Qual a melhor distribuição linux para engenheiros da computação e cientistas da computação ?

Qual a melhor distribuição linux para engenheiros da computação e cientistas da computação ?

O que deveria ter exatamente em uma distro linux para eng. da computação e cientistas da computação ?

ambiente onde possa fazer cálculos com maior precisão, trabalhar com inteligência artificial, ver o código fonte do sistema operacional, ter um maior número de programas se possível open source para física, matemática computacional, estatística, ter software para desenhos, software de simulações, etc.

enfim uma distribuição que tenha bastante programas para serem usados para projetos e estudos.

ambiente onde possa fazer cálculos com maior precisão,

Isso não depende do sistema operacional, depende de como o software usado implementou os cálculos. De maneira geral, você só precisa de cálculos exatos em software financeiro, para a maioria das aplicações científicas, a aritmética de ponto flutuante resolve.

trabalhar com inteligência artificial,

procure por uma distribuição que venha com Python (acho que a maioria delas têm) e instale os pacotes Python necessários. IA é um campo muito vasto e você tem que buscar a biblioteca específica para cada tipo de tarefa que você quer fazer

ver o código fonte do sistema operacional,

Praticamente todas elas vem com o código-fonte

ter um maior número de programas se possível open source para física, matemática computacional,

Particularmente eu não conheço uma distro específica para esses fins. De qualquer maneira, o número de programas em si não quer dizer muita coisa, é melhor escolher uma linguagem numérica e ficar bom nela, o GNU Octave vai resolver sua vida

estatística,

Instale o R e seja feliz.

Resumindo: vai ser mais produtivo você instalar uma distro de uso geral, como o Ubuntu por exemplo e instalar as ferramentas necessárias sob demanda do que ficar procurando uma distro que tenha tudo o que você quer.

1 curtida

Valeu.
Tava baixando o Mint aqui.
vou baixar agora também o GNU Octave