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Qual a maior habilidade que um gerente de projetos deveria ter caso pudesse escolher um?


#1

Olá pessoal,

Gostaria de saber sua opinião em relação à hablidade que tem maior peso e que incide diretamente sobre a qualidade de um gerente de projetos...

abraços,


#2

Gerenciar um projeto :stuck_out_tongue:
hauhua brincadera

sei lá qual a maior delas, cada um acho que vai ter uma opinião.. pois o gerente de projetos deve se comprometer com várias coisas...

Na minha opinião a mais importante é a habilidade de montar um projeto com escopo definido e ele nao mudar no meio do projeto, alcançando assim seu objetivo no tempo previsto...


#3

Olá André,

Um gerente precisa ter um bom leque de conhecimento, tais como conhecimento técnico, para saber quais as principais dificuldades que sua equipe enfrenta dentro de um projeto, conhecimento de rotinas administrativas, além é claro de um perfil de Líder, essa na minha opnião a parte mais dificil! É preciso analisar todos os aspectos que envolvem sua equipe, estimar prazos, manter o foco e a motivação da equipe no projeto.

As habilidades que citei acima são de extrema importância, algumas pessoas vão se sobresair em um item, outras em outro, o importante é estar sempre se reciclando e aprendendo a cada projeto gerenciado!

Abraços.


#4

A melhor qualidade que um gerente de projeto pode ter é o bom senso.


#5

Vou responder essa de um jeito que os javeiros entenderão muito bem: Delegate!


#6

estamos falando de um gerente de projetos ou de um magico?? :lol:

isso é até inviavel na maioria dos casos por que requisitos mudam, não só por que não foi identificado alguma coisa anteriormente, também por que regras mudam, inclusive no meio do projeto, muita coisa devido a novas leis por exemplo que não daria para se conhecer ou ter certeza em fase de analise de requisitos, só depois cronologicamente mesmo...

agora na minha opinião, um bom gerente de projetos tem que saber gerenciar pessoas e gerenciar processos, ambas estas duas envolvem uma infinidade de coisas, eu não conheço muito sobre o estudo disso (meu foco em áreas mais administrativas é pequeno) mas sei que é realmente muita coisa...


#7

Olá,

A mior função dele é manter a harmonia entre o cliente e seus subordinados... em negociar o projeto, prazos, atividades, divisão de responsabilidades tanto de alta como o de baixa plataforma.

Ou seja, ele tem que confiar nos outros fazendo , ele tem que cobrar, ele tem que analisar o que está acontecendo, ele acompanha o que está em andamento o projeto, o desenvolvimento alta/baixa, convoca reuniões, participa de processos de homologação, e depende de cada visão de gerente...

Se não tiver, ele tem que tomar as medidas.... é mais ou menos : é tipo um pastor com as ovelhas...


#8

Oi alandiniz, blz?

Mas quem disse que um projeto tem que ter escopo fechado!? O cliente muitas vezes não sabe o que quer, a função do GP é gerenciar isso... Ele não pode e nem deve ser ditador dizendo "cliente não aceito mudanças no projeto! rs", até seria legal né... rs...


#9

Oi fapnando, jóia?

Vc acredita q todo gerente deveria ser técnico também?


#10

Oi johnny, firmeza?

Confesso q achei engraçado rs quando lí a primeira vez... É fogo né? rs... Mas vc pode ser mais objetivo?

abs,


#11

Q tal Chain of responsabilities! hahaha...

abs,


#12

Ser assertivo e saber comunicar-se

70% do trabalho de um gerente de projetos está diretamente relacionado a comunicação, no fim gerenciar projetos é gerenciar as expectativas dos stakeholders.

O PMBOK trata do conhecimento técnico básico sobre o que deseja-se gerenciar, principalmente em relação ao negócio e normas, habilidades interpessoais em geral e conhecimento específico em gerenciamento de projetos e gestão em geral (negociação, finanças, marketing, rh).

Estas restrições são quase como a tripla restrição: custo, tempo e prazo para um projeto, dificilmente alguém vai alcançar todas satisfatoriamente, mas sempre deve-se trabalhar em um equilíbrio entre os três, ele não pode ser muito técnico e esquecer as habilidades interpessoais e de gestão e vice-versa com qualquer combinação.

Demorei a entender isto, mas depois que comecei a trabalhar meus conhecimentos e habilidades desta forma os projetos que gerencio tem dado cada vez mais certo.

Já tinha formação em computação e adm. Comecei a trabalhar com gestão de projetos para indústrias, tive que desenvolver certas habilidades relacionadas ao meio, principalmente em eng de produção, apesar da administração ter ajudado bastante. Quando fui de vez para a área de TI tive que voltar a curso de programação e além disto fiz cursos de outras metodologias de projetos como Scrum e Prince2, li livros a respeito, fiz empretec para ajudar no empreendedorismo, depois foi tomando porrada tentando colocar em prática. Busquei melhorar nos 3 aspectos para melhorar minha capacidade de gerenciar projetos.


#13

Oi maior_abandonado, como andas brother?

Achei sua resposta bem eloquente qdo. diz q um gp deve ater-se fundamentalmente à processos e pessoas... Vc acredita na combinação gp com habilidades em processos, pessoas e técnico tb?

abs,


#14

Oi Racheal linda como vai? :smiley:

Talvez o resumo do q vc disse é q todo gp deve ser um "Líder" tb, muito boa sua colocação gostei...

bjs,


#15

Manejar um CHICOTE !


#16

Outra coisa que sempre defendi mesmo como gerente de projetos:

Eu nunca achei que um gerente de projetos deveria ganhar mais ou ser hierarquicamente superior a qualquer programador ou analista, deveria evoluir a carreira assim como evolui-se a de alguém da área extritamente técnica.

O gerente de projetos deveria ser um cara da equipe que está ali para tirar os obstáculos, resolver os problemas para deixar a equipe focada na parte técnica e não virar seguidor de cronograma e acabar atrapalhando mais que ajudando.

O problema é que a tradução "project manager" para o português faz com que confunda-se o papel gerente de projetos e a função gerente, mas esta é outra discussão de neo-institucionalismo.


#17

Oi felipefranz, belezinha?

Significa q todo gp deve ter no mínimo conhecimento técnico básico sobre aquilo q ele está gerenciando, segundo o PMBOK?


#18

Oi felipefranz, belezinha?

Significa q todo gp deve ter no mínimo conhecimento técnico básico sobre aquilo q ele está gerenciando, segundo o PMBOK?

abs,


#19

Opa andredecotia, tranquilo e contigo?

Exato. Como você vai gerenciar a aquisição de uma tecnologia em uma área que você não domina nada, ou até mesmo, como vai elicitar requisitos, principalmente não funcionais?

Por mais que você tenha um especialista do lado, você tem que ter um conhecimento técnico para saber discutir sobre o assunto, propor algumas sugestões. Entender o que o cliente quer (o que principalmente em software é muito difícil, visto que na maior parte das vezes nem ele mesmo sabe o que quer) e oferecer soluções.


#20

Acho que antes de mais nada é não atrapalhar o desenvolvimento pois tem muito que faz exatamente isto!