Rails vs Wordpress vs NodeJs, O que aprender ?

Bem antes de começar, vou me apresentar, Sou Rogério tenho 14 anos e sou de grande são paulo,sp. Porém estou me deparando com uma grande duvida na minha vida, quero seguir carreira como programador tanto no front como no back end, já aprendi a parte do front-end, porém ao ver o back end não sei a qual caminho seguir, procuro em sites de freelance e me de paro que 90% dos programadores web são para wordpress, alguém poderia me ajudar sobre o que aprender e no que da mais futuro como um freelance.

Agradeço desde já.

Nenhum. A primeira coisa que você tem que fazer é aprender os fundamentos. Estude lógica de programação mais a fundo, entenda os paradigmas de programação diferentes, aprenda a utilizar padrões de projeto, estude como funciona um programa a nível de sistema operacional, o que são threads e processos, memória e disco. Aprenda arquitetura de sistemas distribuídos e como funciona a web.

Não precisa saber 100% de tudo (até porque isso é praticamente impossível hoje), mas saiba pelo menos onde buscar o conhecimento de cada tópico quando for necessário.

Ferramentas aparecem e desaparecem do mercado rapidamente. Pode ser que amanhã alguém invente uma ferramenta nova que seja muito mais fácil e melhor do que essas que você citou.

O processo de aprendizado de uma ferramenta sem os fundamentos necessários é bem doloroso. Porém, se você aprender os fundamentos, vai conseguir se virar com qualquer ferramenta rapidamente.

Você é bem novo e aparentemente dedicado. Continue nesse caminho que teu futuro tá garantido. Não precisa ter pressa, vá devagar mas com disciplina e persistência. Com uns 2 ou 3 anos de estudo, você vai saber muita coisa!

2 curtidas

Primeiramente obrigado, Vou me aprofundar na lógica de programação (Sei o basico e aprendi com python), e também vou procurar sobre paradigmas e arquitetura de sistemas.
Obs, você poderia me indicar algum site ou canal do yt para aprender mais a fundo a lógica de programação

Dá uma olhada no canal do Guanabara no YouTube, o nome é “Curso em Vídeo”. O pessoal que faz gosta bastante.

Caso você ainda não tenha começado, eu recomendo muito que você estude inglês. Vai te abrir um mundo de possibilidades. Os melhores materiais (livros, artigos, cursos, blogs, etc) estão em inglês. Fica extremamente mais fácil tanto resolver os problemas como aprender coisas novas na nossa área se você manja de inglês.

Não precisa falar fluentemente, mas ajuda muito saber ler.