Que diabos tem de errado no meu currículo?

MeuCurrículo.pdf (33,8 KB)

Galera será que alguém pode me dar dicas de como melhorar meu currículo? Simplesmente não sou chamado para entrevistas!!

Sejam sinceros, por favor!

Não achei nada de anormal no seu currículo, bastante objetivo.
Mas creio que sua pretensão salarial deveria ser maior.

Então staroski, é evidente que gostaria de ganhar muito mais (quem não), mas não tenho experiencia com Java (já que as empresas não contam o que você faz estudando e etc), logo já peço ‘pouco’ pra poder conseguir esta tal experiencia… Mas até agora nada…

Repositórios no GitHub com coisas que você fez ou estuda são bem vistos pelos recrutadores, pesquise por GitHub Pages, que e um site gratuito que você pode criar lá no GitHub e colocar como sua web page no currículo, lá você pode colocar os links para seus repositórios e portfólios, creio que isto faça diferença, principalmente para que esta começando.

É realmente difícil dizer se o problema está no seu currículo, no atual momento da economia, no fato de o seu currículo simplesmente não ter chegado em empresas interessadas, etc. Mas vamos nos concentrar no currículo.

Primeiro, recomendo a leitura: http://efetividade.net/2008/07/modelo-de-curriculo-como-melhorar-o-seu-em-apenas-15-minutos.html . Esse artigo e diversos outros do efetividade.net falam sobre currículos e até oferecem modelos.

Coisas que eu mudaria no seu currículo:

  • de 3 páginas para 1 ou 2 no máximo, caso informações essenciais precisem de mais de 1 página (dá pra fazer isso só mudando a formatação do seu currículo, veja abaixo);
  • reduziria o espaço em branco nas laterais. Quando impresso, isso representa um desperdício tremendo. Acho que uns 2 cm de cada lado está bom;
  • removeria CPF. Isso é informação para contratação, não currículo;
  • dados de contato podem ficar numa linha só (faça uma tabela sem bordas no Word/LibreOffice);
  • seu “Resumo Profissional” e “Histórico Profissional” podem ser unidos: coloque tudo no histórico, e em cada item/cargo do histórico descreva as tarefas daquela posição;
  • use listas e marcadores (essas bolinhas pretas). Isso ajuda a separar os elementos;
  • removeria pretensão salarial. Isso deve ser discutido caso a caso, de acordo com o cargo pretendido;
  • removeria último salário e benefícios. Também é algo pra se discutir durante a negociação de uma possível oferta;
  • cuide dos pequenos erros gramaticais ( “ASP Clasico”, “Sisitemas”, o que é “Profic”?). Pode parecer bobagem, mas são pequenos detalhes que marcam. Se tem dificuldade, peça para alguém revisar pra você;
  • Escolaridade e Graduação estão meio redundantes, pois dizem basicamente a mesma coisa. Deixaria algo como “Formação” e, dentro de formação, algo como “Análise de Sistemas, Fatec Zona Leste - SP, cursando (previsão de término mes/ano)” ;
  • o Curso da Caelum poderia entrar como formação, não isolado em Informações Complementares;
  • o conteúdo de “Resumo Profissional” ficaria dividido entre “Objetivo”, “Formação” e “Histórico”, então essa seção poderia ser eliminada com a reescrita das demais;
  • informações complementares está muito disperso. Você poderia compactar mais, separando por tecnologias que são ligadas, usando listas (ex: “Web: HTML, CSS e Javascript”, “Java: Java SE/EE, Spring MVC, jUnit”)

Como já ficou muito extenso, paro por aqui. Algumas sugestões são cosméticas, outras não. Note que outras pessoas podem discordar, então pondere os comentários, não saia mudando só porque eu ou outra pessoa comentaram.

Abraço.

5 curtidas

Concordo com @TerraSkilll e outro ponto importante cadê o link do seu linkedin? ah se colocar o link Leia isso antes

Se você busca emprego na área de TI então tira o último histórico do seu serviço.

É mais fácil você tentar estágio enquanto estiver na faculdade, já que não tem experiência com a tecnologia que deseja trabalhar. Assim vai ganhando experiência e contatos, enquanto continua tentando algo efetivo.

Sobre o currículo, só coloque pretensão salarial se te pedirem. O salário pode variar dependendo do tamanho da empresa ou o que você sentir na hora da entrevista conhecendo o nível deles. E não coloque salário que você ganhava.

Cara, estou na mesma situação, nenhuma empresa chama para fazer entrevista. estou desanimando com essa área, estou quase desistindo, mas boa sorte pra você.

Situação do país contribui. Se estiver interessado por outra profissão que na sua região tenha mais demanda, vá fundo, pelo menos para atravessar esse momento.

