Qualidade ruim em impressoras termicas

Eai galera

Atualmente uso o jasper reports para gerar etiquetas e cupom fiscal, só que percebo que a qualidade da impressão em impressoras térmicas fica muito ruim, imprimindo em impressoras laser ou tinta fica ótimo. Inicialmente achei que o problema seria nas impressoras, mas usei o software de impressora para criar o mesmo modelo que uso no jasper e a impressão ficou perfeita. Estou achando que tem algo a ver com o PDF, alguem já passou por isso ?

Vlw!

Qual modelo de impressora térmica? Ela é de etiquetas ou é impressora fiscal/não fiscal (que imprime em papel especial)? Está instalada no sistema operacional? Consegue passar comandos de configuração diretamente para ela?

O software da impressora provavelmente tem comandos para aumentar a força da impressão, o que ajuda na qualidade. As impressões do jasper não devem ter acesso a esse recurso. Veja se encontra alguma documentação de como deixar esses parâmetros fixos (ex: nas configurações da impressora do painel de controle do Windows).

Abraço.

Obrigado pela resposta.

Vamos lá, os modelos de impressoras são de etiquetas e fiscais/não fiscais.

Não vou lembrar os modelos exatos agora, mas são 7 impressoras diferentes, Elgin, Epson, Sweda e todas apresentaram a mesma dificuldade na impressão usando PDF

Com a aplicação é WEB, utiliza o gerenciador do SO.
Já fiz testes pelo windows e linux, mesma coisa, enviando o PDF fica ruim (eu acho que seja problema no PDF kkk pode ser que não )

Uma coisa coisa que esqueci de perguntar é o que você considera “qualidade ruim”. A impressão fica com falhas? As palavras ficam muito claras, quase transparentes? Ou fica borrada? Algo fica cortado? Se você pega um pdf genérico na web (não gerado pelo jasper) e tenta imprimir, dá o mesmo problema?

Não faz muito sentido, mas tente imprimir algo que não seja um pdf (um documento do Wordpad, ou do LibreOffice no Linux) para confirmar.

Abraço.

Desculpe a demora do retorno, era para ter certeza, então fiz testes em outras impressoras, por exemplo, QL700 brother fica perfeito a impressão, já na Argox OS214+ e na Zebra ZT230 fica muito feio, as vezes nem consegue ler o que está escrito. Isso pq mandei a mesma etiqueta para as 3.

Notei nas especificações técnicas o seguinte, a QL700 é 300dpi e fonte TrueType, já nas outras é 203dpi e parece que aceita apenas a fonte CG Triumvirate Bold Condensed ou algo assim.

Já trabalhei com uma Zebra ZT230, prestava suporte, existe uma configuração na própria impressora na qual você escolhe a intensidade da coloração da impressão P/B, acredito que isso ajudaria no fato “não conseguir ler o que está escrito”.

Legal, vou mexer nela para ver se fica melhor, vlw!