Qual a melhor linguagem para construir um site com chat em tempo real?

Ola pessoal, estou na fase de aprendizagem de linguagens de programação, ja sei programar em javascript(puro ou com jquery), jsp, java, HTML + CSS(puro ou com bootstrap) e C, estou com um projeto de um site com chat em tempo real, e gostaria de saber uma linguagem Web que eu consiga fazer isso sem ter muito trabalho(já tentei em Ruby on rails, mas essa desgr@… na o quer roda no meu pc já tentei de tudo), então eu gostaria de uma linguagem alem do HTML +CSS + JavaScript, que eu consiga fazer todo o site inclusive o chat em tempo real. desde já obrigado.

Não tem conhecimento na tecnologia e já quer fazer um projeto? O mais fácil é PHP, mas não tem linguagem mágica.

eu uso java e jsp(servlets) como backend , porem para fazer um chat em real time, tem que usar Sockets em java, e eu acho muito inviável e complicado, você leu a pergunta direito? se sim então sabe que jsp e java pode ser usado na backend não e mesmo? eu só quero uma linguagem em que isso possa ser feito de maneira natural e não no gato como e o java.

e se eu estou pedindo uma opinião sobre m linguagem para fazer isso, e por que significa que eu vou aprender a imagem para poder executar o projeto primeiro, só não quero perde tempo.

Mas como quer estudar se está pulando de tecnologia a cada dificuldade que encontra. Ruby on Rails desistiu sem nem ter conseguido fazer rodar.

Também acho Java muito complicado, não só pra isso, não usuaria pra nada. Mas muitas outras pessoas acham o contrário, então não deve ser inviável, depende da experiencia de cada um. Opções é o que não faltam pra você experimentar e julgar o que será melhor pra você mesmo: .NET, PHP, Nodejs, Python, Go, etc.

Maioria das tecnologias backend suportam o que você quer, basta pesquisar por exemplo PHP + websocket ou .NET + websocket.

Se você nao quer perder tempo com o chat em si, deveria procurar um framework ou biblioteca que tome conta disso para você. Usar sockets diretamente em java (ou qualquer linguagem) é muito baixo nível.

Procure por chats + web e sua linguagem de preferência (se tiver alguma).

Se o resto do site já está sendo feito em outra linguagem, a principio é mais simples manter a mesma, há menos que nao encontre nada pronto.

Exemplo: https://talkjs.com/
Nunca usei, foi só a primeira que achei procurando.