Quero estudar Ciência da Computação, mas também quero ganhar um bom salário, vou ter que fazer duas formações?

Estou no 3° ano do ensino médio e sempre gostei de tecnologia, aprendi a programar sozinho e já faço games por conta própria, no próximo ano vai ser a hora de entrar numa faculdade, o que eu gostaria de estudar é Ciência da Computação para ser programador, mas pesquisando na Internet vi que a carreira de programador tem salários baixos, média de uns 2,500 reais por mês, mas eu quero um salário de pelo menos 10,000 reais por mês, sei que programação tem grande potencial privado (como startups), mas quero uma boa renda garantida (fixa), o salário é importante para mim, posso conseguir isso estudando Ciência da Computação se especializando até o Doutorado ou é mais inteligente no meu caso fazer Ciência da Computação junto com outro curso que dê maior retorno financeiro? Se formar e ter o diploma no curso que gosto e programar por gosto fora do trabalho, enquanto trabalho em outro curso que me dê o que primeiro não pode, é satisfatório para mim, apesar de que se pudesse ter dois como programador fosse melhor.

Boa noite, tudo bom?

É o seguinte, acho que depende muito… há muita discussão em relação a esse assunto… vou te contar a minha experiência e talvez te ajude… Eu estive em uma situação semelhante a sua há alguns anos, mas resolvi fazer um Bacharel de Ciência da Computação. Hoje não me arrependo da decisão. O diploma ainda é bem valorizado pelas empresas. O doutorado não é necessário, acredito que seja bacana caso você queira um reconhecimento na área acadêmica.

Sobre o $, depende muito com o que e onde você vai trabalhar. Eu vivo em São Paulo e aqui há boas oportunidades.

Uma coisa é certeza, você SEMPRE vai ter que continuar estudando se quiser ser um bom profissional :slight_smile:

5 curtidas

Bom mano, sair ganhando 10 mil conto por mês assim, muito difícil, antigamente me iludiam falando que se fizer direito vou ganhar muito dinheiro, mas tenho conhecido q fez direito e não se deu muito bem como advogado e não ganha muito, ele achava q ia ganhar para carambaaaa, então essa coisa de salário depende da pessoa. E esse salário ai de 2.500$ eu falo por onde eu moro que é Brasília, este salário é de Junior que ta começando carreira.
No meu ver o salário depende de você! Pode ser como programador,advogado, medico… mas depende de vc!
Eu recomendo fazer o que vc mais gosta, pois quando vc trabalha com algo que goste, é prazeroso (Mesmo que o salário não seja lá essas coisas, mas tu tem mais ânimo para trabalhar).

3 curtidas

Olá, bem pra se chegar a ganhar esse salário de R$10.000 tenha em mente, fazendo C.Comput. ou Sist Inf. o que vira é já arrumar um estágio e estudar bastante por fora, e ganhando experiência você depois faça um MBA ou tire alguma certificação na área que mais se identifica.
Mas uma coisa deve-se ter em mente, escolha um caminho e siga em frente… para não se arrepender depois…
E estude inglês e espanhol, ajuda bastante… em algumas empresas se quiser se candidatar…

2 curtidas

Nenhuma profissão vai ter dar 10k facilmente. Umas são mais fáceis para entrar na universidade e se formar, porém não ganha muito, e outras ganham bastante (medicina), porém não é fácil de entrar na universidade, nem de se formar.

Se ganhar 10k por mes fosse fácil, todos estariam ganhando, não é mesmo? A vantagem da área de TI, principalmente desenvolvimento de software, é que há muito mercado, há diversas maneiras de se ganhar dinheiro e o salário médio inicial é razoavelmente bom.

Dentistas, advogados, engenheiros podem ganhar 10k depois de alguns anos de carreira, porém precisam ser bons no que fazem, saber entrar no mercado e ter seu próprio negócio. Dificilmente eles ganham mais que isso sendo empregados. (Em grandes centros como Sao Paulo e Rio de Janeiro, podem não ser o caso, porém o custo de vida é maior também.)

