Projeto java criado e compilado mas e agora ?

Saudações, terminei o curso do prof Jose Assis e agora estou em duvida de como publicar o projeto.jar no site.

Ele comenta que isso deve ser colocar no computador onde vai ser executado mas eu gostaria de rodar isso no site e nao no desktop.

Entao a duvida esta em subir isso para o site e fazer a chamada no php via link ?

Trocar as variaveis de conexao do banco dados para as do site ?

Você fez curso de Java SE ou Java EE?

Eu acredito ser EE, foi feito todo no Netbeans usando MySQL.
No desktop acredito que rode perfeitamente porque já fiz alguns testes via Netbeans, mas agora que compilei quero fazer os mesmos testes na web.
É uma aplicação bem pequena com 3 bancos de dados.

Utilizar banco de dados e a IDE Netbeans não significa que sua aplicação é Java EE.

Você criou algum Servlet?
Se sua aplicação era executada em um servidor de aplicações, então você aprendeu Java EE e poderá criar seu backend para um site.

Caso contrário, você terá de aprender um pouco de Java EE para poder fazer seu site em Java.

Mas um aplicativo feito em java nao deveria rodar em qualquer lugar ? nao é essa a ideia de fazer em Java?

De qualquer forma o que eu aprendi valeu a pena, agora é só fazer as mudanças necessarias para que rode no site em vez do desktop.

Isso seria possivel mantendo o mesmo codigo fonte ? implementando o necessario é claro.

Esse slogan dos primórdios do Java é muito bonito e tentador.

Mas na prática é um pouco diferente:
O rodar em qualquer lugar significa: rodar em qualquer implementação da máquina virtual Java de forma que você possa abstrair o sistema operacional e a arquitetura do computador.

Você não vai conseguir por exemplo executar uma aplicação Java Micro Edition em um desktop, ou executar uma aplicação desktop (Java SE) em um servidor de aplicações.

Você pode escrever pacotes/módulos/bibliotecas que sejam compatíveis com Java Micro Edition, Standard Edition e Enterprise Edition e aí reaproveitar essas implementações nos seus diferentes ambientes de execução.
Mas o ponto de entrada de sua aplicação será diferente:

  • Num desktop (Java SE) o ponto de entrada de seu sistema será uma classe que defina um método com a seguinte assinatura: public static void main(String[])

  • Numa aplicação Web (Java EE) você irá mapear e escrever Servlets que irão responder às requisições ao seu servidor de aplicações.

Nada impede de você escrever uma aplicação Java SE que aceite requisições http na porta 80, mas pra que você vai ter todo esse trabalho se um container Java EE já te oferece isso?

ok obrigado pelas informacoes, estou comecando a entender as diferencas.

No meu caso eu desenvolvo softwares em VFP da Microsoft e ela parou com a linguagem a alguns anos e isso me faz trocar para uma melhor, entao lendo varias publicacoes Java é a solucao.

Pensando no futuro dos computadores acredito que tudo vai estar na internet e na nuvem, entao o usuario nao precisara trabalhar “preso” a uma mesa podendo usar de qualquer lugar conectado e em qualquer aparelho, tipo tablet, celulares, notebooks e etc. O mesmo penso eu que seja com uma linguagem proprietaria ou com um banco de dados proprietario.

Preciso migrar meus produtos para uma linguagem que rode totalmente na internet, entenda que nao tenho pressa para isso e por causa disso estou aprendendo Java mas posso trocar por uma outra linguagem que se enquadre melhor na situacao mencionada.

Java funciona? acredito que sim, talvez nao da forma que eu comecei.

Entao qual java seria o ideal para resolver meu problema futuro?

Se já usam PHP, pra q inventar com Java? Se atender os requisitos, PHP é mais produtivo e mais leve do que Java.

Java deixou de ser isso faz muito tempo, após a morte do Symbian e Applets nos navegadores.