[RESOLVIDO]Colocar imagem plano de fundo de uma JFrame

Boa noite a todos do guj,

Estou tentando colocar uma imagem de fundo em um código JFrame, tentei vários meios já mas nenhum deu certo…

Bom dia, u iniciante em java mas vou tentar te ajudar.

Ate o opnto que eu sei para colocr uma imagem em um jframe, tem que ser atraves de um jlabel e depois adicionar este jlabel ao jframe, vamos ao codigo.

criando a imagem:

Icon bug = new ImageIcon(getClass().getResource(“bug1.gif”));

criando o jlabel:

private JLabel jlabel3;
jlabel3 = new JLabel();
jlabel3.setIcon(bug); // aqui eu adiciono a imagem ao jlabel

adicionando o jlabel ao jframe:

add(jlabel3);

depois vc pode criar um metodo para capturar a dimensão da tela e redimencionar seu label com a iamgem como bem intender.

Espero ter ajudado, sou iniciante me java mas se não nos ajudarmos não evoluimos.

JLabel não serve para deixar uma imagem de background pois não temos como adicionar componentes nele…

uma ideia seria vc implementar o seu JPanel, sobrescrevendo o método paintComponents… aí vc consegue dar um drawImage passando a sua imagem por parâmetro

Opa, me desculpe se falei besteira eriko, rsrsrs

[quote=erico_kl]JLabel não serve para deixar uma imagem de background pois não temos como adicionar componentes nele…

uma ideia seria vc implementar o seu JPanel, sobrescrevendo o método paintComponents… aí vc consegue dar um drawImage passando a sua imagem por parâmetro[/quote]

É o JLabel eu sabia que não dava por causa disso ai mesmo que vc falou…
como ficaria o método paintComponents, pq acho que até com ele eu ja tentei fazer e acho que não consegui…XD

Se alguem mais puder me ajudar…

basicamente tu deve pegar o Graphics, criar uma cópia, e passar a imagem:

[code]public class FundoBg extends JPanel {
private BufferedImage img = null;
private int x = 0;
private int y = 0;

public FundoBg(String urlImg) throws IOException    {  
    this.img =  ImageIO.read(new File(urlImg));  
}  

@Override