Qual é o melhor celular para testar o desenvolvimento?

Bem galera é essa a pergunta porém a complemento aqui Qual é o melhor celular para testar o desenvolvimento de MIDlets no J2ME em relação custo beneficio, funcionalidade e display?. Estou pensando em comprar um celular afinal vou necessitar de um para testar as aplicações que eu estou desenvolvendo mas es a dúvida que me fez pensar muito.
Obviamente existem SDK’s para construção de aplicativos especificos para cada dispositivo, mas eu gostaria de saber na opinião da galera o melhor celular para testar os aplicativos genéricos sem SDK específico.
Agradeço desde já as respostas e as visualizações do post!

Bem, se voce procura o mesmo que eu, preço bom, qualidade, disponibilização de livrarias midp 2.0 e outras coisinhas como infravermelho e bluetooth, eu posso te indicar o Siemens CX 75, que tem um display relevantemente grande, com 250k de cores, camera de 1.3 mpixel, bluetooth, mp3, gravador de som etc etc e tal… ele tah custando 450 com uma memoria MMC de 128. Os pontos negativos dele são o tamanho que eh grande e a visualização de video nao é tao boa quanto de outros aparelho(videos mp4 e 3gp)

Um amigo me indicou o Sony Ericsson K750i.
http://www.sonyericsson.com/spg.jsp?cc=pt&lc=pt&ver=&template=pip1&zone=pp&pid=10242

Eu comprei testei e adorei o celular. (Custo beneficio Otimo)
Uma coisa que gostei bastante é q ele tem suporte a JSR-184 3D (Show de bola). Estou jogando até need for speed for Mobile. 8)

Inclusive estou com 2Gb de memoria. :twisted: hehehe. Assim posso assistir epsodios dos Simpsons no busão.

Mais detalhes em: http://www.club-java.com/TastePhone/J2ME/MIDP_Java_telephone.jsp;jsessionid=B7CB6A711029D09F1AE270BA9F4AAEAC?l=pt&m=229&brand=SonyEricsson&model=K750i

devido as incompatibilidades …
o ideal é testar em beem mais de 1 celular …

Compreendo a metodologia que vc quiz passar Urubatan, o problema é a realidade brasileira, que estamos vivendo, celulares caros, e se der uma olhada desatualizados com os lançamentos mundiais.
Acho que muitos estudantes(que podem virar desenvolvedores) como eu não tem tanta granha $$$$$ :shock: pra comprar mais de um celular bom para fazer testes com Midps então estou me limitando a um real de testes e o resto estou contando com os emuladores…
Felizmente minha aplicação terá uma fase de testes então iremos testar com os celulares da galera que quiser fazer parte dos testes, porém mesmo assim gostaria de ter o meu para ficar com a aplicação para possiveis demonstrações.
Sua metodologia é perfeita, tbm concordo plenamente que a aplicação deve ser testada em bem mais de um celular, o problema é a realidade onde vivemos que não permite estudantes a esse luxo (infelizmente a parte de pesquisas da faculdade não pode se dar ao luxo de gastar tanto tbm).
Mas Galera continuem postando os celulares que vc’s acham ai certo?
Tbm já tinha vizado o K750i ontem a noite eu tenho o SDK da sonyericsson e havia entrado no site para dar uma olhadinha, me disseram só coisas boas sobre esse celular mas prefiro ouvir mais opiniões sobre outros modelos!

[quote=gulira]Um amigo me indicou o Sony Ericsson K750i.
http://www.sonyericsson.com/spg.jsp?cc=pt&lc=pt&ver=&template=pip1&zone=pp&pid=10242

Eu comprei testei e adorei o celular. (Custo beneficio Otimo)
Uma coisa que gostei bastante é q ele tem suporte a JSR-184 3D (Show de bola). Estou jogando até need for speed for Mobile. 8)

Inclusive estou com 2Gb de memoria. :twisted: hehehe. Assim posso assistir epsodios dos Simpsons no busão.

