GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Quais linguagens de programação são utilizadas em grandes sites como twitter, orkut, google maps


#1

Boa noite galera!

Seguinte, fiz uma busca pelo fórum e no google e não consegui encontrar.
Existe uma tabela que informa quais linguagens de programação são utilizadas em grandes sites e softwares existentes no mercado. Algum tempo atrás tinha isso em um tópico, só que eu não consegui encontrar.

Como por exemplo o Ruby no Twitter (não sei se ainda é...), alguém tem essa tal tabela?

Obrigado!


#2

Não tenho a tabela, mas eu acredito que diversas linguagens sejam utilizadas. Ouvi dizer que grande parte do código do Google é em C++, mas tenho certeza que existe muita coisa em Java, Ruby e Python. Twitter, (também ouvi dizer) que era Ruby, mas foi modificado pra Scala.

Então acho que é isso... Que nem, o Facebook recebe 4 mil uploads de fotos por segundo (ele já passou o Picassa, o Flickr e os outros). Então isso deve ser controlado por alguma linguagem que tem bastante enfoque na performance, como C++. Mas duvido eu que não exista alguma coisa em Java lá.


#3

google (c ou c++)
orkut (asp)
tweeter(ruby)

Bom é o que eu acho.

Abraço


#4

As ultimas infos do Twitter eh que o frontend seria em Ruby on Rails e o backend em Scala.

E o Orkut era em ASP.NET mto antigamente. Hoje é em Java e parece que a nova versao (que esta em beta hj, aberto para poucas pessoas ainda) usa o GWT


#5

Senão me engano Facebook é feito em PHP, com o combo LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP).


#6

já ouvi dizer que o Google usa muito Python.


#7

O Orkut ainda tem a extensão .aspx

Ele pode usar java e usar a view em asp? ( Falo isso porque sou leigo em asp )

Abraço


#8

Mantiveram a extensão das URLs apenas, pra não quebrar. Não usam mais asp nem aspx.


#9

O Google era originalmente feito em C++ e Oracle, hoje não sei mais. Na tese de doutorado dos caras do Google eles falam isso. Obviamente é C++ e Oracle no Kernel do sistema, e não em outras partes.

Em relação ao Facebook parece que era escrito em PHP, mas para resolver algum problema de otimização, usaram C++. Essa notícia é velha, mas fica aí para constar. Tinha uma matéria antiga falando que o Facebook usava 30 mil servidores, e se fosse usado C++ era necessário menos de 1000 servidores para dar conta do recado.

Não sei se é verdade, mas ouvi dizer que o Windows Vista usava no sistema de arquivos uma parte em C#... depois tiraram fora e no Seven voltou para C++ devido a desempenho.

"Desenvolvedores do Facebook anunciaram o HipHop. Um tradutor que converte código-fonte PHP 5.2 em C + +, pronto para compilação usando o compilador GNU g + +. Haiping Zhao, um dos desenvolvedores do HipHop, relata que, o tradutor de código PHP do Facebook, tem reduzida utilização da CPU por uma média de 50%. O Facebook começou a usar a tecnologia Hiphop há seis meses e é atualmente usada para tratar 90% do tráfego do site."

http://emanoelevaristo.wordpress.com/2010/02/03/hip-hop-transforma-codigo-php-em-c/


#10

Por favor, não ressuscite um tópico de 2009 respondendo casualmente, como se ele estivesse ativo ontem.
Deixe claro em sua postagem que você está ressuscitando a discussão, e o porque (sua notícia velha é 1 ano mais nova que as postagens do tópico, hehehe).


#11

99,99% do que procuro no Google são coisas antigas... logo, se é antigo, é algo relevante... como uma seleção natural. Só os melhores sobrevivem.

E estava procurando no Google a relação Twitter/Ruby, pois a discussão aqui era se o Twitter era o Garoto Propaganda do Ruby... mas isso não vem ao caso.


#12

Não falei para vc não comentar, ou não fazer. Só falei para deixar claro que você está ressuscitando o tópico.
A discussão se refere a um contexto de 2009.


#13

A melhor coisa a se fazer nesse caso é:


#14

Já que o tópico foi ressuscitado, resolvi pesquisar sobre o assunto. Encontrei esse artigo interessantíssimo que fala sobre um conversor de PHP para C++ desenvolvido pelo pessoal do Facebook. Juntaram a facilidade de desenvolvimento do PHP com a performance do C++. Vale à pena ler o texto.


#15

kkkkkkkkkkk
:smiley:


#16

Google: segundo ouvi falar é C++ quando necessario Python por padrão.
Orkut: Java.
Tweeter : bastante Scala se nao me engano.

post scriptum : post velho :oops: nem tinha percebido


#17