Qual é o real utilização das interfaces?

Não consegui compreender os motivos de se usar uma interface. Como ela pode pode ser útil? Criar um “classe” que contenha métodos sem implementação não e entra na minha cabeça.

> Interfaces são como polimorfismo em uma aplicação java, ela é a cabeça de uma implementação , a qual gerencia as classes e metodos

Digamos o seguinte imagine um cenário independente da informatica: Você tem uma empresa e essa possui diversos prestadores de serviços de diversas áreas, porém com uma coisa em comum cada possui um contrato que por sua vez tem suas particularidades.

Porém a diretoria pra organizar e impedir que tudo vire uma “zorra” disse o seguinte: “Para que o contrato seja valido perante a empresa todos devem ter as mesmas clausulas (métodos) alterando apenas suas particularidades (implementação)”.

Trazendo agora para o mundo da programação nos teriamos uma Interface Contrato sendo implementada por diversas classes por exemplo: ContratoPedreiro, ContratoTecnicoInformatica etc…

Agora imagine um método do financeiro que faz o pagamento do contrato, logo ela receberia a Interface Contrato como parametro e já estaria apta a pagar diversos tipos de contratos, por exemplo:

Public void pagamento(Contrato contrato){
tesouraria.paga(contrato);
}

Logo a interface estabelece um contrato para a classe que implementa, classe precisa implementar.
Uso da interface favorece o reuso do código, como vimos um paramentro representa milhares de classes.

Para você entender bem Interface é uma sequencia, tem que entender bem: modificadores de acesso, herança etc… Só assim que vai conseguir entender interface, capriche no conteúdo anterior a interface.

2 curtidas

Veja.

Tem uma sólida explicação e algumas ventagens e desvantagens.

2 curtidas

Eu respondi essa semana uma dúvida igual. Isso não te ajudou?

2 curtidas

Assista o curso de Poo do Guanabara vai lhe ajudar bastante.

2 curtidas

Não sei é amante de desporto mas muitas vezes você esta jogando Pes 2,e vê que os teu ponta de lança tem pouca força em relação os defesa da equipa adversaria,então você decide aumenta as capacidade do Neymar porque tem pouca força,nota:todos os jogadores pertencem a classe jogador mas tu decidiste implementar(contratar) um método para correr mais, maior pedalada e ter mais remate não esquecendo os outros jogadores também podem beneficiar deste contrato só depende de você como técnico.e ou troe técnico também pode fazer o contra que foi feito para o Neymar o tecnico do Santos,Flamengos,Arsenal.Assista o curso no canal do Guanabara ele é maior.

2 curtidas

A implementação existe, ela só está oculta pra quem for usar a interface.

Mas é aquela coisa, se você esta há 5 anos nesse site e não entendeu interfaces, pq não parte pra outra coisa?

Compreendi + ou -. Então a interface seria criada quando temos varias classes que fazem a mesma função, mas que a forma de fazer não é igual a das outras.

2 curtidas

É importante t apresentar as duvida, talvez ele não esteja a estudar com grande regularidade.

1 curtida

Neste caso eu pegaria o dinheiro do curso de volta. :rofl:

Brincadeira meu :fish:.

mds…

Se não me engano o consumidor tem até 14 dias para exigir a troca por outro curso ou a devolução do dinheiro.