[Resolvido]Apresentar nome em um parametro

Pessoal estou querendo pegar o nome digitado pelo usuario e passar em um parametro de um iReport quando clico para gerar ele, ele abre o arquivo normalmente, mas apresenta a mensagem null no lugar onde era pra ta aparecendo o valor que o usuario digitou

Vai em abaixo meu codigo.

identar texto pre-formatado em 4 espaços

//codigo para abrir o aqrquivo newRort.jasper abre normalmente

    try {
       JasperReport jp=(JasperReport)JRLoader.loadObject(entrada_maquina.class.getResource("/classes/newReport.jasper"));
       Map parametros= new HashMap<String, Object>();
       parametros.put("texto",txtNome.getText());//pego o que o usuario vai digitar e passo para o parametro texto do arquivo newReport.jasper
       JasperPrint jp2= JasperFillManager.fillReport(jp,parametros,new JREmptyDataSource());
       JasperViewer jv= new JasperViewer(jp2);
       
       jv.show();
       
        
    } catch (Exception e) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro"+e);
    }

Isso aqui vai resolver seu problema.

Cara mas eu dou o debugar no nebeans e ele não pra em nenhum linha

Você tem duas alternativas;

Primeiro vou deduzir que esse projeto é para estudo e não para o cliente, se for para o cliente sugiro fortemente mudar sua IDE de desenvolvimento de Netbeans para Eclipse.

Outra coisa importante que deve ter em mente, é que ao iniciar o projeto e evoluir o projeto é recomendado criar versões no GitHhub, porque caso gere algum problema é possível voltar uma versão anterior.

Em relação ao seu problema, que no seu caso está com dificuldade de implementar relatórios, você deve fazer essa implementação fazendo de forma gradativa, ou seja, vai implementando e testando entradas e saídas, ou com Debug ou com System.out.println para ver os resultados no consoles da IDE de desenvolvimento, no meu caso o Netbeans.

Esse fórum do GUJ não irá te dá ajuda de forma mastigada, ele te dará dicas de maneira que você possa aprender por conta própria resolver os seus problemas.

enetndi man, mas porque deveria mudar ,minha IDE para eclipse ?

Não existe IDE de desenvolvimento melhor que o outro, o que está em questão não é quem é o melhor!

O Fato de você usar o Eclipse é que o mercado de trabalho usar mais o Eclipse, o NetBeans é muito bom porque deixa muitas coisas prontas e quando você entra no mercado de trabalho você encontra empresas que preferem que o projeto seja criado tudo na Mão.

Você nunca reparou que ao procurar projetos para estudo a maioria dos códigos disponíveis no GitHub são projetos feitos em Eclipse?

Amigo é você quem sabe! É Você que decidi aceitar o conselho ou aprender a seguir o conselho experimentando na carne. Se eu fosse você aceitaria o conselho para não ter perda de tempo.

Eu não vou me prender muito sobre esse assunto porque além do mais, a postagem que você fez não é para essa finalidade, se quiser mais respostas procura você mesmo as respostas, existem uma tonelada de informação falando sobre esses assuntos.

Vou deixar um link aqui mais recente falando sobre o assunto: clique aqui