Python desenvolvimento NIM / Jogo

Boa tarde galera, tenho que fazer um exercício com funções com estas descrições:

Objetivo

Você deverá escrever um programa na linguagem Python, versão 3, que permita a uma “vítima” jogar o NIM contra o computador. O computador, é claro, deverá seguir a estratégia vencedora descrita acima.

Sejam n o número de peças inicial e m o número máximo de peças que é possível retirar em uma rodada. Para garantir que o computador ganhe sempre, é preciso considerar os dois cenários possíveis para o início do jogo:

Se n é múltiplo de (m+1), o computador deve ser “generoso” e convidar o jogador a iniciar a partida;
Caso contrário, o computador toma a inciativa de começar o jogo.
Uma vez iniciado o jogo, a estratégia do computador para ganhar consiste em deixar sempre um número de peças que seja múltiplo de (m+1) ao jogador. Caso isso não seja possível, deverá tirar o número máximo de peças possíveis.

Agora vem os problemas, eu consegui desenvolver o código até a parte em que o usuario faz a jogada, mas na função em que o computador faz a jogada eu não consigo fazer, por exemplo controlar quantas peças o computador vai tirar,

Como você está fazendo a jogada do pc?

Não consegue guardar em uma variável a quantidade de peças?

Nos seus estudos, você já viu alguma coisa sobre classes e objetos ou ainda trabalha somente com funções?

1 curtida

Só trabalho com funções, já consegui desenvolver o programa procurando algumas dicas na net e alguns casos parecidos, consegui uma base que deu resultado :wink: