junior.

Para ANALISTA Junior, varia entre 1800 até 3000/3500 reais.
Tudo vai variar do seu grau de conhecimento.

Tem outros pontos a serem avaliados também, um Junior que acabou de entrar no mercado, não é igual a um Junior com mais experiência. Existem Programadores Jr. ganhando acima de 3 mil, mas aí estão naquela faixa onde não sabem se são Jr, ou Pleno, rs… Isso com as referências que eu tenho, né, que também são de São Paulo.

Mas mesmo que comece ganhando 900 reais, se você gostar mesmo de programar, e de estudar. Isso muda rápido.

[quote=digaoneves]Tem outros pontos a serem avaliados também, um Junior que acabou de entrar no mercado, não é igual a um Junior com mais experiência. Existem Programadores Jr. ganhando acima de 3 mil, mas aí estão naquela faixa onde não sabem se são Jr, ou Pleno, rs… Isso com as referências que eu tenho, né, que também são de São Paulo.

Mas mesmo que comece ganhando 900 reais, se você gostar mesmo de programar, e de estudar. Isso muda rápido.[/quote]
Moro em Curitiba-PR. Tenho alunos que vieram de outras regiões por que as oportunidades lá pagam, em média, menos de R$ 1000 para jr.
Aqui varia muito, de R$ 1200 a R$ 2500, custo de vida razoável (depende de onde se mora e qual o estilo de vida que se mantém, pode-se viver - não sobreviver - tranquilamente).
Creio que as maiores razões de variação salarial sejam experiência e região.
Você, após algum tempo, percebe que consegue negociar teu salário, mesmo não tendo diploma ou certificação, baseado em projetos e empresas onde atuou. Digo por experiência própria.
A região conta muito, pois, espera-se que o salário seja compatível com o custo de vida do lugar.
Além disso, temos o fator CLT x PJ. Por experiência própria, se optar por PJ peça sempre, no mínimo, 100% a mais do que ganharia como CLT.
Impostos + plano de saúde + plano odontológico + seguro de vida + 13° + férias (este tem que calcular + 1/3 de férias) + previdência (você não vai querer quebrar a perna e ter que ir trabalhar, para não ficar sem grana) + etc.
Como CLT, tem-se o IRRF que dá uma facadinha + contribuição sindical anual obrigatória + etcs.

Enfim, sendo objetivo: Entre R$ 1200 e 2500 (jr/CLT). Plenos e sêniores sempre mais que isso.

No fator CLT X PJ, eu acho que pode ser mai vantajoso ser CLT para um nível Jr. ganhando menos de 1.500 reais. A facada do IRRF não é tão grande (se é que existe, eu sei que tem um piso, mas não lembro qual é). E pra começar eu acho mais tranquilo ser CLT do que PJ.

CLT você tem suas férias anuais (a não ser que a empresa seja bem sacana), 13º, tudo é mais estável.

Pro começo, eu creio que possa ser melhor.

[quote=digaoneves]No fator CLT X PJ, eu acho que pode ser mai vantajoso ser CLT para um nível Jr. ganhando menos de 1.500 reais. A facada do IRRF não é tão grande (se é que existe, eu sei que tem um piso, mas não lembro qual é). E pra começar eu acho mais tranquilo ser CLT do que PJ.

CLT você tem suas férias anuais (a não ser que a empresa seja bem sacana), 13º, tudo é mais estável.

Pro começo, eu creio que possa ser melhor.[/quote]
Tem sim, o piso, se não me engano, é R$ 2300 e uns quebrados.
Sinceramente, não tenho saudades de quando não havia mordida do leão…
Só acho ruim ter que pagar este IRRF e do meu outro emprego à parte…

[quote=drsmachado]Tem sim, o piso, se não me engano, é R$ 2300 e uns quebrados.
Sinceramente, não tenho saudades de quando não havia mordida do leão…
Só acho ruim ter que pagar este IRRF e do meu outro emprego à parte…[/quote]

Uma dúvida minha agora. Se você tem 2 empregos, os impostos são cobrados à parte, ou são somados seus rendimentos tributáveis, e o imposto é cobrado a partir deles? Isso eu digo mensalmente, porque na declaração anual de IR, eu sei que terá que ser somado.

Creio que deva ser separado, por serem 2 contratações diferentes, mas sinceramente não sei.

[quote=Elizeu_Santos]aqui na empresa, Jr I 1600 clt.
acho o salario de TI o pior de todos… por isso vou tentar fazer alguma engenharia… qualquer uma![/quote]

Nossa! Está tão ruim assim?

*OBS: Não digo referente a salário de Programador, mas em TI em geral.

Se acha que vai conseguir comprar casa com piscina e carro 40k+ sendo programador CLT, empregado em alguma empresa, está enganado

Sad but true.

Em relação a PJ X CLT, tem varios prós e contras de ambos os lados que já foram muito discutidos, então vou focar nos salários.

Região São Paulo:
Como trabalho desde 2008 como coordenador e volta e meia estou contratando gente por diversos motivos (demissão, rotatividade etc), vou colocar as posições das empresas.

Empresa atual (CLT):
Junior (até 3K)
Pleno (até 5K)
Sênior (até 7K)

Empresa anterior (PJ):
Junior (até 4K)
Pleno (até 6K)
Sênior (até 10K)

Pelo que converso com os amigos, a maior parte dos empregos são PJ e na média para um nivel pleno se paga entre 5K e 6K.
Para CLT conheço pouquissimas pessoas que conseguem emprego em nossa area, infelizmente, pelo menos aqui em SP!

E digo mais… aqui em SP para arrumar junior para ganhar 3K que sabe alguma coisa ta dificil… a maioria só sabe fazer CRUDS!

Onde trabalho:
estagio : 500$
junior : 1080
pleno : 1200 - 2500
senior : 3000 - 5000

moro no interior de sao paulo

(sim, é pouco)

Tudo o que eu queria era não ter que fazer mais crud… O problema é que a maioria das oportunidades que vejo são para fazer isso. Se na sua empresa é feito algo não crud e precisarem de pessoas por favor me envie uma mensagem para que eu possa enviar o currículo! hehehe

Aqui em Goiânia varia demais.

De uma empresa pra outra você vê Analista de Sistemas Jr. ganhando entre 1.100,00 e 2.700,00. Analista de Sistemas Sr. aqui eu já vi ganhar até 9.000,00 [em empresa multinacional].

Sinceramente,

quanto mais vejo isso, mais atiro minha cabeça para rumo a serviço público.

2 curtidas

Aí é que eu lembro de tópicos como este.

Era só ninguém aceitar essas coisas. Já que não existe piso salarial poderíamos “definir” isso informalmente, por exemplo, ninguém aceita ganhar menos que X reais. Se ninguém aceitar, as empresas vão pagar mais. O problema é que tem pessoas que aceitam qualquer coisa, aí fica difícil mesmo.
Concordo com o serviço público, este ano vou começar a estudar. Assim que conseguir algo, saio da área de ti sem nenhum arrependimento.

[quote=rogeriopaguilar]Era só ninguém aceitar essas coisas. Já que não existe piso salarial poderíamos “definir” isso informalmente, por exemplo, ninguém aceita ganhar menos que X reais. Se ninguém aceitar, as empresas vão pagar mais. O problema é que tem pessoas que aceitam qualquer coisa, aí fica difícil mesmo.
Concordo com o serviço público, este ano vou começar a estudar. Assim que conseguir algo, saio da área de ti sem nenhum arrependimento.[/quote]

+1