Qual área seguir ?

Boa tarde pessoal, atualmente estou cursando ciência da computação no segundo semestre e estou meio perdido com qual carreira seguir, gosto de tudo um pouco e isso faz eu perder a noite de sono pensando em qual área focar mais. Então decidi escolher qual área, pelo salario (mesmo sendo muito relativo) e também pelo meu objetivo principal que é trabalhar fora. Qual área vcs me indicariam ? E se não for pedir muito oq estudar nessa área , por exemplo “Front-end comece por html e css …”

A boa notícia é que não tem carreira. Carreira implica algo estável, quem trabalha com programação tem que estar constantemente aprendendo as novas tecnologias que vão surgindo.

Dito isso, eu sugiro você aprender o que vai estar em alta daqui 5 anos, assim você garante um boa posição no mercado numa tecnologia em ascensão, ao invés de estudar o que esta em alta hoje, e daqui 5 anos pode não estar.

1 curtida

Primeiramente ingles.

Segundo: se for de Javascript, Ruby, Python, ou Java, estará num bom caminho

JavaScript e Ruby despencado no índice TIOBE de popularidade. Por isso não acho que é muito promissor pra quem esta começando.

Pensei que já existisse alguma fonte mais confiável que o velho tiobe.
Lembro que este índice sempre foi motivo de discórdia no guj, pelos métodos empregados em sua forma de criar o ranking.

Sobre a questão do @Matheus_Silva1, o que o @igor_ks disse é sério: primeiramente, inglês. Eu diria mais, primeiramente e segundamente inglês.
Terceiramente, defina qual o tipo de empresa deseja trabalhar. Google? Facebook? Apple? IBM? Microsoft? Amazon? Nenhuma destas?
Definindo isso, foque no que a tal empresa pede.
Se quiser frontend, o que mais tem chamado a atenção, nos últimos anos, é UX (user experience).

1 curtida

Só pq gera discórdia não quer dizer que não é confiável.

Concordo em relação ao inglês.

Inglês estou correndo atras, estou estudando muito, seria aconselhável eu focar em apenas uma linguagem por exemplo java ou consigo estudar duas, no caso seria java e python, e alem de estudar essas linguagens seria interessante eu pegar um pouco de banco de dados? aprender git ? como eu ja falei antes eu gosto de tudo um pouco então sei oq cada tecnologia faz mas nao me aprofundei em nenhuma ainda por nao ter escolhido oq seguir. Se eu for me aprofundar em java alguem teria alguma trilha de estudo ? ou em python mesmo

Qual aproveitamento você teria se estudasse espanhol e francês, simultaneamente?
Eu sugeriria que você, se pretende algo com mais de uma linguagem, estudar paradigmas de programação, como conceitos de OO ou de programação orientada a aspectos. Afinal, conceitos se aplicam à diversas linguagens. E, teoricamente, depois que aprende uma, as outras são fáceis.

1 curtida

Teria algum material pra indicar de paradigmas de programação ?
achei bastante coisa mas vc indicaria algum material ?

Acho que antes de tudo você deve estudar orientação a objetos, pois é o paradigma utilizando pela maioria das linguagens, então tendo uma boa base nisso, irá te ajudar muito independente da linguagem que for aprender.

Se quiser partir para o mundo front-end, a base para tudo é HTML, CSS e JavaScript e em relação ao JS, acho legal aprender realmente ele antes de partir para frameworks como VueJS, ReactJS, Angular e etc…

Caso queira partir para programação back-end você irá encontrar mais vagas para Java e .NET.

Se for partir para o mundo mobile, que está em alta, creio eu eu, aconselho a estudar o Java, para Android e Swift para iOS, mas se quiser partir pro mundo híbrido, já recomenda o Xamarin (C#), ionic (JavaScript), React Native (JavaScript) e diversas outras que possuem no mercado.

Essas dicas servem também pro mercado nacional ? ou pro mercado nacional seria melhor outras linguagens ?