1 curtida

Man, não sei se ajuda.
Eu descolei uma vaga hoje. Fiz entrevista por Whats App.
So mostrei meu portfolio e as parafernalhas que venho fazendo…

Talvez montar um curriculum no Word . Um pouco mais enxuto. Com menos informações técnicas.AJUDE
(Mas Pq?) Porque para o RH, muita informação que esta ai soa como GREGO , uma virgula diferente do que eles estão acostumados… pode fazer a diferença.

Bom não sei se vc dispara esse Padrão de Currículo para eles. Mas o Layout realmente não é legal.

Tenha como dica.

Mostrar que você sabe fazer com link no git. e linkedin…
Mostrar algo que complemente seu currículo fara a diferença para eles… Fez site pessoal. Mostre , fez sisteminha para ajudar o seu tio . Mostre …

  • Não informar CPF ou Informações Muito Pessoais no seu currículo.(Isso não importa para eles…)

  • Não informar Pretensão salarial , a menos que seja pedido de imediato(Tudo tem seu momento)

  • Ser mais geral no seu Objetivo. Desenvolvedor Java Jr. Trabalhar com métodos ágeis e novas tecnologias.

  • Talvez deixar apenar Desenvolvedor Java. ou Ainda . Desenvolvedor Web se não se importa com Tecnologia.

  • Só pelo Objetivo tu já pode ser descartado , por mais que tenha conteúdo bom…

  • Reduzir para no máximo caber em 2 paginas tudo isso ai.

Bom aqui conto um pouco de minha vida…

e Hoje consegui uma vaga para Dev Ruby

2 curtidas

Cara muito obrigado pelas dicas, com certeza vou dar uma ‘refatorada’ no meu currículo a partir de suas sugestões. Confesso que fiquei um pouco envergonhado quanto aos erros de digitação porque de fato foi displicência da minha parte não ter feito uma revisão decente.

Realmente já me disseram que criar um portfólio no github é fundamental. Vou colocar no Trello e montar isso neste FDS.

Muito obrigado por reforçar a dica!

@javaflex a questão é que eu tenho na carteira o registro de Trainee, não que seja grande coisa ou eu considere voltar a fazer estágio uma coisa ruim, mas no geral, as empresas vão contratar como estagiário alguém que já foi Trainee?

@Frmichetti obrigado pelas dicas, com certeza vou considera-las quando for refazer meu currículo. Vou ler o seu post lá!

@Joao_Demate, não sei como é sua condição financeira e que tipo de responsabilidade você tem (aluguel, financiamento, casamento, filhos, gatos, cachorros etc…) mas, penso que quanto mais demorar pra você iniciar ou retornar à carreira, mais complicado fica para que o mercado te queira. Eu sinceramente estou passando por uma situação financeira bem complicada, mas penso que se eu deixar de tentar para arriscar trabalhar com outra coisa para sobreviver, a tendencia é que eu demore muito mais tempo para progredir nessa profissão e estando com 26 anos, acho que já estou demasiadamente atrasado. Mas é claro, se for pra continuar tentando e passar fome é melhor trabalhar com algo que te sustente. Espero que você também tenha boa sorte!

Estagiário custa muito menos para a empresa, então é vantagem pra ela. Como falei antes isso não é pra ser seu objetivo, apenas pra ganhar experiência enquanto continua tentando algo efetivo, afinal ainda está na faculdade. Quando tiver perto de terminar a faculdade acaba essa possibilidade. Sem contar que pode ser efetivado pela própria empresa.

Concordo com tudo o que o @TerraSkilll disse, uma coisa que eu acredito que valeria a pena você investir: Certificações.

Já pensou em obter certificações das empresas ? Por exemplo, uma certificação de Java da Oracle, obtendo uma certificação dessas com toda certeza seus currículo estará entre os primeiros.

Se quiser dar uma olhada sobre certificações da Oracle acesse esse link: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=39&p_org_id=378219

Fazendo os ajustes que o @TerraSkilll indicou e obtendo certificações é certeza que você conseguirá um bom emprego.

@javaflex De fato eu não tinha pensando por esse lado. Vou passar a procurar por estágios também, afinal o que de fato quero é uma oportunidade pra desenvolver.

@MatheusVMB Já pensei sim, alias não só pensei como tenho isso como objetivo para até o meio do ano. Quero tirar ao menos a de Java 8 programmer I. Mas preciso dar uma melhorada no meu inglês e aprender as ‘novidades’ do Java 8.

Este final de semana dei uma melhorada nele, assim que estiver pronto posto aqui novamente.

Douglas,

Tudo bem? Sou recrutador da área de TI. Me add no Skype marcust1to. Eu te ajudo a fazer um currículo para você. N se preocupe que n vou cobrar nada não rsrsrsrsr!

Abraços!

eu me lembro que fiz o mesmo questionamento, e depois que os caras me deram dicas boas, comecei a ser chamados para entrevistas.