Projeto open source java para iniciante

Olá, Galera. Já desenvolvi pequenas soluções na empresa que trabalho. Mas estou querendo adquirir mais experiencia com programação. Poderiam indicar projetos que necessitam de ajuda
obrigado

Olá, @desenho128 ! Também curto projetos open source, se você encontrar algum legal em java me fale aqui. Ou podemos criar nosso próprio projeto open source e colocar no github. Quais tecnologias java você conhece?

Java, Java web e Spring mas estou disposto a aprender e só falar a tecnologia que vou atras

Massa cara, também conheço o Spring MVC, JPA , Hibernate e um pouco de Maven! Tem alguma idéia do que podemos fazer? Séria legal se fosse algo pra Web.

Sinceramente ate tenho ideias mas e tudo voltada para o meu dia a dia aki no trabalho hehe

Saquei, trabalha com o que? Talvez seja uma boa ideia.

Em geral, este é o começo de tudo.
Por que não tenta desenvolver algo que possa ser útil para a tua rotina e/ou a de teus colegas de trabalho?
A partir daí, novas possibilidades se abrem.

Então já tenho um programa em desenvolvimento que automatiza algumas tarefas aki na empresa. Como transferência de mercadoria criação de pedido no ERP que utilizamos, cadastro de produtos e outras coisas. mas queria ingressar em um projeto que com um ar mais profissional acredito que o meu projeto tem uma cara muito amadora.

Sou analista de TI em uma empresa de pequeno porte que vende bolsa feminina. no momento presto suporte ao cliente interno e auxilio na administração. Como estou desde o inicio da empresa acabo coordenado vários projetos que não tem muito com a minha área de atuação

Um projeto é amador se você:

  • Não tem documentação
  • Não utiliza boas práticas de programação
  • Não utiliza boas práticas de segurança
  • Não utiliza padrões de projeto
  • Não utiliza design patterns compatíveis e adequados às circunstâncias
  • Faz de qualquer jeito

Por que não tenta fazer isso tudo com o teu sistema e vê o que você consegue?

E quer oportunidade melhor que essa para conhecer de um negócio, ter domínio do que e do como? Você tem a faca e o bacon na mão, não desperdice a chance.

Não tem documentação
Correto
Não utiliza boas práticas de programação
as que conheço utilizo
Não utiliza boas práticas de segurança
correto
Não utiliza padrões de projeto
correto
Não utiliza design patterns compatíveis e adequados às circunstâncias
correto
Faz de qualquer jeito
Nunca participei de um projeto com pessoas experientes pra que eu possa entender como fazer e pq fazer daquela forma fico meio perdido

Cara, sendo bem sincero, você não precisa participar de um projeto para utilizar boas práticas. Tem livros e mais livros sobre o assunto, tem fóruns e etc.

De qualquer forma, como o @programador1225 sugeriu, no github tem vários, você só precisa pesquisar e identificar o que mais gosta.

A muito tempo atrás pensei em desenvolver um software pra clinica médica, meu objetivo era vender licenças dele. Mas depois eu pensei este software demandaria suporte para os seus usuários, mas eu não tenho tempo(pois trabalho e estudo) pra prestar suporte aos usuários. Depois de pensar bem, decidi não fazer!

Comecei assim tbm… Faz certinho e pratico que demandas surgirão.

Aí é que entra a necessidade de um sócio e do sistema ter um contrato de suporte de X horas.
Lembre-se destes nomes: Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Dell…
Eles largaram os estudos pois ganhariam mais com seus trabalhos.

Verdade, vou pensar sobre isso!