Mais detalhes em: http://www.club-java.com/TastePhone/J2ME/MIDP_Java_telephone.jsp;jsessionid=B7CB6A711029D09F1AE270BA9F4AAEAC?l=pt&m=229&brand=SonyEricsson&model=K750i[/quote]
Pow manow onde tem esse need4speedy ai hein? :slight_smile:

Eu particularmente recomendo Sony e Nokia, mas pode baixar os emuladores da soutras marcar e testar neles tbm, o idela realmente é pegar sua aplicação, disponibilizar pra testar em algum lugar, ai pessoas com os mais diversos aparelhos podem testar.

Depende.

Acho que você deveria primeiro analisar algumas coisas, antes de sair testando por aí.

1 - O tipo de aplicação que está desenvolvendo, precisa de quais especificações? (MIDP1.1, Memória, processamento, etc).
Você deve ver o que vai usar para encontrar melhor aparelho com custo/benefício para você

2- Sua aplicação envolve APIs proprietária? Alguns desenvolvedores têm acesso à APIs proprietárias de cada fabricante. Então, se este for seu caso, deve comprar um modelo deste fabricante.

3- Sua aplicação utiliza recursos do celular?
Sua aplicação pode utilizar câmeras, microfones, etc. Aí, tem que ver quais celulares também atendem suas expectativas.

4- Prá quem você está desenvolvendo?
Uma pesquisa básica sobre o mercado que você quer atingir, vai poder lhe dizer qual celular vc deve comprar, pois o mesmo deve ser “parecido” com os dos seus clientes.

Emuladores:
Os emuladores foram construídos para simular o comportamento do telefone no PC, acontece que, esta simulação é muito básica, não é confiável. Lembre-se que seu PC tem muito mais processamento que um celular, assim como memória. O ideal seria compilar no emulador para um celular específico e depois no celular real.

Testes.
Lembrando que, inicialmente, faz-se uma aplicação “genérica” (pode ser para o emulador da sun mesmo) e depois, quando finalizado, vem uma outra fase do projeto, que chama-se porting, é nesta fase que você “porta” para outros modelos, mas no início, não acho vantagem já ir fazendo para vários modelos, você pode se perder no seu projeto.

Espero ter ajudado.
:slight_smile:

O jogo Need for Speed Carbon para celular é uma criação da EA Mobile, mais informações no link:

http://www.eamobile.com/Web/Catalog/BR/pt/game/mobile/ProductDetailOverviewView/product-25422

Lembre-se que, pirataria é crime. Se você não baixar o jogo por uma empresa autorizada (TIM, Claro, etc), está cometendo um crime.

Ab

Bem, tudo isso citado aqui já vinha a minha mente o problema era que eu queria comprar um celular que pudesse rodar várias aplicações genéricas e além disso não custasse um olho da minha cara (afinal como eu iria programar depois caolho kkkkk), pois é muito dificil achar um celular com essas caracteristicas. Aplicações de uma forma genérica acredito que todos irão rodar porém diferentemente, alguns podem apresentar problemas, outros apenas no display. Enfim kkk infelizmente não tem como chegar a uma conclusão ou dica sem primeiro estudar oque vc’s disseram, bem obrigado pelas respostas.

Um celular que eu recomendo para testar é o Ericsson K300. Ele não é um aparelho caro, tem uma tela com tamanho médio, suporta as api´s da nokia, e é um sony ericsson, que tem um sdk que facilita e muito a vida do desenvolvedor quando é preciso debugar uma aplicação.

concordo com vinicuis,

  • primeiro é pra isso que existem emuladores, se funcionar corretamente nos mesmo então blz.

*Segundo muita gente tenta programar na plataforma J2ME da mesma forma que programa em outras plataformas, aqui antes de tudo temos que ver qual a versão do MIDP que vamos usar, qual o CLDC e pra quais celulares estamos construindo os aplicativos, Lembre (escreva uma vez execute em qualquer lugar, nao funciona aqui). flws

DEAD aqui vai um site massa, da uma olhada lá, não responde sua pergunta mais da uma olhada.

http://www.club-java.com/TastePhone/J2ME/MIDP_mobile.jsp;jsessionid=FAF48AE24CCD51A0B12459C7C234C074?l=pt