Python ou Javascript

Bom dia galera.

Eu estou iniciando meus estudos, sei o básico de HTML e CSS e gostaria de saber de vocês qual linguagem é uma boa de investir os estudos, Python ou Javascript?

Ambas eu sei que indicam para quem está começando, mas tem uma das duas que se destaca para alguém iniciar e melhorar a lógica e etc?

EDIT: Se meu foco é somente aprender a programar e melhorar minha lógica, qual das duas é mais indicada?

Valeu!

Nenhuma das duas, recomendo começar com C por exemplo, do que pular pra linguagem dinamica ou cheio de coisas mágicas.

Se considerar só as opções que postou, por javascript ser item na maioria das vagas, então ganharia por esse lado também se escolher js.

Olá, eu comecei a aprender a programar por Python, por ser uma linguagem simples e muito divertida e ao mesmo tempo poderosa, com alguns meses de estudo (obs: aprendi tudo estudando sozinho) eu já estou conseguindo criar interfaces gráficas, claro q eu tbm estou me esforçando estudando todo dia. Eu recomendo vc a começar com Python justamente pela sua simplicidade, se vc quiser eu posso te mandar o canal no youtube pelo qual eu estou aprendendo.

@javaflex C é uma boa escolha mesmo para iniciante?

@Giiovanni Eu vi no youtube que o canal do Gustavo Guanabara, o Curso em Vídeo, têm muitas aulas de python. Vi um outro também, na Udemy barato. Por isso estou na dúvida

1 curtida

Para o que falou sim. Na faculdade por exemplo você não começaria por uma linguagem cool. Depois de algoritmos (no papel), seria por exemplo Pascal e C.

Para quem está iniciando, pode ser difícil associar a lógica com a programação em si, por isso recomendo aprender com o VisualG, uma linguagem em português que facilita muito o aprendizado em programação. Assim que conseguir resolver os exercícios básicos usando o “VisualG” parta para a linguagem C para ter uma noção mais próxima da realidade do funcionamento de um programa e de como certas coisas realmente acontece. Como amigo javaflex citou acima, linguagens como Python, JavaScript entre outras são cheias de recursos para facilitar a programação, fazendo com que você deixe de saber várias coisas importantíssimas. Depois de aprender um pouco de C e recursos mais avançados (alocação dinâmica, ponteiros e estrutura de dados) está pronto para usar linguagens “fáceis/dinâmicas” como as que você citou.

1 curtida

Entre JavaScript ou Python, eu escolheria JavaScript, pois a web toda é JavaScript e consequentemente há muita mais vagas de JavaScript do que Python.

Eu comecei com o Python.
Se você for fazer o de Python eu te recomendo isso aqui:https ://www.youtube.com/watch?v=EBrZSrB8eUw
É muito bom!

me envia o link por favor

Exato, é justamento os video do gustavo guanabara q eu estou falando, começe por eles que é sucesso

https://www.youtube.com/watch?v=S9uPNppGsGo link do curso de python do gustavo guanabara

Que coincidência! Foi esse que eu recomendei para o henrique!

Eu tenho esse do Guanabara salvo nos favoritos. E de Javascript tenho um outro da Udemy.
No processo de aprendizagem de Python o que pode-se ir criando?

Em Javascript vejo muito conceitos, muito sobre funções, e nos projetos vejo calculadora, mini chat, menu drop down, etc.

Em Python que tipo de coisas que se cria?

1 curtida

Em Java, que tipo de coisas que se cria? E C? E JS? R? .NET?

Você pode criar o que quiser, simples assim. Agora, se você quis dizer sobre os principais nichos da linguagem, ai eu te digo que Python é bem flexível. Tanto para web quando para o desenvolvimento de APIs.

Eu indico para você estudar Java, que não tem nada haver com Java Script apesar do nome parecido.
Vantagens de aprender Java:
1- Linguagens como C, C++ e C# (utilizada no .Net) tem sintaxe muito parecida, sintaxe seria os comandos dizendo de uma forma grosseira.
2- É a linguagem que possivelmente tem mais conteúdo literário disponível de forma gratuita.
3- É uma linguagem utilizada tanto para desenvolvimento desktop quanto para desenvolvimento web.
4- Quem entendi e desenvolve bem em Java tem facilidade de encontrar bons empregos.

Estude JS, estude WEB em geral, HTML, CSS, node Js e depois veja um framework como Angular, React ou Vue pra fechar você pode escolher uma tecnologia mobile hibrida, como Ionic, React native, xamarin, flutter.

Eu diria que vc dominando isso jobs não irão faltar …

1 curtida

Sendo sincero: meus conhecimentos se limitam a basicamente Java e eu não tenho problema nenhum em ganhar meu dinheiro. Acho que é tudo muito dependente. Eu tenho sempre MUITA ideia pro Front-end, mas eu odiaria ter que faze-lo. Meu negócio é projetar o front e fazer o back-end. Enfim, tirando experiencia pessoal e focando na sua questão:

Concordo. Uma linguagem server-side (e.g: Java) também é essencial. Tudo vai depender DO QUE você quer trabalhar e das vagas da sua região. É óbvio que você nunca vai precisar saber absolutamente todas as linguagens de programação, ter conhecimento básico de algumas e do funcionamento dessas já te dá uma ótima vantagem em relação aos outros. Como disse, eu sou JavaDev, mas tenho conhecimento (e projetos!) em Python, Node.JS e C. Então isso já é um bom começo.

Eu, pessoalmente, acho que você deveria estudar primeiro a base. Lógica, funcionamento de algoritmos, o que é paradigma e como funciona o “por baixo dos panos” de uma linguagem de programação. Li um tempo atrás (aqui até, acho) que programar pode ser comparado à dirigir: Você não precisa entender de motores pra dirigir, mas te dá uma vantagem significativa.

Quando entrar nos seus estudos server-side, você precisará estudar sobre BDs também.

Meu conselho: aprenda a base e depois defina sua área de atuação.

Se você quer, por exemplo, trabalhar com Android, qual o sentido de perder tempo estudando SASS?

Por fim, gostaria de compartilhar um conselho que ouvi a alguns meses:

Não fique focado em aprender todas as nuances de uma linguagem. No Java, por exemplo, isso é praticamente impossível. Estude lógica e paradigmas. Com uma lógica afiada, você pode aprender todas as linguagens que quiser.

Quem me falou isso foi o programador mais completo que eu conheço. Ele desenvolve (muito bem) em Python, PHP, C, manja muito de SQL e No-SQL, enfim, se for falar do currículo dele a gente passa o dia aqui.

2 curtidas