Qual curso de linguagem de programação devo fazer por favor?

Senhores, Olá !

Fiz meu cadastro aqui, para por favor ter uma referência de quem sabe, preciso por favor saber qual curso de programação fazer, preciso de indicações, é muito difícil saber qual curso fazer, preciso saber essencialmente qual seria um curso bom do zero, para aprender, mas quando se procura existem centenas de cursos, o que eu gostaria de saber é qual é o curso que me permite aprender programação do zero com um bom professor que usa uma linguagem atual e completo?

Diferentemente de outros, quero aprender e me dedicar, mas é muito confuso saber qual é o melhor curso, eu andei pesquisando mas não quero tomar uma atitude errada, tenho o desejo de aprender de fato a programar para fazer as coisas, mas não quero simplesmente fazer 2 + 9, não consigo achar um curso que me permita seguir e me desenvolver, quem puder me ajudar indicando pessoas nomes ou cursos ou vídeo aulas na internet agradeço. Pode ser pagas, gratuítas ou qualquer outra coisa, apenas realmente quero aprender corretamente.

Tenho noção que existem milhares de linguagens e várias opções, a príncipio qualquer uma que me permita realizar processamento pesado, algumas vezes.

Agradeço aos experts, e os que ajudarem!

Cara, durante um tempo eu assinei a Alura e aproveitei bastante, tem cursos do básico ao avançado:

sugiro iniciar com lógica de programação, em Python, Javascript ou Ruby.

1 curtida

A primeira coisa que você precisa fazer é definir o que quer fazer.
Por exemplo, desenvolver games ou desenvolver sites, desenvolver aplicativos para empresas de grande porte, etc.
Como fazer isso? Você pode olhar as vagas de TI na tua região, identificar as linguagens mais requisitadas e, também importante, considerar teu gosto pessoal (não adianta ver 100 vagas para cobol se você gosta mesmo de swift).
Depois, sugiro começar por estudar lógica de programação. Tem bons cursos no youtube, em português e de grátis totalmente sem pagar nada.
Embora muita gente torça o nariz, eu considero lógica a coisa mais importante para um programador. Depois é que vem saber a sintaxe da linguagem, design patterns, etc.
Dependendo do que você mais tiver afinidade, sugiro que estude SQL, afinal, cedo ou tarde você vai se deparar com a necessidade de interagir com bancos de dados relacionais, seja qual for.
Por último, aí sim, foque no que quer.

1 curtida

Darlan,

Te agradeço, mesmo pela resposta.

Quero fazer cálculos matemáticos e executar computação variada com milhões ou mais de interações, qual é a linguagem mais indicada para esse contexto?

É para uso próprio e não profissional, mas gostaria de desenvolver como um profissional.

É impossível achar um curso que me permita aprender a programar e tenha embutido a lógica?

Se não for o indicado, por favor pode indicar um curso que você entende como bom em lógica?

Se puder me ajudar agradeço!

Rodolfo, obrigado!

Esse fórum é dessa escola que indicou?

Sim e não. A Alura tem um fórum próprio e exclusivo para seus alunos e professores, sendo assim, não dá pra dizer que o GUJ é o fórum da Alura. Por outro lado, o GUJ foi fundado e é mantido pela Caelum, que é do mesmo grupo da Alura. A diferença entre uma e outra é que a Alura é online, e os cursos da Caelum são presenciais.

Rodolo, entendi!

Grato pela orientação!

Cara, eu não sei, mas, dizem que python é bem bom para isso (vide a quantidade de material para python e bigdata e AI.
Go, diz a lenda, que é bom também.
E, o bom e velho, C…