Recepção de Sinais de Radio Frequência usando Java

Olá pessoal.

Sou novo no forum(e em java também) e tenho um projeto em frente

Nesse projeto preciso coletar dados por radio frequencia, de preferencia usando a placa wireless do computador, e em seguida fazer as manipulações desejadas.

Não sei como implementar isso. Alguem sabe se o java tem bibliotecas que possam me auxiliar, como devo estabelecer a conexão, quais alguns dispositivos de hardware(roteadores, por exemplo) que podem ser necessários?

Desde já agradeço a ajuda e a atenção

Não tem. Mas provavelmente o equipamento de rádio frequência se comunique por algum tipo de porta serial, paralela ou protocolo de rede. Nesse caso, é relativamente fácil fazer a interpretação do protocolo usando as classes do Java, desde que ele esteja bem documentado.

Procure por Arduino e outra peça que é acoplada (shield) à ela que possa pegar sinais de frequencia;

Ainda não sei se funciona em java, mas ela é programa em C++;
Mais usado pra automação residencial, automação eletrica, robótica etc…

Eu também recomendaria C++ para um projeto dessa natureza. Integração com hardware definitivamente não é o forte do Java.

obrigado, aos dois, pela ajuda.

vocês podem me indicar algum equipamento comercializado no mercado que possa ajudar nesse projeto?

Então ontem a noite eu tava pensando nesse seu projeto,

da pra vc fazer assim, relacionar seu programa feito em C++ com Java atraves da arquitetura CORBA
já é um esquema mais avançado, que é relacionar dois softwares com outra linguagem entre si.

Mas funciona, ficaria mais ou menos assim…

Vc teria então 4 aspectos pra analisar,
Arduino
Shield q pega a frequencia de rádio
Java
C++

(Arduino + Shield) -> interage com -> C++ -> que se relaciona com (atraves do CORBA) -> Java

Ou seja, o Shield coleta as informações o arduino processa as informações e manda para o programa em C++ que vai fazer outro processo na programação
que vai enviar esse resultado para o programa em Java que ai vc vai pensar no que fazer com esse resultado.

Caso não necessite do java, ignore a ultima etapa.

1 Etapa: Coletar a frequencia atraves do Arduino
2 Etapa: Mandar para a linguagem C++
3 Etapa: Pegar o resultado e programar em cima dela atraves do Java

Dê uma pesquida nesses itens que passei pra vc, mas da pra fazer com essas coisas, certeza…
essa peça não é conhecida no meio da sociedade normal, mas falou em eletronica, falou nela…

Videos de explicação de como coletar frequencia de rádio
http://www.youtube.com/watch?v=twwYbxKnpMM (315 mhz)

Eu tenho essa mesma ideia, pra criar um carrinho de controle remoto, e programar em java e android
pra poder controlar o carrinho atraves do pc e tambem de um tablet, não é tão dificil, só basta estudar um pouco.

Se for analisar acho q nem de um Shield vai precisar, tem captadores de ondas eletronicas por ai…
eu iria precisar de um shield pra mandar e enviar sinal bluetooth para o pc/tablet/carrinho …