Qual deve ser a primeira linguagem de programação para aprender?

Eu não quis dizer aprender Pascal para ter mercado de trabalho, eu quis dizer aprender Pascal para aprender conceitos, loop, comandos de decisão, algorítimo, etc… depois que você aprender isso ai vai para uma linguagem da moda tipo Java, que na minha opinião é bem mais dificil aprender de cara porque envolve muitos conceitos …

[quote=Luca]Olá

Repito as mesmas considerações que fiz quanto ao Pascal.

Basic foi criado em 1970 justamente para ser a primeira linguagem a ser ensinada nas universidades. VB veio do Basic mas com a inclusão de um monte de parafernálias que dificultam o aprendizado porque tem várias maneiras de fazer a mesma coisa.

Como Pascal, aprender VB é pura perda de tempo porque não servirá para muita coisa no futuro.

[]s
Luca[/quote]
Não é bem assim, a familia de microcontroladores PIC por enquanto pode ser programada em C, BASIC ou em casos mais hardcore ASSEMBLY, dizer que não servírá pra muita coisa é suspeito… Eu indicaria o C para começar, mas depende da linha que o cara quer seguir, automação industrial, sistemas comerciais etc etc etc…

Olá

VB em micro controladores? Vivendo e aprendendo. Isto para mim é uma tremenda surpresa.

No meu tempo algumas universidades usavam linguagens especiais só para ensinar programação. Na PUC do Rio se ensinava programação usando uma espécie de sub conjunto do assembler. Já na UFRJ a gente começava direto com Fortran ou Cobol. Só em 1970 apareceu o basic que na UFRJ foi traduzido para o português em 1971 pelo Pedro Salembauch (googlem por ele que até hoje está na UFRJ). Só que este basic 1.0 era muito diferente do VB.

Quando surgiram os computadores pessoais da linha IBM PC no Brasil só havia um único vendedor. Os micros EGO da Softec com processador 8088 vinham com 2 sistemas operacionais: DOS e Analix. No Analix que era uma espécie de CPM, havia o C da Aztec mas no DOS 1.0 só havia Assembler e Basic da Microsoft. Os micros não tinham HD e o único meio de salvar o que estava na memória era usar disquetes de 5 1/4". A gente que tentava vender os micros usava basic para fazer aplicações que provassem ao potencial comprador que era uma boa comprar um. Na época fiz uma troca rápida de dados entre a memória e o disquete e entre a memória e a tela do monitor usando linguagem de máquina embutida no basic dentro das instruções “DATA”. Dois amigos meus fizeram todo um ERP com este basic e uma empresa agro pecuaria foram seus primeiros clientes. Detalhe: o monitor era uma TV Phillips. Tenho até hoje fotos desta tela com desenhos vetoriais feitos neste Basic usando minha transferência “mágica” de dados.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

VB em micro controladores? Vivendo e aprendendo. Isto para mim é uma tremenda surpresa.

No meu tempo algumas universidades usavam linguagens especiais só para ensinar programação. Na PUC do Rio se ensinava programação usando uma espécie de sub conjunto do assembler. Já na UFRJ a gente começava direto com Fortran ou Cobol. Só em 1970 apareceu o basic que na UFRJ foi traduzido para o português em 1971 pelo Pedro Salembauch (googlem por ele que até hoje está na UFRJ). Só que este basic 1.0 era muito diferente do VB.

Quando surgiram os computadores pessoais da linha IBM PC no Brasil só havia um único vendedor. Os micros EGO da Softec com processador 8088 vinham com 2 sistemas operacionais: DOS e Analix. No Analix que era uma espécie de CPM, havia o C da Aztec mas no DOS 1.0 só havia Assembler e Basic da Microsoft. Os micros não tinham HD e o único meio de salvar o que estava na memória era usar disquetes de 5 1/4". A gente que tentava vender os micros usava basic para fazer aplicações que provassem ao potencial comprador que era uma boa comprar um. Na época fiz uma troca rápida de dados entre a memória e o disquete e entre a memória e a tela do monitor usando linguagem de máquina embutida no basic dentro das instruções “DATA”. Dois amigos meus fizeram todo um ERP com este basic e uma empresa agro pecuaria foram seus primeiros clientes. Detalhe: o monitor era uma TV Phillips. Tenho até hoje fotos desta tela com desenhos vetoriais feitos neste Basic usando minha transferência “mágica” de dados.

[]s
Luca[/quote]

Quem disse VB ?? eu disse BASIC

Olá

Pois é, você respondeu meu comentário sobre VB

[]s
Luca

No mesmo comentário vc disse VB que veio do BASIC…

Gosto do COBOL.
Foi criado por solicitação do Pentágono para que o código fosse auto-documentável. Dessa forma, bastando saber lê inglês, um padeiro poderia entender o que estava programado.
algo como:

if ( idade >= 18 ) { contador++; ultimaIdade == idade;
fica:

IF IDADE NOT LESS THAN 18 THEN ADD 1 TO CONTADOR MOVE IDADE TO ULTIMA-IDADE.
É pouco produtivo. Mas, bem fácil de aprender.

scheme ou c

http://catb.org/~esr/faqs/hacker-howto.html#skills1

Acho que Malbolge é a melhor para começar…

HQ9++ é uma boa também…