Programadores e Analistas de Sistemas, conseguem um salário bom, com pouco tempo de profissão, e muito raramente ficará sem emprego (diferente das outras áreas). O teto pode ser baixo, porém há outras formas de renda, como freelances, sites/blogs e aplicativos. Uma outra grande vantagem da nossa área, é que podemos trabalhar de casa, recebendo em dólares, o que convertendo chega facilmente aos 10k, mesmo tirando todos os impostos.

2 curtidas

Só uma observação amigo, se você quiser área de programação escolha o curso de Sistema da Informação e não Ciência da Computação.

Porque? Eu pensava que ciências da computação que era a melhor escolha para programação.

O curso de Sistema da Informação é mais centrado no desenvolvimento de softwares, já o de ciência da computação foge um pouco mais do rumo do qual você pretende caso seja programador.
Visite estes tópicos dessas faculdades e veja a diferença nos objetivos do curso e das aulas:
Sistema da Informação:
-Objetivo do curso: http://univem.edu.br/cursos/?curso=30
-Aulas do curso: No mesmo link clique em Matriz Curricular ao lado direito.

Ciência da Computação:
-Objetivo do curso: http://univem.edu.br/cursos/?curso=21
-Aulas do curso: No mesmo link clique em Matriz Curricular ao lado direito.

1 curtida

Se você quer ganhar dinheiro de verdade, esqueça salário, pense em um negócio próprio. É tão difícil ou mais difícil quanto ser empregado, mas pelo menos você tem perspectiva.

3 curtidas

Não existe formula para ganhar um salario alto, certas profissões estão em maior demanda no mercado do que outras, TI esta em alta e acredito que vai continuar assim durante muito tempo. Minha dica é, escolha o que gosta de fazer e certamente vai ganhar o necessario para ter uma vida boa, não esqueça que não existe nada pior do que trabalhar somente pelo dinheiro procure algo que te motive sair da cama de manhã todos os dias :slight_smile:

2 curtidas

Outra opção, acrescentando ao que disse o @rmendes08, é trabalhar para Google, Apple, ou outra empresa de tecnologia onde vc ganha salário, mas pelo menos não é salário de digitador como em empresa que não é de tecnologia.

Olá, sou estudante de Análise e desenvolvimento de sistemas, acho que o próprio nome ja diz o que a carreira/profissão faz, e entre Sistemas da informação e ciência da computação, sim, o curso de Análise e desenvolvimento de sistemas é bem mais focado para formar, programadores, analistas, testers, entre outros, tente se informar!

Mas um Cientista da Computação pode trabalhar do mesmo jeito que um Analista e Desenvolvedor de Sistemas? Se sim, então eu estou certo em escolher Ciências da Computação porque eu quero estudar sobre a “Ciência da Computação”, não só programação 100% do tempo, quero estudar algoritmos computacionais, inteligência artificial, bancos de dados, matemática, etc…

Pode sim, os cursos são diferentes em alguns aspectos, mas as tecnologias são as mesmas, e as funções na área são inúmeras.
PS: Não sou nenhum especialista.

Trabalha do mesmo jeito. A diferença básica é que em CC você tem um pouco mais de base teórica.

Em qualquer área é difícil chegar nos 10.000 mensais, porém na nossa área temos alguma vantagem, podemos estudar em casa, trabalhar para fora do país, coisas que um médico, advogado ou engenheiro não teria como, o que eu recomendo é conseguir um estágio na área o quanto antes, por mais que você seja estudioso ainda não será a mesma coisa que vivenciar no dia a dia a profissão.

(respostas abandonadas pelo autor, serão removidas automaticamente em 24 horas a exceto se forem sinalizadas)

Tópico faxinado. Vamos manter o nível.

1 curtida

Obrigado pela decência, @peczenyj.

Ta difícil…

1 curtida