Relacionamentos em BD

Bom dia,

Estou desenhando o modelo de um BD relacional, porém estou com uma dúvida se posso criar um tipo de relacionamento.

Tenho uma entidade que lista os projetos e uma que lista obras, que devo criar o relacionamento das duas com uma entidade valor.

Estou pensando fazer da seguinte forma, mas creio que este meio está incorreto.

*O tipo de UML está errado devido a ferramenta só me dar isso.

image

Qual o intuito dessa tabela Referencia_Valores ? Determinar a relação do projeto com uma obra e um valor ?

Isso mesmo.

Crie a tabela “Referencia_Valores” com as colunas pk_codigo, fk_projeto, fk_obra e fk_ valor, referenciando as tabelas respectivas.

Acho que desta forma não vai ser como eu preciso, pois quando um valor for ligado a uma obra, ele vai aparecer como vazio para projeto, e eu gostaria que não apareça de forma alguma.

Não compreendi o seu objetivo. Você gostaria que não aparecesse os valores vazios quando um determinado projeto não possui “valor” atribuído ?.
Obs.: Por que não incluir o valor diretamente nas tabelas OBRA ou PROJETO ?

Posteriormente eu vou precisar utilizar um BI, e algumas das coisas que eu vou precisar fazer só consigo fazer se a tabela estiver dessa forma.

Talvez uma possível solução seja você criar uma quarta tabela só para estabelecer a relação entre PROJETO e OBRA, e a partir da chave primária dessa tabela a relaciona com Referencia_Valores. Entendeu ?

Entendi, o problema é que eu postei apenas um exemplo, no meu modelo real, vão ser umas 5-6 tabelas que iriam se relacionar com a tabela valor.

Bom, apontei uma possível solução a partir do modelo apresentado por você. Se possível, poste o modelo real para auxiliar na compreensão !

Seria algo nesse sentido, pode ocorrer algumas alterações, mas a estrutura deve ser essa.