Recalcular valor de inputs dinamicos

Bom dia, eu tenho inputs que são adicionados dinamicâmente na minha tela e gostaria de realizar a seguinte operação, sempre que eu alterar o valor do primeiro input todos os outros devem ser alterados, a lógica seria esta;

Valor total: 50,00

  • 1ª parcela: 20,00
  • 2ª parcela: 20,00
  • 3ª parcela: 10,00

Se eu mudar o valor da 1ª parcela, ele recalcula as parcelas 2 e 3 e se eu mudar o valor da 2ª apenas a parcela 3 será recalculada, alguém poderia me ajudar?

OBS: Estou usando JQuery, mas pode ser em javascript puro também, att.

É muito fácil deixar o usuário confuso quando o programa preenche automaticamente um campo que ele também pode preencher.

  • Se há 4 parcelas, e o usuário muda o valor da última parcela, como os outros campos devem reagir?
  • Se o usuário muda o valor da segunda parcela, e depois muda o da primeira parcela, a segunda parcela deve ser recalculada?

A forma mais simples de fazer o que quer, é colocar no evento change de cada input, uma chamada da funçao que recalcula valores, mas a lógica vai depender das respostas para as perguntas acima.

1º - Se ele mudar o valor da ultima parcela, o sistema vai retornar algo como “valores inválidos” pois os outros campos não iram recalcular.

2º - Se ele mudar o segundo campo, somente os campos a partir do terceiro que seram recalculados, e se depois ele mudar o primeiro, todos os outros seram recalculados, inclusive o segundo.

Pensei em fazer desta forma, pois caso o usuário mude o valor da entrada, ele teria que usar a calculadora para ver os valores das demais parcelas.

Sou novato em javascript e não estou conseguindo iniciar o recalculo a penas nos campos seguintes ao que foi recalculado.